Dicas para gestão de equipes em home office

Compartilhar

gestão em home office

Devido à quarentena imposta para controlar a Pandemia do Novo Coronavírus, muitas empresas não viram outra solução a não ser migrar as equipes para o home office. Esse estilo de trabalho remoto, no qual cada um trabalha na sua própria casa, pode ser um desafio para líderes e gestores de equipe. Afinal, como saber o que está sendo produzido e manter a eficiência dos colaboradores?

Para te ajudar a enfrentar mais esse desafio, a Caliper separou algumas dicas de gestão de equipes em home office. Confira:

Prepare a sua equipe

Para que o trabalho remoto seja eficiente, é necessário que a empresa forneça todos os materiais necessários no dia a dia do colaborador, desde computador, internet até licença de softwares. Deixe claro qual será o meio oficial de comunicação e verifique se todos têm possibilidades e condições de continuar realizando seus trabalhos.

Entenda sua TI

Descubra quais são suas limitações tecnológicas para montar uma equipe remota, o que você pode resolver e onde precisa ser criativo. Como serão feitas as ligações comerciais? E o acesso ao servidor da empresa, como será feito? Todas essas questões precisam ser resolvidas o mais rápido possível para que sua equipe possa continuar produzindo normalmente.

Defina as expectativas 

Certifique-se de que os gerentes, equipes e indivíduos tenham um entendimento claro das novas expectativas de trabalho em home office: você fará check-ins diários em vídeo? Eles enviarão a agenda diária todas as manhãs? Qual será o método padrão de comunicação? Estabeleça regras e expectativas com antecedência para que todo mundo possa estar preparado e ninguém seja pego de surpresa. 

Comunique-se

Os colaboradores precisam que o líder sinalize como as coisas devem funcionar. Portanto, mantenha as linhas de comunicação abertas – pois haverá muitas perguntas – e esteja sempre pronto para respondê-las. Lembre-se, todos estão se adaptando a esse novo modelo de trabalho.

Mantenha sua equipe engajada

A solidão pode ser um grande problema em tempos de trabalho remoto e aqueles que não estão acostumados a ficar em casa todos os dias podem encontrar dificuldades nesta transição. O isolamento é difícil, portanto, consulte regularmente seus colaboradores para garantir que suas necessidades estão sendo atendidas, mesmo à distância. Continue suas conversas regulares, peça que participem de reuniões por vídeo para que possam ver seus colegas de trabalho e discuta os obstáculos que estão enfrentando mesmo fora do escritório.

Encare como se esse período fosse permanente

Neste momento, infelizmente ninguém sabe ao certo quanto tempo as coisas vão durar, mas alguns cientistas acreditam que podemos ficar confinados em casa por alguns meses. E é provável que isso promova uma mudança duradoura na maneira como trabalhamos. Tome decisões que são sustentáveis ​​e escalonáveis ao invés de procurar uma solução rápida. Ao tratar isso como se fosse a longo prazo, você tomará decisões comerciais mais sólidas hoje e obterá melhores resultados amanhã.

Enquanto isso, aproveite a oportunidade para entrar em contato com seus funcionários. Motivação, consistência, resiliência e comunicação clara são fundamentais para o sucesso durante esse período.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?