3 considerações para uma entrevista assíncrona eficaz

Compartilhar

À medida que a tecnologia continua avançando e o mundo continua se adaptando a esse avanço, as entrevistas assíncronas estão se tornando cada vez mais comuns. As entrevistas assíncronas são entrevistas gravadas pelo candidato e posteriormente avaliadas pela organização. Há muitos benefícios em usar esse tipo de entrevista por vídeo, incluindo conveniência tanto para o candidato quanto para o avaliador e a capacidade de entrevistar candidatos de uma ampla variedade de localizações geográficas.

No entanto, antes de sua empresa dar o salto para entrevistas assíncronas, é importante ter as práticas corretas para garantir uma entrevista preditiva e legalmente defensável, além de uma experiência positiva do candidato. Abaixo estão três peças importantes do quebra-cabeça que, quando combinadas, podem criar uma imagem coesa do candidato.

1. Selecione perguntas relevantes para a entrevista.

Como em todas as entrevistas, é importante garantir que você esteja fazendo perguntas relacionadas ao cargo de forma consistente entre os candidatos. Antes de selecionar suas perguntas, você pode considerar a realização de uma análise de cargo para ajudá-lo a selecionar perguntas que visam competências críticas para o sucesso na função em questão.

Com entrevistas assíncronas, você também deve considerar a clareza e a profundidade da pergunta. Enquanto o candidato está respondendo a perguntas durante a entrevista, não há entrevistador para fazer perguntas de acompanhamento ou fornecer esclarecimentos. Como tal, você vai querer garantir que suas perguntas sejam claras. Inclua perguntas de sondagem para garantir que o candidato forneça todos os detalhes necessários em sua resposta.

Por exemplo, “Conte-me sobre uma época em que você trabalhou em uma equipe diversificada. Em que projeto a equipe estava trabalhando? Como você contribuiu para a equipe? Quão bem-sucedida foi a equipe em atingir seus objetivos?”

2. Evite possíveis vieses de entrevista

Todas as entrevistas podem estar sujeitas a vieses em potencial, incluindo o “efeito halo” (avaliando todas as respostas altamente) ou o viés “como eu” (avaliando aqueles que são semelhantes a você como mais altos). No entanto, com entrevistas assíncronas, há mais fatores externos que podem contribuir para um possível viés. Por exemplo, o cenário do candidato ou itens em segundo plano que podem fornecer informações adicionais sobre a posição política ou religiosa do candidato. Ao avaliar o candidato, você deve certificar-se de que está fazendo apenas avaliações relacionadas a informações relevantes para o cargo e não a fatores externos que não estejam relacionados ao sucesso do trabalho. 

3. Priorize a experiência do candidato

A experiência do candidato para entrevistas assíncronas é muito diferente daquela das entrevistas presenciais ou virtuais ao vivo. O candidato não consegue estabelecer um relacionamento com o entrevistador e o processo pode parecer frio e impessoal. A fadiga do zoom é um termo novo que é comumente ouvido e descreve o efeito de drenagem que estar na câmera por longos períodos de tempo pode ter nos indivíduos.

As entrevistas em vídeo eram utilizadas muito antes da pandemia, mas as entrevistas assíncronas se tornaram muito mais prevalentes nos últimos dois anos. Pode ser uma ótima opção para sua organização, além de permitir que você alcance candidatos em todo o mundo, se utilizado corretamente. Ao fazer sua devida diligência no início, você pode implementar um processo propício tanto para agendas lotadas quanto para fusos horários variados. Para saber mais sobre a tecnologia de entrevista assíncrona da Talology, entre em contato conosco hoje mesmo.

 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper