Liderança pronta para o futuro: preparando-se para os novos desafios

Compartilhar

Não podemos prever o futuro e os últimos tempos deixaram claro que os líderes devem estar prontos para o inesperado. Uma abordagem proativa para o que está por vir significa aprender como lidar com todas as dificuldades que surgirem e liderar com agilidade e graça para manter a cabeça no jogo e apoiar sua equipe em desafios imprevisíveis. No despertar da COVID-19, os líderes aprenderam a ser criativos, desconexos e a repensar a forma como trabalhamos. A única coisa que sabemos com certeza é que nada é certo.

Então, como pegamos o que aprendemos e construímos uma liderança pronta para o futuro, que está pronta para tudo e para qualquer desafio? Já estamos treinando nossos líderes do futuro – como os treinamos para estarem prontos para o futuro?

Tudo começa com a identificação de quatro competências-chave:

1. Agilidade de aprendizagem

A única constante é a mudança – e isso é especialmente verdadeiro para a tecnologia. As ferramentas que usamos em nosso trabalho diário estão se adaptando e inovando na velocidade da luz e os locais de trabalho estão sendo interrompidos em um ritmo exponencialmente mais rápido do que nunca. A melhor maneira de estar preparado para o futuro? Mantendo-se atualizado. Quando o mundo parou bruscamente, as organizações que já usavam videoconferência e tinham recursos de teletrabalho tiveram uma vantagem distinta quando se tratou de fazer o pivô necessário para o distanciamento social.

Agilidade de aprendizagem não significa que todo líder preparado para o futuro tenha que estar na vanguarda. No entanto, a compreensão de todos os recursos disponíveis torna possível uma mudança mais rápida do “jeito antigo” para o novo. Agilidade de aprendizagem significa saber o que fazer – e como fazer – quando o que você sempre fez não funciona mais. Os líderes preparados para o futuro são aqueles que podem facilitar a transição quando algo novo torna algo antigo obsoleto.

2. Criatividade e inovação

Mesmo os aprendizes mais ágeis não conseguem prever tudo. É importante observar as tendências, mas estar consciente de que as as interrupções são totalmente imprevisíveis. E quando isso acontece, os líderes preparados para o futuro precisam ser capazes de encontrar soluções criativas para desafios imprevistos.

A COVID-19 forçou algumas empresas a mudar completamente a forma como operam. As destilarias começaram a fazer desinfetantes para as mãos, os fabricantes de tecidos começaram a fazer máscaras – mesmo que sua organização não tivesse que mudar seu modelo de negócios, a maioria das empresas teve que reconfigurar alguns aspectos da maneira como faziam as coisas, seja conduzir todo processo de contratação virtualmente ou gerenciar equipes remotamente pela primeira vez. Líderes preparados para o futuro são aqueles que podem passar por um momento de incerteza e reorganizar e priorizar processos padrão para criar algo novo que seja mais adequado para o momento.

3. Compostura e resiliência

Mudar é estressante. Um líder pronto para o futuro não está imune a momentos de estresse, mas tem a compostura para liderar suas equipes nos desafios diante da incerteza e a resiliência para não sucumbir à pressão. Com uma característica fundamental de resistência mental, os líderes resilientes têm a capacidade de lidar com contratempos e situações de alta pressão, com energia e persistência para chegar à solução certa.

Em tempos de estresse, as pessoas procuram seus líderes para saber como reagir. Um líder pronto para o futuro demonstra compostura e sinaliza para sua equipe que um caminho é possível e viável por meio da solução criativa de problemas, evitando o modo de pânico – essas equipes estão mais bem equipadas para lidar com as mudanças conforme elas surgem, mesmo quando elas parecem surgir do nada.

4. Colaboração e trabalho em equipe

Uma parte importante de estar preparado para o futuro é garantir que a equipe esteja pronta para seguir. As equipes que sentem que contribuíram para o futuro têm mais probabilidade de trabalhar juntas, desenvolver soluções criativas, inovar e se adaptar mais rapidamente. Os líderes que podem facilitar efetivamente a colaboração entre colegas de equipe estarão muito mais preparados para um futuro desconhecido.


Quando os colegas de equipe podem reunir suas perspectivas individuais, o pensamento sai da caixa e dois resultados-chave ocorrem: novas maneiras de lidar com problemas antigos e uma equipe mais unida. Como o futuro traz novos desafios e novas maneiras de pensar, as equipes colaborativas podem trabalhar juntas para desenvolver soluções para novos problemas da maneira que melhor se adapte à maneira como trabalham.


Embora não possamos prever o que vai acontecer, os líderes preparados para o futuro possibilitam que equipes e organizações enfrentem novos desafios de frente e se adaptem de forma eficaz aos novos padrões em tempo real.

Para saber mais sobre como identificar as principais características dos líderes preparados para o futuro, entre em contato com nossos especialistas para explorar os serviços da Talogy Brasil e para descobrir como o Coaching pode garantir que seus líderes estejam prontos para quaisquer desafios que possam surgir, comece com a Talogy hoje.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?