fbpx

Como gerenciar uma crise empresarial

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Independente do tamanho e do ramo de atuação, é muito provável que todos os empresários e gestores enfrentem um período de crise empresarial, por melhor que a gestão da empresa seja. 

No gerenciamento de uma crise empresarial, o foco principal é minimizar os danos, tanto financeiros quanto de reputação da marca. Para isso, elaboramos algumas dicas importantes para atravessar esse período da melhor maneira possível.

Identifique a causa da crise

A crise empresarial é caracterizada pelo aparecimento repentino de um problema que afeta a empresa em grande escala, podendo ocorrer em diversos departamentos e áreas. O primeiro passo para solucionar é a identificação do problema:

  • Falha na gestão financeira, dificultando – ou até impossibilitando – pagamentos e investimentos;
  • Problemas técnicos em máquinas que interferem diretamente na produção;
  • Multas e problemas jurídicos;
  • Avaliações negativas por parte do consumidor e problemas de reputação.

Seja ágil

A agilidade é fundamental em momentos de crise empresarial, justamente para tentar minimizar ao máximo os impactos para a organização e consumidores.

Porém, de acordo com Alessandra dos Santos Moura, diretora de desenvolvimento organizacional da Caliper, ser ágil não significa ter pressa e agir por impulso: “para encontrar a melhor solução, opte por reunir uma equipe multidisciplinar e que esteja envolvida com o problema. Se a crise aconteceu no departamento de compras, é fundamental que os colaboradores dessa área estejam cientes e prontos para lidar com isso”, afirma.

Em alguns casos, é preferível escolher medidas que apresentem resultados imediatos: se a crise começou por causa de um cliente que reclamou sobre o atendimento via telefone de sua empresa, entre em contato, peça desculpas e informe que novas orientações serão passadas à equipe. Assim, quem se sentiu prejudicado pode ficar mais calmo, e a empresa tem mais tempo para pensar numa solução interna a longo prazo, como treinamentos e workshops para os atendentes. 

Não esconda a situação 

Momentos de crise são facilmente percebidos pelos colaboradores, consumidores e até mesmo pela mídia, dependendo da empresa e da situação em si. Por isso, tentar esconder o que está acontecendo é perda de tempo e pode gerar ainda mais frustração e sensação de descaso por parte da organização.

Ao identificar uma crise empresarial, comunique e instrua todos os colaboradores sobre como agir nos próximos dias ou meses. A notícia deve ser dada em primeira mão pelo gestor responsável, para evitar que comecem a circular fofocas e boatos.

Com os consumidores e a mídia, a melhor solução é ser transparente, informar que o problema já está sendo investigado e que soluções estão sendo tomadas para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Aprenda com a crise empresarial

A maior lição que deve ser tirada de um momento de crise é como evitar que ele volte a acontecer. Para isso, medidas de médio e longo prazo devem ser tomadas.

Algumas ações que podem evitar o surgimento de uma nova crise empresarial:

  • Treinamentos de atualização e workshops;
  • Investimento em comunicação interna e externa;
  • Mudanças na gerência e equipe;
  • Identificação dos prejuízos da empresa.


A Caliper pode ajudar sua empresa a prevenir futuras crises, desenvolvendo suas equipes. Conheça os treinamentos da Caliper com foco em vendas, liderança, atendimento, melhores práticas em gestão de equipes e comunicação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Facebook Caliper

Shopping Basket
Open chat