Reuniões de Planejamento Estratégico

Compartilhar

Com a chegada dos últimos meses do ano, as empresas começam a se preparar para os desafios de 2014, tornando-se necessário realizar reuniões eficientes de Planejamento Estratégico.

Neste post, você tem acesso a uma entrevista feita com o Consultor Associado da Caliper, George Brough, que atua como facilitador de reuniões de planejamento. Ele fala sobre a importância dessas reuniões e como as empresas podem torná-las mais eficazes. Confira:

Blog da Caliper – Para que servem as reuniões de Planejamento Estratégico?
George Brough (GB) – As empresas precisam de uma direção, um objetivo comum para chegar a algum lugar. Sempre utilizo o seguinte exemplo: uma carroça precisa de cavalos para ser puxada. Imaginemos que ela seja de determinado tamanho que necessite de seis cavalos para ser movimentada. Os seis precisam estar à sua frente, focando num único ponto para o qual são direcionados. Se forem colocados dois em cada lado da carroça, primeiro não chegarão a lugar nenhum, porque não têm um objetivo único e, por fim, destruirão a carroça, uma vez que sua estrutura não suportará a força distribuída em todos os lados. O mesmo acontece com a empresa sem um Planejamento Estratégico bem-elaborado. Sua estrutura acaba sendo destruída com o tempo, por não ter um foco, uma base de ações construtivas para alcançar seus objetivos corporativos.

Blog da Caliper – Quais as vantagens de haver um facilitador em Reuniões de Planejamento Estratégico?
GB – É positivo ter um facilitador por que:
1. Facilitar uma reunião exige talentos e habilidades específicas que precisam ser desenvolvidas. O facilitador sabe quais ferramentas deve utilizar e como obter o máximo proveito possível da reunião.
2. O facilitador tem um papel específico e insubstituível. Se quem facilita a reunião também faz parte da equipe, este não estará contribuindo plenamente.
3. A equipe de líderes, geralmente, tem dificuldades em se comunicar de forma plena e eficaz. Estão acostumados a serem líderes de suas equipes, mas não de serem membros da equipe de líderes da organização, papel que requer comportamentos, interações e competências diversas. O facilitador fará com que a equipe se porte como tal, assumindo esse importante papel.

Blog da Caliper – Quais os benefícios que a facilitação da Caliper pode oferecer?
GB – A Caliper possui bastante experiência nesta área tanto no Brasil, quanto no exterior, em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Possuímos a prática dessa ação, além de conhecimento profundo acerca do vínculo: potencial – comportamentos – resultados, o que ajuda os participantes de uma reunião de Planejamento Estratégico a maximizarem essa oportunidade.

Blog da Caliper – Durante a reunião, o facilitador irá sugerir novas ferramentas à empresa?
GB – A facilitação não é aula de MBA sobre Planejamento Estratégico, pois já existe muitas no mercado. É uma reunião de trabalho com objetivos concretos e reais. A Caliper terá à disposição todas as informações sobre várias metodologias de Planejamento Estratégico, ferramentas de comunicação e como realizar reuniões eficazes, mas o objetivo é permitir que os participantes realizem o melhor Planejamento Estratégico possível para a empresa.

Blog da Caliper – De que forma o facilitador utiliza as ferramentas e informações que a empresa já possui, a favor das atividades previstas no Planejamento Estratégico?
GB – Pela nossa experiência, não falta informação na empresa, nem pessoas com conhecimento. Elas têm informação sobre seus produtos, serviços e clientes. Normalmente, o que falta é o conhecimento sobre como juntar todas essas informações, analisá-las e interpretá-las e, assim, chegar às melhores decisões possíveis, utilizando todo o potencial de todos os participantes. Esse é o nosso papel.

Blog da Caliper – Por que as reuniões de Planejamento Estratégico não são eficazes em muitas empresas?
GB – Em geral, as pessoas confundem o que sabem com o que fazem. Ou seja, conhecer as metodologias e as ferramentas não quer dizer que conseguem colocá-las em prática. Os participantes dessas reuniões, geralmente os líderes da organização, se importam mais com sua própria equipe ao invés de se portarem como líderes da organização como um todo focam muito em defender seu território ao invés de ter uma visão do que é melhor para a empresa inteira. Também estão acostumados a focar muito mais internamente ao invés de pensar mais nos clientes.  Muitas vezes reúnem-se em fazendas ou hotéis (como atividade extra) para pensarem durante dois ou três dias sobre SEUS produtos, SUA área, SEUS processos, e se esquecem de pensar no cliente lá fora. As reuniões de Planejamento Estratégico, geralmente, não terminam com responsabilidade coletiva cada um sai focando ou defendendo partes da estratégia que lhe interessam, mas não a estratégia por inteiro. E, talvez, o erro mais comum seja o de pensar que o trabalho dos líderes termina ao final da reunião, com a estratégia “completa”, quando na realidade ele não termina até esta ser implementada pela empresa inteira, trazendo os resultados esperados. Uma reunião com todos os funcionários, meia dúzia de pôsteres nos corredores da empresa e um e-mail colocado na Intranet não são suficientes para a empresa comprar, entender e aplicar a estratégia.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?