Sua empresa tem a pessoa certa no lugar certo?

Compartilhar

Por George Andrew Brough*

Depois de um processo exaustivo de reuniões, negociações entre colegas e madrugadas em frente ao computador revisando os planos, a maioria das empresas já definiu suas metas para 2013.

Provavelmente, a sua empresa está planejando crescer, seja em 5%, 100% ou mais, e esses planos são necessários para definir quais são as metas e como elas serão atingidas. Já decidiu, também, quais mercados serão alvos das estratégias da empresa, bem como quais novos produtos ou serviços serão lancados.

O cronograma de atividades de marketing, promoções e outras táticas comerciais já foram acertados, e toda a empresa está pronta para o desafio de 2013. O mix de concentração de recursos entre atuais e novos clientes foi fechado junto com as projeções para faturamento e os orçamentos de despesas.

Tudo pronto, não é? Porém, é importante não esquecer de que todos esses planos vão ser implementados por pessoas. Profissionais com experiências e competências diferentes e que são motivadas, também, por fatores diferentes.

Precisamos considerar algumas perguntas antes de tudo entrar em vigor:

Qual tipo de profissional você precisa para atingir suas metas corporativas?
Isso vai depender da estratégia que você tem para 2013. O vendedor que é bom atuando como “caçador“, e que é motivado quando ouve o “sim” num fechamento, não vai estar feliz se o plano de 2005 for para fechar menos pedidos, mas de maior valor. Por outro lado, um vendedor do tipo “fazendeiro” acostumado a “gerenciar” a sua carteira de clientes, terá dificuldades se o foco de 2013 for conquistar novos clientes.

Por que alguns membros da equipe batem metas com regularidade e outros não?

Cada profissional é motivado por fatores distintos e, diferente do que muitas pessoas pensam, o dinheiro normalmente não é o fator mais importante. As diferenças de desempenho e de resultados possuem relação direta com o estilo de liderança exercida pelo gerente da equipe e com os processos da empresa. Por exemplo, um colaborador que gosta de liberdade para estruturar o seu dia e busca adequação ao seu estilo, não vai se adaptar em um ambiente onde todos têm de seguir as mesmas regras e procedimentos.

Qual é o potencial real de cada membro da equipe em 2013?
O importante, tanto para o profissional quanto para a empresa, é saber que se obtém melhores resultados por meio de pessoas certas no papel certo. Alguns profissionais podem crescer muito mais do que o esperado e para isso é preciso fazer apenas pequenos ajustes em sua rotina. O autoconhecimento dos fatores que o motivam ajudam esse profissional a surpreender a empresa e a si mesmo com os resultados alcançados.

É fundamental, portanto, que esse período de planejamento inclua reflexões sobre o capital humano da empresa. São os seus profissionais que vão gerar o crescimento em 2013 e trazer os resultados esperados.

Conheça os fatores que motivam cada profissional e compartilhe essas informações com eles. Depois, juntos, montem um plano de desenvolvimento para cada um. Os resultados serão uma surpresa muito agradável para ambos, e um crescimento real para a empresa em 2013.

* George Andrew Brough é Consultor Associado da Caliper Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?