O valor da autoconsciência no trabalho

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Grandes líderes costumam ter várias características em comum. Tendemos a ver características como comunicação forte, atitude positiva e senso de integridade. Mas, onde a autoconsciência entra em jogo? Esse atributo é frequentemente esquecido pelos líderes, mas aqui na Caliper, argumentamos que essa característica pode fazer a diferença positiva ou negativa no ambiente de trabalho.

Ao trazer a consciência de si mesmo para o local de trabalho, os líderes são capazes de identificar melhor quem eles são como funcionários e por que trabalham da maneira que o fazem. Usando essas informações, os líderes podem usar seus pontos fortes enquanto entendem suas áreas de oportunidade de desenvolvimento. Líderes com consciência também são melhores em controlar suas emoções em situações de alto estresse, admitindo quando estão em falta e deixando sua vida pessoal pela porta. Por essas razões, os colaboradores costumam observar um ambiente de trabalho mais saudável sob a liderança desses superiores. Não há apenas benefícios para o líder e a equipe, mas também uma correlação positiva significativa entre líderes autoconscientes e o desempenho da empresa.

Então, como você pode se tornar o líder autoconsciente que você, seus colaboradores e sua empresa desejam? Comece com as seguintes dicas:

Coloque sua personalidade à prova

Você pode pensar que tem uma boa ideia de quem você é, e provavelmente tenha mesmo! Faça um ou dois testes de personalidade para confirmar suas crenças e, ao mesmo tempo, descobrir mais sobre si mesmo. O teste de personalidade fornece resultados específicos para o seu desempenho em um ambiente de trabalho. Reunir a personalidade e o insight específico do trabalho pode ajudá-lo a determinar suas próprias características e, por sua vez, fornecer uma melhor autoconsciência.

Essas informações não são valiosas apenas para você como líder, mas também para seus subordinados. Incentive-os a fazer avaliações de personalidade também e a criar um diálogo sobre como suas qualidades podem se relacionar melhor.

Peça feedback

Para levar sua autoconsciência ao próximo nível, crie uma conversa aberta com seus colaboradores, seus pares e seus superiores. Discuta com cada um deles as qualidades que você possui, que são valiosas para eles e para a empresa, e quais habilidades de liderança você poderia trabalhar para melhorar. Seus colegas de trabalho podem dizer que você chega ao trabalho com uma atitude positiva e um sorriso no rosto que ilumina o escritório ou que a sua preparação de última hora para a reunião semanal impede que outras pessoas concluam sua seção da agenda.

Grandes líderes são aqueles que não apenas pedem a opinião dos outros, mas levam a sério o feedback que recebem. Pense consigo mesmo: há frustração com uma ação na qual posso mudar? A forma como estou liderando é melhor para meus funcionários e para a empresa? Use perguntas semelhantes a essas como um ponto de partida para pensar profundamente sobre suas habilidades de liderança.

Reflita

Autoconsciência tem tudo a ver com reflexão. Reserve um tempo de cada dia para pensar sobre como você lidou com diferentes situações. Você ficou orgulhoso de sua resposta em relação a um cliente chateado ou poderia ter lidado com isso com mais calma? Faça anotações mentais específicas do que você fez bem e do que poderia ter melhorado. Ao relembrar suas interações diárias, você se preparará melhor para a próxima vez que ocorrer uma situação semelhante. Ao começar a refletir, peça aos outros presentes que também avaliem suas ações e respostas. O feedback deles e a confirmação de sua análise ajudarão a aumentar sua confiança em suas reflexões pessoais.

O valor da autoconsciência no local de trabalho é incomensurável. Ao seguir essas dicas para melhorar sua consciência, você será capaz de desenvolver suas habilidades de liderança, desfrutar de um ambiente de trabalho positivo e aumentar o desempenho da empresa.

Comece sua jornada para a autoconsciência com a Caliper. Procure descobrir como nosso Perfil Caliper pode ajudar a aumentar sua autoconsciência.

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Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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