Conheça os estilos de perfis que existem na sua empresa

Compartilhar

Uma das grandes dificuldades da gestão de pessoas e equipes é saber identificar os diferentes estilos de perfis que existem dentro de um mesmo ambiente. Sem levar em conta a formação, experiências passadas e habilidades, mas considerando a personalidade das pessoas, podemos ter quatro principais estilos dentro das equipes: campeões, criadores, facilitadores e implementadores.

As tendências de personalidade mais naturais a cada estilo podem determinar como um indivíduo irá reagir em situações profissionais. Conhecer os perfis dos colaboradores ajuda na composição de uma equipe com talentos complementares, além de também poder ajudar na hora de decidir por uma contratação ou promoção de cargo, afinal, cada perfil tende a ser mais habilidoso em uma área específica.

Os Quatro Estilos de Perfis:

Criadores

Os criadores são profissionais motivados pelo desafio intelectual, elaboração de ideias e estratégias. Tendem a apreciar contextualizar situações e problemas, avaliando de forma mais analítica prós e contras de cada cenário. Tendem a demonstrar uma comunicação mais sucinta e focada no processo de criar soluções. São comprometidos com prazos, processos e métodos, porém, tendem a ser centralizadores e podem não gostar de trabalhos que envolvam contatos frequentes com diferentes pessoas, equipes ou que envolvam outras áreas. Por apreciarem situações complexas, tendem a perder o entusiasmo quando o trabalho se torna “fácil demais”.

Principais características: ter prazer criando novos conceitos e abordagens para resolver problemas, pensar estrategicamente e possuir capacidade de planejamento.

Campeões

Os campeões são pessoas que têm facilidade em se comunicar e, por isso, possuem maior poder de persuasão sobre os outros. Tendem a ser mais expansivos e, em geral, apreciam influenciar e estar cercados por pessoas. Constroem e mantêm relacionamentos com certa facilidade e se mostram entusiasmados perante novidades.

Geralmente denotam potencial para posições que demandem desenvolver comunicação e vendas. Porém, devido ao perfil mais criativo e pelo apreço por uma abordagem mais arrojada e ousada ao resolver problemas, podem se entediar mais facilmente com controles, burocracia ou atividades que demandem paciência.

Principais características: ter prazer comunicando ideias, influenciando pessoas e criando novos conceitos e abordagens mais ousadas para resolver problemas.

Facilitadores

O colaborador facilitador geralmente é calmo e amistoso, indicando um perfil mais conciliador e voltado a construir relacionamentos no trabalho. Em geral, trabalham bem em equipe, atuam de forma mais diplomática e evitam confrontar abertamente ideias opostas, mas preferem consensar as opiniões.  Normalmente é uma pessoa de fácil convivência e com uma preocupação pelo “bem comum”. Prefere evitar conflitos e, por isso, age com tranquilidade em prol de um planejamento concreto e detalhado.

O facilitador funciona como um ponto de equilíbrio dentro das equipes e pode ser um bom candidato a mediar conflitos e dar feedbacks. Porém, por apresentar um perfil mais apaziguador e tranquilo, pode enfrentar dificuldade com prazos e senso de urgência, já que, muitas vezes, prefere esperar que alguém com um perfil mais dominante tome as decisões.

Principais características: gosta de ajudar os outros, é bom em manter relacionamentos, prefere rotinas estruturadas, além de ser paciente e descontraído ao mesmo tempo.

Implementadores

Os implementadores são metódicos e detalhistas, por isso, possuem alto potencial para cargos mais técnicos, com rotinas bem definidas e com um alto grau de especialização. Tendem a seguir diretrizes e apresentar resultados com garantia e segurança, porém, podem ter grandes dificuldades em atividades com maior pressão por resultados a curto prazo.

O olhar crítico pode gerar situações de stress quando um trabalho não está sendo feito da maneira que os implementadores acham que deveria ser feito. Isso pode afetar a produtividade da equipe, já que tendem a ter dificuldades em priorizar o que deve ser detalhado.

Os implementadores são fortes candidatos a áreas administrativas, controles de informação, técnicas, de pesquisa, ou análise de dados.

Principais características: gostam de planejar e conferir cuidadosamente o trabalho feito, usam abordagens sistemáticas e estruturadas para enfrentar desafios, preferem planos de ação bem definidos e claros.

Perfil Caliper

Para o psicólogo e diretor da Caliper Brasil, José Geraldo Recchia, conhecer e saber identificar os perfis é fundamental para uma boa produtividade e diminuição da rotatividade dentro das empresas: “A contratação de um profissional com um perfil inadequado à vaga pode gerar problemas de rendimento e, consequentemente, o desligamento do colaborador”, afirma Recchia.

Os indivíduos de um mesmo grupo não precisam necessariamente apresentar todas as características do perfil, porém, possuem traços de comportamento predominante que o encaixam em um grupo específico. Conhecer e saber identificar os perfis profissionais é fundamental para uma boa produtividade e diminuição da rotatividade dentro das empresas, já que a contratação de um profissional com um perfil inadequado à uma vaga pode gerar problemas de rendimento e até o desligamento do colaborador.

Pensando nisso, a Caliper desenvolveu um produto exclusivo: o Perfil Caliper.  O Perfil Caliper é a avaliação profunda de personalidade que viabiliza o job-matching entre candidato e vaga, levando em consideração os requisitos da vaga e as habilidades profissionais de indivíduo.  

Para saber mais sobre o Perfil Caliper e gestão de equipes, entre em contato com a nossa equipe.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?