A hora da gestão de pessoas é agora!

Compartilhar

Após a crise econômica mundial, uma das pautas de maior importância para as empresas tem sido a gestão de talentos.

A tarefa de geri-los não se resume ao trabalho de contratar pessoas. Tem a ver com motivação real, liderança positiva e, acima de tudo, autoconhecimento e desenvolvimento.

Numa situação crítica, os primeiros profissionais que se veem forçados a deixar a empresa são os talentos desperdiçados. São, geralmente, aqueles que tinham potencial para crescer, mas não foram valorizados no tempo certo. Agora, grande parte das empresas tem dedicado atenção ainda maior a “cuidar” das pessoas que a compõem. E essa tarefa é mais do que necessária.

De acordo com uma pesquisa da Mercer, feita com 438 empresas, 39% delas já têm um sistema de gestão de talentos estabelecido, enquanto 37% estão trabalhando para desenvolver o seu próprio sistema.

Mostra uma evolução considerável na forma de pensar o mundo dos negócios e a relação empresa-colaboradores, de forma muito mais produtiva, no qual tanto um lado quanto o outro sempre saem ganhando em experiência, conhecimento, produção e satisfação.

O primeiro passo para qualquer empresa que sente a necessidade de criar um sistema de gestão de pessoas é a identificação de seus profissionais, buscando ferramentas, formas eficazes e justas de conhecer seus reais potenciais. Após essa fase, é necessário garantir que o potencial destes se transforme em resultados, estimulando seus pontos fortes e sabendo aproveitar tudo aquilo que mais os motiva no trabalho. Os programas de desenvolvimento mais duradouros são as ações com maior capacidade de explorar o potencial dos colaboradores, além de desenvolver competências importantes para a organização.

Mas, tudo isso só é possível se a empresa souber alinhar o talento de seus profissionais às suas próprias estratégias. Um tem que trabalhar em prol do outro e, naturalmente, incentivar o crescimento contínuo por meio de resultados lucrativos, desenvolvimento e crescimento profissionais, como se fosse um ciclo natural e eficaz.

Além disso, a liderança é imprescindível em toda a gestão de pessoas, pois apenas os líderes preparados conseguem obter os resultados que esperam de sua equipe. Mais do que explorar suas habilidades, o bom líder é capaz de instigar que o próprio profissional coloque todo seu potencial a serviço dos objetivos empresariais. Sem liderança positiva, não há resultados positivos.

Enfim, o importante é saber que todo esse processo tem sido bastante procurado, valorizado e aplicado gradativamente pelas organizações, o que promove a crença na existência futura de empresas muito mais saudáveis a médio e longo prazos garantindo, também, uma economia sustentável à região onde se inserem e até mesmo ao país.

Se a sua empresa pensa em gerir talentos, o melhor momento é agora, em que os profissionais estão mais preparados do que nunca para o mercado e suas nuances, seja para resultados bons ou ruins. Esse fator proporciona à empresa a certeza de profissionais dispostos a mudar cenários desanimadores e a aumentar resultados promissores. Portanto, aproveite a chance de mudar o futuro, por meio das ações do presente!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?