Categorias

Como construir relações profissionais em ambientes predominantemente masculinos

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

mulher e homem conversando, com notebook e celular em cima da mesa.

Mesmo com a crescente entrada de mulheres em posições de gerência no mercado no trabalho, muitas profissionais ainda se sentem excluídas no ambiente profissional, principalmente no meio executivo, em que a maioria dos colegas de profissão são homens. Uma pesquisa realizada pelo Learnlight Insight mostra que 81% das mulheres já se sentiram excluídas de alguma forma no trabalho.

A inclusão de mulheres é gradativa e mostra que cada vez mais empresas estão preocupadas com políticas de equidade: dados do Grant Thornton mostram que, nos países da América Latina, 65% das empresas possuem pelo menos uma mulher em cargo de chefia.  No Brasil, esse número cai para 61%, tendo apenas 29% das funções seniores desempenhadas por mulheres.

Com um número ainda pequeno de colegas do mesmo sexo, mulheres em postos executivos frequentemente se deparam com dificuldades para interagir com outros profissionais. Enquanto os homens se reúnem para o happy hour, as mulheres geralmente evitam eventos opcionais depois do expediente, ou por escolherem voltar para casa e passar um tempo com a família (muitas vezes, para dar início às atividades domésticas como cozinhar, limpar e ajudar as crianças com trabalhos da escola), ou então porque nem são convidadas. A dificuldade de socialização também pode partir dos homens, que muitas vezes preferem não interagir com colegas mulheres por medo de serem mal interpretados.

A falta de relações profissionais no ambiente de trabalho tem diversas consequências, como exclusão social, perda de oportunidades e maior dificuldade em crescer na carreira. Mas como quebrar essas barreiras e construir um bom networking? Separamos algumas maneiras de socializar e garantir boas relações em níveis profissionais:

Encontre espaços informais na empresa

Você não precisa abdicar do tempo com a família para socializar com colegas de trabalho. Essas relações podem começar com uma simples conversa informal na sala do café ou no refeitório, por exemplo. Mesmo que você não se encaixe em nenhum grupo, é importante saber como as pessoas interagem. Conhecendo os costumes, fica mais fácil decidir como e com quem se relacionar.

Participe de eventos sociais, mesmo que ocasionalmente

Apesar do happy hour ou um almoço entre colegas parecer um tempo perdido, são geralmente nessas reuniões informais que os profissionais ficam sabendo de oportunidades dentro da empresa e futuros negócios. A participação nesses encontros, mesmo que de vez em quando, é importante não somente para a socialização, mas para “ver e ser vista”. A informação informal tem uma grande importância em meios corporativos.

Tenha iniciativa

Não fique esperando ser convidada para algum evento, convide você mesma. E não precisa convidar o departamento inteiro para almoçar: comece comentando que está indo tomar um café e aproveite para perguntar se alguém gostaria de ir junto. Aos poucos, as oportunidades vão surgindo, e na próxima, as pessoas irão se lembrar que você foi educada em convidar.

Entre em contato e otimize suas relações profissionais: caliper@caliper.com.br | (41) 3075-3400.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Shopping Basket