Qualidade no atendimento ao cliente

Compartilhar

Por Heidy Ruth Oliveira
Gerente de Desenvolvimento Organizacional

1. Por que uma empresa deve investir para melhorar a qualidade de seu atendimento?
Ao se buscar um produto ou serviço, o cliente encontra uma gama grande de empresas que o oferecem, das quais muitas se igualam pelo preço, qualidade do produto, logística e tecnologia. Estes fatores são importantes para a escolha do cliente, mas o grande diferencial que vai influenciar não só na escolha, mas na fidelização deste cliente é a qualidade no seu atendimento. E cliente satisfeito é o melhor marketing que uma empresa pode ter para obter novos clientes.
2. Quais fatores compõem um atendimento de qualidade?
Contratar pessoas com características que favorecem a qualidade de atendimento, os quais se destacam:
  • Profissional bem informado: pessoa que gosta de pesquisar. É importante que a empresa lhe dê acesso a informações sobre as diretrizes e normas de procedimentos internos. Porém, além de conhecer bem a empresa que representa, sua estrutura, produtos, fluxo dos processos e a logística, é importante se manter atualizado sobre as novidades e concorrentes, para poder prestar informações consistentes, que gerem credibilidade.
  • Profissional empático – Não é possível encantar um cliente sem entender suas expectativas ou necessidades. O “ouvir” para entender as expectativas e direcionar o atendimento para as necessidades do cliente contribui para dar um toque de personalização. Mesmo que a empresa não tenha o produto ou serviço que o cliente queira, a customização do atendimento na maneira de prestar informações pode ser um diferencial para a fidelização do cliente.
  • Profissional assertivo – saber transmitir as informações com clareza e objetividade faz com que o cliente tenha um entendimento claro sobre as condições das negociações e assim se evita frustrações e desgastes futuros.
  • Profissional resiliente: O profissional de atendimento tem que ter um bom equilíbrio emocional para lidar com as queixas e reclamações do cliente de maneira objetiva, mantendo-se focado no cliente e na busca de solução do problema.
3. O que uma empresa deve fazer para manter sua equipe focada em um atendimento de qualidade? 
Manter um programa de treinamento constante e manter sua equipe bem atualizada sobre mudanças nos fluxos ou produtos que podem interferir no atendimento.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?