A autoconsciência aumenta a produtividade de suas equipes remotas

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É seguro dizer que o ano passado foi como nenhum outro. Com a pandemia global, paralisações e novas ordens que foram colocados em prática, as pessoas lutaram para se adaptar a uma mudança extremamente dramática e diferente das normas às quais estávamos acostumados. Parte dessa mudança dramática em nossos processos incluiu navegar por uma nova era de trabalho, à medida que mais profissionais realizavam a transição para o trabalho remoto do que nunca.

Agora, estamos trabalhando para superar a outra ponta dessa perturbação intensa, e as organizações ficam se perguntando como voltar à normalidade. Para muitos, algumas  mudanças feitas no último ano e meio continuarão no futuro. Na verdade, 68% das empresas planejam continuar tendo acordos de trabalho flexíveis, mesmo quando o retorno ao escritório for seguro.

À medida que continuamos a navegar no mundo do trabalho remoto, uma coisa é clara: para que sua equipe tenha sucesso, você precisa encontrar colaboradores autossuficientes e autoconscientes. Ao recrutar candidatos autoconscientes e desenvolver as habilidades de autoconsciência de suas equipes existentes, você encontrará uma força de trabalho remota mais produtiva e engajada.

O que é a autoconsciência?

Um ramo da inteligência emocional, a autoconsciência é a capacidade de administrar e compreender conscientemente seu caráter, sentimentos, motivos e desejos. Essencialmente, é uma habilidade que permite que as pessoas explorem seus verdadeiros sentimentos e compreendam os motivadores por trás deles.

A autoconsciência e a inteligência emocional se concentram na compreensão de suas próprias emoções e das emoções das pessoas ao seu redor, para que você possa agir adequadamente em ambientes sociais. Esse gerenciamento de seus pensamentos e emoções é crucial porque influencia sua capacidade de analisar as situações e reagir de acordo.

Por que ser autoconsciente é importante no ambiente de trabalho?

Mesmo em situações remotas, você está constantemente se comunicando com colegas de trabalho, lidando com tarefas para clientes e se correspondendo com uma variedade de pessoas todos os dias. Para ter sucesso e cumprir seus objetivos, você precisa entender o que está ao seu redor e reagir de maneira adequada. Colaboradores com níveis mais altos de autoconsciência são melhores no gerenciamento de suas emoções em situações de alto estresse, admitindo quando estão em falta e deixando suas vidas pessoais na porta. Isso impacta positivamente o desempenho da empresa, mantendo um local de trabalho mais produtivo e honesto.

Mas a autoconsciência não se trata apenas de controlar as emoções. É também sobre conhecer seus pontos fortes e fracos. Colaboradores autoconscientes podem valorizar seus pontos fortes enquanto entendem quais áreas podem melhorar. Isso os ajuda a crescer como pessoa e permite que se tornem mais fortes em suas funções. A seguir, destacamos alguns dos benefícios valiosos ao se esforçar para aumentar sua autoconsciência.

Os benefícios de ser autoconsciente

Assim como qualquer outra habilidade, a autoconsciência é algo que você precisa trabalhar conscientemente para melhorar. É necessário tempo e paciência para se tornar altamente autoconsciente, mas os benefícios de investir em seu desenvolvimento pessoal falam por si. Colaboradores altamente autoconscientes encontram-se melhor equipados em uma variedade de áreas:

  • Lidar com o estresse – Colaboradores autoconscientes podem identificar quando estão estressados ​​e determinar quais fatores os levaram a se sentir oprimidos. Isso é altamente benéfico, pois permite que eles identifiquem as circunstâncias que levaram a isso, para que possam evitar esses estressores no futuro. Além disso, colaboradores altamente autoconscientes podem gerenciar seus níveis de estresse para que possam reduzir a pressão sobre eles e voltar a ter um desempenho máximo. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de esgotamento, o que é um grande desafio para muitos trabalhadores remotos.
  • Gerenciar o tempo – Colaboradores autoconscientes entendem o momento, as condições e o ambiente em que trabalham de forma mais produtiva. Eles também estão mais conscientes das situações ao seu redor, o que lhes dá uma maior capacidade de gerenciar prazos e tarefas. Com uma compreensão de como funcionam melhor, os trabalhadores autoconscientes sabem exatamente o tipo de espaço e recursos de que precisam para ter sucesso. Isso é crucial para equipes remotas, onde o gerente não é capaz de supervisionar o andamento de muitas tarefas.
  • Receber feedback Uma parte crucial do desenvolvimento profissional e pessoal é receber e agir de acordo com o feedback. Pessoas autoconscientes tendem a ser críticos sobre o seu trabalho e constantemente procuram maneiras de melhorar suas habilidades, o que significa que muitas vezes sabem o que precisam melhorar antes de ouvirem. E, quando chega a hora de receber feedback, os colaboradores geralmente são mais abertos e compreensivos quanto aos conselhos de desenvolvimento.
  • Sentir confiança – Pessoas autoconscientes entendem seus conjuntos de habilidades, pontos fortes e talentos. A confiança que vem com o conhecimento de seu valor e esforço tem impactos positivos em todos os aspectos da vida, inclusive no trabalho. Níveis elevados de autoconfiança e autoconsciência levam a níveis mais altos de felicidade e a uma chance maior de você atingir seus objetivos. Além disso, a confiança é a chave para o trabalho remoto, já que muitas vezes você precisa tomar decisões sem o conhecimento de sua equipe.

Desenvolvendo a autoconsciência

O desenvolvimento da autoconsciência é algo que exige tempo e esforço consciente. Mas, com prática, paciência e uma estratégia sólida, você pode trabalhar para desenvolver sua própria autoconsciência, bem como a das pessoas ao seu redor. Abaixo estão seis estratégias que você pode usar para incentivar suas equipes remotas a se tornarem mais autoconscientes:

  • Faça um teste de personalidade. Os testes de personalidade são um ótimo recurso para entender seus próprios motivadores, bem como aqueles ao seu redor. Essa pode ser uma estratégia útil para equipes remotas, pois identificará quais tipos de pontos fortes você possui e os pontos fortes de seus colegas de trabalho. Munido desse conhecimento, você poderá identificar as diferentes dinâmicas de sua equipe, dando-lhe uma melhor compreensão de como trabalhar em conjunto.
  • Pratique a atenção plena. O mindfulness trata de compreender seus pensamentos e emoções atuais e limpar sua mente de estressores negativos. Você pode obter uma clareza mais profunda do que está ao seu redor e reduzir pensamentos e objetos que o distraem, praticando a plena atenção. Algumas maneiras de praticar a atenção plena são: refletir no final do dia, meditar ou dar uma caminhada para clarear a cabeça.
  • Pratique a escuta ativa. A escuta ativa é quando você escuta o que alguém está dizendo sem julgamento ou conselho. Essa habilidade permite que você se envolva positivamente com as pessoas com quem está falando e entenda seus pontos de vista.
  • Tente registrar um diário. Este é um ótimo método para ajudá-lo a expressar seus sentimentos e processá-los. Muitas pessoas usam o diário para anotar os gatilhos que encontram em sua vida cotidiana e, em seguida, refletem sobre as medidas que podem tomar para não enfrentar os impactos negativos desses gatilhos no futuro.
  • Tente nomear suas emoções. Este exercício permite que você identifique o que está sentindo e por que se sente assim. Isso também pode permitir que você veja as emoções em outras pessoas, dando-lhe uma maior capacidade de gerenciar suas emoções e reações em situações sociais.
  • Por último, incentive o feedback. Às vezes, ter uma perspectiva diferente sobre uma situação pode nos permitir ver as coisas com mais clareza. Ao pedir feedback a seus amigos, colegas ou gerentes, você pode compreender melhor seus pontos fortes e fracos, bem como o que pode fazer para melhorar seu desempenho.

À medida que nos preparamos para o futuro e continuamos a navegar no novo mundo do trabalho, colaboradores e gerentes se beneficiarão com o aumento da autoconsciência. Você não apenas verá benefícios pessoais em gerenciar melhor seus pensamentos e emoções, mas também trabalhará em uma força de trabalho mais saudável e produtiva.

Na Caliper, levamos o desenvolvimento individual e a inteligência emocional a sério. Com uma equipe de especialistas trabalhando em estratégias de desenvolvimento apoiadas pela ciência, nossas ferramentas e recursos o ajudarão a ver um crescimento verificável em um curto espaço de tempo. Quer saber mais? Fale com nossa equipe de especialistas hoje e veja como podemos ajudá-lo a desenvolver seu próprio conjunto de habilidades.

 

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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