Você escutou o que eu disse?

Compartilhar

Quantas vezes os relacionamentos no ambiente de trabalho ficam ameaçados porque as pessoas não estão realmente escutando o que o interlocutor está falando? E quantas vezes tomam-se decisões com base no que pessoas pensaram ter escutado em contraposição ao que realmente foi dito?
Saber escutar é condição indispensável para o sucesso. É mais do que meramente ouvir o que os outros estão dizendo. Escutar com eficêcia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão.
Ao escutar efetivamente, você estará mais apto a apreciar em profundidade as necessidades de seus clientes, a maneira como se sentem e por quê.
Primeiramente, é importante saber diferenciar o ato de ouvir do ato de escutar. Ouvir é um processo fisiológico, veja este exemplo: enquanto assiste a TV, você é capaz de ouvir as crianças brincando no quarto e a vizinha do outro apartamento brigando com o marido, sem que realmente tenha escutado o que foi dito por todos eles, ou seja, você ouviu os sons, mas continuou a escutar o noticiário.
Em outras palavras, escutar é muito mais do que se sentar passivamente, deixando que sons entrem por um ouvido e saiam por outro. Para escutar realmente não basta estar atento ao que está sendo dito a sua volta. Escutar com eficácia envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala.
Algumas vezes pensamos que somos capazes de ouvir com eficiência o que os outros dizem. O quanto um ouvinte médio compreende, entretanto, pode surpreendê-lo.
O consenso entre os pesquisadores é que:
  • Imediatamente após um discurso, o ouvinte médio terá compreendido, aproximadamente, 50% do que realmente ouviu.
  • Em 48 horas, o nível de compreensão cai para 25%, ou menos.
Não é por acaso que sempre que fazemos a brincadeira antiga do telefone sem fio, o resultado final, na maioria das vezes, será a mensagem completamente diferente da dita originalmente.
Saber escutar é condição indispensável para o sucesso. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que está sendo dito pelas pessoas. Escutar com eficácia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Ouvindo efetivamente, você estará mais apto a apreciar em profundidade as necessidades de seus clientes, a maneira como se sentem e por quê.
Entretanto, a maior vantagem de escutar seu interlocutor com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e eles souberem realmente escutar, tanto mais terão a ganhar e a aprender.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?