5 características de equipes bem-sucedidas – segundo o Google

Compartilhar

O Google sempre está no topo das listas das empresas mais desejadas para trabalhar e dos melhores lugares para se ter uma carreira, consequência do empenho da empresa em investir em pesquisas para melhorar o ambiente profissional e montar equipes coesas e bem-sucedidas em várias áreas.

Uma dessas iniciativas é o Projeto Aristóteles, um estudo de inteligência emocional que teve como objetivo descobrir o que faz algumas equipes, dentro da mesma empresa, serem melhores do que outras. Muitos CEOs acreditam que, para formar uma equipe altamente competente, basta focar nas habilidades individuais de cada pessoa e juntar todas em um único time. Entretanto, para Julia Rozovsky, gerente de análise de pessoas do Google, esse processo está totalmente equivocado, e a própria multinacional só descobriu isso na base do erro. 

O Projeto Aristóteles durou dois anos e entrevistou 180 equipes para analisar mais de 250 atributos comuns em times de sucesso; para a surpresa de todos, o que gerou resultado não foram elementos tangíveis, mas sim aspectos comportamentais e sociológicos.

As 5 características de equipes bem-sucedidas segundo o Google:

Segurança psicológica

Membros da equipe que se sintam seguros para tomar decisões arriscadas e não tenham medo de parecer vulneráveis para outros colegas.

Confiabilidade

Times que cumprem prazos e entregam trabalhos de alta qualidade.

Estrutura e clareza

Colaboradores da equipe que possuam funções específicas, metas e objetivos claros.

Significado

O trabalho tem importância pessoal para todos os membros da equipe.

Impacto

Times que acreditam que, por meio do trabalho, podem gerar mudanças significativas.

Destes cinco aspectos, o de maior importância para o Google foi o de segurança psicológica da equipe. Foi constatado que essas equipes tinham colaboradores com menos chances de sair da empresa e mais propensos a aproveitar o poder da diversidade.

Como o Perfil Caliper pode ajudar sua empresa a construir equipes bem-sucedidas

Assim como o Projeto Aristóteles, o Perfil Caliper analisa traços de personalidade dos candidatos, mostrando resultados que incluem análise comportamental, habilidade em liderança, capacidade de resolução de conflitos, avaliação de capacidade analítica, poder de autogestão e estilo de tomada de decisões, entre outras. 

No total, são 22 características de personalidade que resultam em 49 competências agrupadas em sete dimensões: Liderança, Comunicação Ativa, Dinâmicas Interpessoais, Processo Decisório, Resolução de Problemas, Gerenciamento de Processos e Autogestão.

Leia também: 5 passos para contratar o melhor candidato 

Solicite um orçamento e garanta as melhores equipes em sua empresa.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?