4 habilidades essenciais para liderança em momentos de crises

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Ao longo dos últimos anos, experimentamos uma grande mudança nos tipos de habilidades e pontos fortes que exigimos de nossos líderes. A pandemia, alterações na maneira como trabalhamos e outros avanços na tecnologia mudaram o tipo de liderança que esperamos em uma crise.

Embora as habilidades tradicionais que esperamos dos líderes, como confiabilidade, capacidade de motivar os outros, criatividade e responsabilidade ainda sejam cruciais, existem pontos fortes específicos que precisamos dos líderes modernos em tempos de incerteza. Aqui estão quatro pontos cruciais que os líderes precisam fazer durante uma crise:

1. Praticar uma comunicação clara

A capacidade de comunicação de um líder é frequentemente vista como a habilidade mais importante a se ter e é por um bom motivo. Em tempos de incerteza, sua equipe precisa estar totalmente informada sobre a estratégia e a intenção de seus processos.

Os líderes precisam ser honestos e transparentes em suas comunicações com sua equipe. Quando os líderes ocultam informações, isso pode levar a sentimentos de desconfiança ou dúvida. E nada melhor para corroer a cultura de sua equipe do que sentir que não pode confiar uns nos outros.

Para promover uma comunicação clara e honesta, você precisa começar perguntando a si mesmo quais perguntas sua equipe pode estar fazendo. Em seguida, trabalhe para encontrar especialistas, outros recursos ou dados que possam ajudá-lo a educar sua equipe e responder às suas perguntas com a maior precisão possível. Seu trabalho como líder durante uma crise não é aliviar completamente a incerteza – a situação em si mesma gera incerteza -, mas sim aliviar qualquer ansiedade ou estresse que sua equipe sinta.

Ao abordar suas comunicações com uma abordagem informada, honesta e direta, você pode ajudar a reconhecer a incerteza que está sendo enfrentada e seguir em frente como uma equipe coesa.

2. Tomar decisões rapidamente

Em meio a uma crise, a equipe precisa contar com um líder que seja capaz de tomar decisões rápidas. Muitas vezes, não há tempo para avaliar todas as suas opções, consolidar os conselhos e opiniões dos outros e tomar uma decisão informada. Em vez disso, os líderes precisam ser capazes de inferir a partir das informações que são apresentadas e fazer uma escolha rápida sobre como ajustar seus processos para melhor se adequar ao cenário atual

Ao enfrentar uma crise, as coisas podem mudar de hora em hora. Como líder, você precisa ser capaz de lutar contra a tendência natural de buscar um consenso no que se refere à tomada de decisões. Você deve romper sua tendência à inércia e se concentrar nos aspectos de sua organização que mais importam. Uma estrutura simples e escalonável para tomada de decisão rápida é crítica.

3. Promover a agilidade

Como líder, não é esperado que você saiba tudo. Especialmente em tempos de crise, é normal admitir que você não tem a resposta.

Mas, os líderes fortes precisam ser capazes de examinar seus arredores, interpretá-los e ajustar sua abordagem para melhor se adequar à sua situação. Os melhores líderes são aqueles que estão dispostos e são capazes de impulsionar e liderar durante as mudanças, enquanto mantêm suas equipes engajadas e comprometidas com seus objetivos gerais.

Em tempos de crise, é necessário um líder que possa assumir o papel, abraçar a mudança e não fugir do fracasso. Há uma grande chance de que você esteja experimentando algo totalmente novo, o que significa que você não tem nenhuma experiência anterior para basear suas decisões. Encontre um líder que não tenha medo de tropeçar e cair, mas se levanta e tenta novamente até encontrar a abordagem certa.

4. Demonstrar empatia

É importante que os líderes mantenham empatia durante um período de crise.

Espera-se que sua equipe tenha muitas perguntas, preocupações, medos e ansiedades sobre esta situação incerta. Como líder, é sua função aprofundar suas conexões com sua equipe e lembrar que eles provavelmente também estão fora de seu elemento ou zona de conforto.

À medida que mais organizações se movem em direção a uma situação de trabalho remota ou híbrida, recebemos uma visão interna da vida pessoal de nossos colegas. Onde antes tínhamos uma barreira entre a vida doméstica e a vida profissional, agora ambas se fundem. Os líderes devem lidar com a vida emocional de suas equipes, demonstrando empatia e mantendo-os conectados uns aos outros e à organização.

Em tempos de crise, sua empresa e equipe se tornam uma importante fonte de comunidade. Juntos, vocês fornecem suporte um ao outro. Os líderes precisam ser capazes de aproveitar os pontos fortes de suas equipes para se adaptar e crescer.

Quando se trata de momentos de incerteza, você precisa contar com o apoio, a percepção e a orientação de líderes fortes. Felizmente, as avaliações com base científica da Caliper e as soluções de desenvolvimento ajudam a colocar o crescimento na vanguarda dos planos de desenvolvimento de seus funcionários. O Guia de Desenvolvimento Individual da Caliper ajuda a promover o autocrescimento e a autoconsciência, personalizando e alinhando seu desenvolvimento com as sessões de treinamento. Para saber mais ou ver como você pode trabalhar para desenvolver você e sua equipe em líderes melhores, entre em contato conosco e veja o que você pode fazer com o Caliper.

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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