As Componentes Organizacionais para a Retenção de Talentos

Compartilhar

Por José Geraldo Recchia

O momento que vivemos tem levado as organizações a buscarem formas de reter seus talentos. Obviamente também todos querem atrair talentos, mas vale sempre lembrar que não basta atrair profissionais com potencial de alto desempenho para a empresa se tal empresa não dispuser dos elementos necessários para manter os talentos, e motivados, na organização!

Queremos, portanto, nesse artigo, chamar a atenção para as componentes organizacionais que levam os profissionais a “pensar”, não duas, mas muitas vezes, antes de seguir carreira em outra empresa.

Se você leitor refletir agora sobre o que te mantém na empresa atual, ou quais os fatores que te fizeram “feliz” naquela organização que foi o melhor período de sua vida profissional, ou ainda, quais os parâmetros para você definir o emprego dos seus sonhos, o que te vem à mente?

Possivelmente a primeira coisa que vem à mente é um bom salário, com um amplo pacote de benefícios, porém se perguntarmos o que mais, provocando uma reflexão alguns níveis mais profundos, é provável que comecem a surgir temas como: perspectivas de carreira (isto é, até onde posso chegar nessa empresa), ambiente de trabalho (ou seja, como é o clima organizacional), cultura (que espaço tenho para criar, contribuir com minhas ideias, “deixar minha marca”), perfil do líder e dos colegas de trabalho.

Sim, tudo isto é ponderado, de forma consciente e inconsciente, quando fazemos escolhas, quando optamos por permanecer em uma determinada empresa ou ingressar em outra. E o peso dado a cada fator varia de indivíduo para indivíduo.

Pesquisas realizadas por consultorias como a Caliper demonstram que atualmente as pessoas são motivadas por uma série de fatores, que diferem para cada um, mas que são importantes componentes para a obtenção de resultados, para o alcance das metas traçadas pela empresa em direção ao atingimento do seu plano de negócios. Isto significa que além das empresas estruturarem um sistema que englobe todas as componentes citadas acima, deverão “individualizar” seus “kits” para atração e retenção de talentos! Isto mesmo, o primeiro passo será sempre conhecer cada membro das suas equipes, seu perfil e potencial e estabelecer desafios que “disparem” os motivadores de cada indivíduo. Tendo previamente elaborado um plano de cargos, salários e benefícios competitivo, que inclua alternativas de evolução nas diversas carreiras, aliado à construção de uma cultura organizacional participativa, com líderes inspiradores e estimuladores da busca de soluções por parte de cada um, as chances de reter talentos aumenta consideravelmente. Importante frisar que este é um processo contínuo, que o “cuidado” com os profissionais que geram os resultados almejados deve ser diário, tarefa árdua muitas e muitas vezes negligenciada pelo líder dos líderes, pelos líderes e gestores de “gente”!

Em artigos futuros abordaremos com mais profundidade cada uma das componentes organizacionais aqui destacadas.

Por José Geraldo Recchia, Diretor Presidente da Caliper Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?