O que as previsões dizem sobre o clima dentro de sua empresa: sol ou chuva?

Compartilhar

José acorda atrasado e tem que se arrumar rapidamente, caso contrário não chegará à empresa a tempo para a reunião de final de mês. ’Todo mês a mesma reunião sem graça e sem sentido’, pensa enquanto termina o café da manhã.

Ás 9h20min José alcança o objetivo de seu desânimo: como chegou 20 minutos atrasado, acredita que seja melhor nem entrar na sala de reunião. Ás 10h a reunião acaba e ele vê as pessoas saindo visivelmente contrariadas. Um deles diz, descontente, que não concorda com a decisão de diminuir o horário de almoço naquele dia, em decorrência da visita de um cliente importante, outro comenta que seu salário não faz jus às suas responsabilidades, ainda mais se comparado com o salário de outros funcionários, que para ele ganham mais e fazem muito menos. Outros vários colaboradores saem abatidos da sala, reclamando até do café servido na empresa.

A partir da pequena história contada acima, podemos perceber que alguns dos fatores indicam um clima desagradável na organização, assim como confirmam que este possa ser o momento certo de realizar uma Pesquisa de Clima. É claro que comentários de insatisfação sempre existirão, em todas as empresas, porém quando a maioria deles transmite sentimentos negativos, pode ser um indicador de que é preciso parar para ouvir os colaboradores. A realização de uma Pesquisa de Clima, nesse caso, tem o objetivo de encontrar os reais motivos que provocam descontentamento nas pessoas. Porém, é importante dizer que não somente o descontentamento demonstra a necessidade de uma Pesquisa de Clima, mas o próprio desejo da empresa de ouvir seus colaboradores para compreender a situação atual, guiando-os em planejamentos, treinamentos, mudanças, melhorias, novos projetos, entre outras ações.

Ao manter o foco somente em resultados, as empresas correm o risco de esquecer que estes estão atrelados à vontade, garra e bem-estar de seus colaboradores. Dessa maneira, o descuido com os relacionamentos, os benefícios, a adequação de salários, o feedback, a supervisão responsável, a aplicação de treinamentos, etc… provocam desajustes internos,  que resultam em atitudes externas desfavoráeis e que, por sua vez,  redundam no mau funcionamento do ‘organismo’ que a empresa representa. A partir daí, os resultados não aparecem como deveriam e toda essa inquietação acaba refletindo uma cultura organizacional distorcida da imagem que a empresa vende para o mercado e para os próprios funcionários, se transformando em um ambiente não-propício aos efeitos positivos que busca.

Com uma Pesquisa de Clima bem-elaborada, a empresa pode obter informações simples, porém altamente importantes para um ajustamento interno. As pessoas mostram como percebem a organização e, assim, fica possível mapear os problemas intrínsecos a ela. Os valores, os costumes, a cultura, vêm à tona e denotam o que está correto e o que pode ser alterado em nome de um ambiente de trabalho mais saudável.  E é de grande importância para a organização perceber que as opiniões dos seus profissionais podem auxiliar a administrar o futuro da organização. Considerá-las promoverá reações positivas de abertura e integração.

Finalmente, é fundamental dizer que a empresa que preza pelo clima no qual envolve seus colaboradores tem garantida sua lucratividade, pois é capaz de enxergar que os fatores que geram uma posição segura e promissora da organização no mercado são provenientes de ações como essas, que demonstram uma administração empresarial saudável.

A qualquer momento um projeto como esse pode ser iniciado. O final do ano também é uma ótima oportunidade para repensar a ordem interna da organização, bem como incluir no planejamento do ano seguinte ações com base nos resultados de uma Pesquisa de Clima realizada no ano atual, o que produzirá grandes possibilidades de passar um ano muito mais produtivo, com o princípio de um comprometimento muito maior dos colaboradores com a empresa e vice-versa (o que é fundamental!).

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?