Tipos de Assessments: qual escolher para cada ocasião

Compartilhar

conheça os tipos de assessment

Assessments são testes de personalidades comumente usados por empresas para a avaliação de candidatos à vagas ou profissionais já atuantes. Mas você sabia que existem diferentes tipos de assessments indicados para cada ocasião ou atuação? Confira quais são e como utilizá-los dentro da sua empresa.  

Habilidade Cognitiva

O Assessment com foco em habilidades cognitivas pode ser usado para avaliar profissionais em posições que envolvem algum tipo de pensamento crítico, habilidades com números ou palavras e resolução de problemas. Esse teste fornece uma análise profunda de como será o desempenho do indivíduo em uma extensa gama de cargos.

Habilidades e Conhecimento

Esse teste pode ser usado para medir os conhecimentos de um candidato ou profissional sobre uma função específica. As áreas de conhecimento testadas são projetadas para representar as habilidades necessárias para executar o trabalho, o que significa que o resultado reflete o possível desempenho do avaliado naquela função.

Personalidade

O Assessment de personalidade é indicado para pessoas em cargos de relacionamento, vendas ou interação com o público, já que avalia motivações pessoais, preferências e interesses ao lidar diretamente com pessoas. 

Integridade

Esse tipo de Assessment é ideal para cargos de confiança ou que envolvam informações sigilosas, como contratos e acertos comerciais. O teste analisa a tendência que o candidato tem a ser honesto, confiável, íntegro e responsável. 

Valores

No Assessment de valores, o candidato é avaliado em suas preferências em questões organizacionais, como cultura e valores de uma empresa. Ele é indicado para selecionar pessoas que se encaixem com os ideais das organizações, reduzindo assim a rotatividade de funcionários. 

BioData

Esse teste analisa o candidato por meio de perguntas sobre eventos e comportamentos passados que refletem atributos de personalidade, atitudes, experiências, interesses e habilidades. O Assessment com foco em biodata se mostra muito eficiente em mitigar impactos adversos de um profissional. 

Feedback 360º

O Assessment Feedback 360º oferece uma profunda análise da performance de um candidato e chama atenção para dimensões de desempenho que, caso contrário, poderiam ser negligenciados. É indicado para treinamentos, desenvolvimento pessoal e tomada de ações administrativas (como promoções ou mudanças de áreas). A avaliação inclui dois ou mais participantes: o própria candidato, pares, gestores, clientes internos e até fornecedores.

Entrevista

Usado especificamente em situações de seleção de novos profissionais, esse Assessment ajuda a garantir que os candidatos tenham as mesmas oportunidades de fornecer informações ao entrevistador. 

Desempenho em situações específicas

Nesse modelo de Assessment, o avaliado é apresentado à uma situação muito específica relacionada ao trabalho que eles estão aplicando. O objetivo é identificar como eles lidariam com esse problema no dia a dia. 


Converse com um de nossos consultores e descubra qual Assessment se encaixa melhor na necessidade da sua empresa.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?