Saúde organizacional: hora de um check-up

Compartilhar

 

Quando você pensa em saúde organizacional, o que vem à mente?

Engajamento e atitude dos funcionários? Finanças? Colaboração e crescimento positivo?

Talvez a saúde organizacional englobe todos os itens acima – e mais.

Em seu livro “Images of Organization” (em tradução livre: Imagens da Organização), Gareth Morgan descreve oito metáforas para uma organização. Uma das representações que parecem ser mais precisa é que uma organização é um organismo vivo, como um ser humano.

Uma organização é semelhante ao corpo humano na medida em que tem fases de crescimento e quietude, tem momentos de grande saúde e grande cansaço, tem a capacidade de se adaptar a novos ambientes e é focada fortemente na mudança.

Assim como todos desejam viver em um corpo saudável, os colaboradores desejam trabalhar para uma empresa próspera e bem posicionada no mercado. Mas como saber se uma organização é saudável?

Em “Origem das Espécies”, a pesquisa e as observações de Charles Darwin sugerem que não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta. O mesmo se aplica à saúde organizacional. A capacidade de se adaptar e permanecer flexível é crucial.

Do ponto de vista individual, a saúde organizacional diz respeito à capacidade de uma pessoa de se adaptar às mudanças, desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso em novos papéis, mudar a perspectiva e elevar o nível de educação.

Do ponto de vista organizacional, trata-se de se adaptar às novas necessidades e requisitos dos clientes, identificar as mudanças do mercado, permanecer alerta e inovadora, além de engajar-se no futuro. A capacidade de analisar dados, obter insights e usá-los para entregar resultados é crítica para a saúde de uma organização. Usar uma ferramenta de força de trabalho como o Caliper Analytics ajudará sua empresa a fazer exatamente isso.

O conceito de saúde organizacional tem muitas facetas, desde uma boa reflexão até um bom planejamento, passando por um bom estabelecimento de metas e uma boa comunicação. Mas um componente fundamental é o engajamento dos colaboradores. Pessoas que acreditam que seu trabalho importa são mais engajadas; colaboradores engajados são mais focados e energizados; pessoas energizadas são mais produtivas; e empresas com colaboradores produtivos experimentam maior saúde organizacional.

No final das contas, não se trata apenas de pessoas e do valor que elas proporcionam umas às outras, às empresas e ao mundo em geral?

Deixe-nos saber: qual é a sua metáfora para uma organização? Como você define a saúde organizacional?

E para entender como o Caliper Analytics faz parte dessa anamnese e check-up organizacional, fale com nossa equipe de especialistas através do e-mail talogybrasil@talogy.com ou o telefone (41) 3075-3400.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?