3 razões pelas quais você precisa de liderança empática

Compartilhar

Provavelmente, seu local de trabalho teve que fazer muitas mudanças repentinas nos últimos 18 meses. E, provavelmente, seus colaboradores estão sentindo os efeitos de tantas mudanças em tão pouco tempo.

Estudos recentes conduzidos pela Gallup descobriram que 57% dos trabalhadores dos EUA dizem que estão sobrecarregados no trabalho. Os níveis excessivos de estresse que os funcionários estão enfrentando não estão apenas prejudicando sua saúde mental, mas também prejudicando sua capacidade de trabalhar de forma produtiva.

Fechamentos de negócios, mudanças para trabalho remoto, mudanças nos processos e expectativas irreais no local de trabalho são fatores que geram estresse elevado, deixando líderes e gerentes seniores em uma situação difícil. No atual clima de negócios, você precisa tomar medidas ativamente para mitigar o estresse de seus funcionários e demonstrar a eles que se preocupa com suas necessidades; caso contrário, seu melhor talento pode simplesmente deixá-lo.

Abaixo estão três razões pelas quais os líderes e gerentes seniores devem adotar uma abordagem empática à liderança.

  1. A empatia aumenta a produtividade

Nosso mundo passou por mudanças significativas nos últimos anos. As empresas estão em modo de crise, ajustando-se a novos desafios e interrupções em níveis sem precedentes. Isso deixa muitos colaboradores confusos, desinformados e frustrados.

Como líder, você precisa entender as frustrações de seus colaboradores e ajudar a lidar e reduzir esses fatores de estresse sempre que possível. Sentimentos prolongados de frustração podem levar ao esgotamento, o que prejudica a produtividade e o engajamento em todos os níveis da sua organização.

Quando os líderes praticam a empatia, eles demonstram aos seus funcionários que eles realmente se importam e estão trabalhando para encontrar as respostas para seus problemas. Em outras palavras, você precisa mostrar à sua equipe que suas reclamações e preocupações não estão apenas caindo em ouvidos surdos, mas que você está processando as informações e trabalhando para encontrar uma solução.

O que você encontrará em troca é que seus colaboradores estarão muito mais motivados para aparecer e realizar um trabalho excepcional. Os resultados mostram que 76% dos funcionários estão engajados com seu trabalho quando os líderes de nível sênior demonstram liderança empática. Isso é quase o triplo da porcentagem de funcionários que se classificam como engajados e produtivos com liderança menos empática.

  1. A empatia reduz a intenção das pessoas mudarem de emprego

Cuidar é legal. E mostrar que você se importa com os colaboradores da sua organização é importante. Não apenas para suas taxas de engajamento, mas também para suas taxas de retenção.

Liderar com empatia permite que os líderes seniores desempenhem um papel fundamental na redução da rotatividade que os gerentes diretos não conseguem. A empatia ajuda você a se relacionar com sua equipe em um nível pessoal, mostrando que você se importa um com o outro além de apenas uma transação profissional. E, como líderes seniores, seus pensamentos, ações e palavras são importantes, porque pessoas de todos os níveis de sua organização buscam orientação em você.

Quando você acredita que sua organização realmente se preocupa com você e seu sucesso, é muito mais provável que você fique satisfeito em sua função. Os colaboradores que estão satisfeitos com seu trabalho e empregador provavelmente não procurarão emprego em outro lugar. Estudos recentes confirmam essa afirmação, com 79% dos trabalhadores norte-americanos dizendo que gerentes e líderes empáticos reduziriam sua probabilidade de deixar a organização.

As descobertas fazem todo o sentido: quanto mais você investe ativamente no bem-estar de seus colaboradores e quanto mais visivelmente você mostra que os apoia e se preocupa com suas aspirações, maior a probabilidade de eles permanecerem e produzirem um trabalho de qualidade.

  1. A empatia promove a inclusão

Em sua essência, a empatia é entender o ponto de vista de alguém e relacioná-lo com os outros com um nível de respeito e compaixão. Empatia significa ouvir e ajudar sem julgamento e apoiar uns aos outros em seus objetivos.

Agora, em meio a rupturas e mudanças, empatia significa mostrar que você entende as dificuldades que as pessoas enfrentam e fazer o que pode para reduzir incertezas ou questões estressantes adicionais em suas vidas.

No local de trabalho, abraçar a empatia significa que você pode se colocar no lugar de seus colegas. Isso geralmente significa ouvir o feedback de suas equipes internas e pedir insights mais profundos para entender melhor sua perspectiva. Isso permite que você planeje efetivamente quaisquer mudanças levando em consideração as necessidades, expectativas e desejos de sua equipe.

Naturalmente, empatia e inclusão correm na mesma linha. Quando você toma medidas para entender a perspectiva de alguém e considera suas necessidades com cuidado, está promovendo uma cultura de inclusão e respeito. Como todos sabemos, a cultura da empresa é construída de cima para baixo. Como líder sênior, se você praticar e incentivar sua equipe a adotar uma abordagem empática ao trabalho, poderá criar uma equipe acolhedora, respeitar uns aos outros e apoiar uns aos outros onde for necessário.

Ninguém poderia prever o tipo de mudanças que experimentamos nos últimos anos. O impacto da pandemia global tem sido difícil para os colaboradores, deixando muitas pessoas se sentindo sem apoio e sobrecarregadas. Os líderes precisam reconhecer essas dificuldades e adotar uma abordagem empática em seus estilos de gestão para reduzir esses estressores e criar uma equipe comprometida e produtiva, pronta para enfrentar quaisquer desafios potenciais.

Na Caliper, acreditamos que a chave para uma liderança sólida está no desenvolvimento contínuo. Nossas soluções apoiadas pela ciência são criadas para ajudá-lo a criar uma abordagem de desenvolvimento pessoal adaptada às suas necessidades. Com foco na autoconsciência e no reconhecimento de seus pontos fortes individuais, nossos relatórios de avaliação comportamental ajudam você a identificar e capitalizar oportunidades de desenvolvimento ainda não reconhecidas. c

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper