Como identificar e desenvolver colaboradores de alto potencial

Compartilhar

Colaboradores de alto potencial são um ativo valioso para todas as empresas. Eles não apenas são mais produtivos e incentivam aqueles ao seu redor a fazerem melhor, como também se esforçam para se destacar em suas funções atuais com o objetivo de ir além do esperado.

O que são colaboradores de alto potencial?

Colaboradores de alto potencial (HIPOs) são os funcionários que exibem as habilidades necessárias para uma posição de liderança ou gerenciamento. Esses funcionários são ambiciosos e têm iniciativa em todas as suas tarefas. Eles têm potencial, habilidade e aspiração para serem bem-sucedidos em posições de liderança. Normalmente, os HIPOs se destacam em suas funções atuais e desejam mais responsabilidades. Possuem uma forte vontade de crescer em sua função e superar quaisquer obstáculos que possam encontrar.

Você sabia? Colaboradores de alto potencial são 91% mais valiosos para uma empresa do que os de baixo potencial. Algumas empresas confundem funcionários de alto potencial com funcionários de alto desempenho. É crucial que as empresas saibam a diferença entre eles para ter sucesso.

A diferença entre alto potencial e alto desempenho

Colaboradores de alto potencial e de alto desempenho não são a mesma coisa. Alto desempenho refere-se a funcionários que se destacam em suas funções atuais. Eles tendem a definir e esmagar metas, como, por exemplo, exceder seus objetivos de vendas do trimestre. Esses funcionários funcionam bem por si próprios e têm uma capacidade inata de permanecer focados nas tarefas que estão realizando. No entanto, normalmente eles não possuem as habilidades pessoais, como liderança ou uma mentalidade de aprendizado, para ser um grande líder.

Os HIPOs, por outro lado, têm o potencial de ser um forte ativo quando se trata de funções de gerenciamento. Eles têm as habilidades pessoais necessárias para aprender a função e liderar sua equipe para atingir os objetivos da empresa. Colaboradores de alto desempenho tendem a se destacar em um ambiente individual, enquanto os HIPOs se destacam em um ambiente de grupo.

O que torna as habilidades sociais tão importantes?

As habilidades pessoais ou soft skills não são negociáveis ​​quando se trata de uma função de liderança. Por exemplo, ter empatia pode permitir que seus líderes se conectem com a equipe e vejam as situações de suas perspectivas. Capacitar esses futuros líderes a desenvolver tais habilidades pessoais ajudará sua empresa a longo prazo.

Um erro que as organizações tendem a cometer é promover colaboradores de alto desempenho, quando deveriam estar promovendo colaboradores de alto potencial. 90% dos funcionários de alto desempenho têm dificuldade em se ajustar aos níveis mais elevados de responsabilidades exigidos para liderar. No final das contas, confundir funcionários de alto desempenho com de alto potencial pode custar tempo, dinheiro e, potencialmente, até mesmo os próprios funcionários à sua empresa.

Benefícios ao identificar seus colaboradores de alto potencial

Identificar colaboradores de alto potencial beneficiará sua empresa a longo prazo. É importante saber quais funcionários são confiáveis para realizar as várias tarefas e projetos para atingir os objetivos de sua empresa. Quando as organizações identificam e desenvolvem seus funcionários HIPOs, muitas vezes vêem muitos benefícios em seus processos e funções de negócios.

Colaboradores de alto potencial beneficiam sua empresa ao:

– Aumentar a produtividade: Os HIPOs são conhecidos por serem altamente produtivos. Eles definem objetivos fortes para si próprios e têm disciplina e desejo de os levar a cabo. Os HIPOs não apenas realizam seus próprios objetivos, mas também trabalham para incentivar aqueles ao seu redor a fazerem o mesmo.

– Habilitar o planejamento de sucessão: Toda organização precisa ter um roteiro para o sucesso. Isso envolve planos de sucessão para executivos de alto escalão e planos para gerenciar as saídas e promoções de funcionários. Seus HIPOs precisam saber o plano que você tem em prática e como eles contribuem para a missão geral.

– Economizar dinheiro: Quando se trata de identificar e desenvolver colaboradores HIPOs, sua empresa economizará tempo e dinheiro. Esses funcionários aprendem rapidamente e têm uma necessidade maior de desenvolver novas habilidades, o que significa que estão mais dispostos a enfrentar novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

– Ajudar você a identificar pontos fortes: Os HIPOs geralmente são colaboradores muito autoconscientes. Isso significa que eles conhecem seus próprios pontos fortes e fracos e como aplicar essas habilidades para o crescimento e o sucesso reais. Muitas vezes, os HIPOs também ajudam outros funcionários a realizar seu conjunto único de habilidades. Isso permite que sua empresa se destaque com o talento existente em sua organização.

Embora os benefícios acima sejam as vantagens mais comumente reconhecidas para o desenvolvimento de seus HIPOs, é possível fazer uma análise de benefícios de valor agregado. Isso pode incluir um aumento na receita e um moral melhorado. As organizações devem se esforçar para identificar e desenvolver seus colaboradores de alto potencial sempre que possível.

Como identificar colaboradores de alto potencial

A primeira etapa para identificar colaboradores HIPOs é observar seus funcionários para ver quem tem as habilidades de gerenciamento ou supervisão necessárias para liderar sua equipe na direção certa. Existem certos critérios na identificação de funcionários de alto potencial. Os critérios podem incluir conhecimento, reputação e certeza. Outras características comuns incluem:

– Tomar a iniciativa e ter desejo de liderar: Colaboradores com alto potencial tomam a iniciativa de ajudar sempre que podem. Os HIPOs estão dispostos e são capazes de assumir as rédeas e garantir que sua equipe cumpra seus objetivos, indo além da descrição de suas funções para ajudar a preencher as lacunas em sua empresa.

– Ter uma mentalidade empreendedora: Os HIPOs pensam no futuro. Eles são bem versados ​​em todos os aspectos do negócio e estão sempre olhando para o panorama geral. Seus HIPOs serão indivíduos que investem nas metas de sua empresa e trabalham para apoiar suas equipes quando necessário.

– Tomar decisões e agir de acordo com elas: É importante ter alguém que possa tomar uma decisão e cumpri-la. Mais importante ainda, sua organização precisa de alguém que possa executar decisões quando necessário.

– Ser flexível em ambientes de ritmo acelerado: A maioria das empresas hoje opera em alta velocidade. Os HIPOs precisam ser flexíveis e se adaptar às mudanças conforme elas surgem. Seus funcionários de alto potencial devem ser capazes de fazer mudanças rápidas quando necessário.

– Estar comprometido e engajado: Esses colaboradores são leais aos objetivos da empresa. Os HIPOs também adoram fazer perguntas. Pode ser para obter esclarecimentos ou pedir mais informações para obter uma compreensão mais profunda de suas tarefas. Ainda assim, seus funcionários de alto potencial têm um desejo inato de aprender e uma curiosidade de levar sua equipe ao próximo nível.

– Promover relacionamentos positivos: Colaboradores que podem desenvolver relacionamentos internos e externos positivos estão bem preparados para funções de liderança. A capacidade de formar relacionamentos significativos e positivos no local de trabalho ajuda a manter sua equipe motivada e engajada.

– Desempenhar funções de liderança: Os colaboradores que desempenham funções de liderança são considerados um ativo de alto valor para sua equipe. HIPOs também se destacam por demandar pouca ou nenhuma orientação. São capazes de pegar uma tarefa e executá-la, o que significa que a organização gastará menos tempo orientando e apoiando-os ao longo do caminho.

– Ser talentoso em seu trabalho: Finalmente, HIPOs em potencial são colaboradores que se destacam em suas funções atuais. Os funcionários mais bem equipados para serem futuros líderes estão sempre trabalhando ao máximo para motivar a si mesmos e aos membros de sua equipe na direção certa.

Desenvolvimento de colaboradores de alto potencial

Quando se trata de desenvolver seus colaboradores de alto potencial, é necessário ter um programa de desenvolvimento forte e confiável. Por onde começar? Uma opção é implementar um programa de mentoria. Ao emparelhar seus HIPOs com um líder mais experiente dentro de sua organização, eles podem aprender as complexidades e nuances das funções de liderança antes de entrar de cabeça. Seu mentor pode oferecer orientação, treinamento e feedback à medida que eles assumem suas novas funções.

Outra estratégia que precisa ser incluída em seu programa de desenvolvimento é um plano de carreira individualizado e customizado para cada colaborador. Planos de carreira focados são uma forma transparente dos funcionários saberem o que o futuro reserva. Eles não apenas verão um roteiro de onde estão e para onde podem chegar dentro de sua organização, mas também garantem a seus colaboradores que você está investindo no futuro deles.

Finalmente, a implementação de programas de aprendizagem online pode beneficiar sua organização. Tais programas são muito úteis, pois não exigem um compromisso tão significativo quanto os programas presenciais. Seus HIPOs podem gerenciar seu aprendizado em seu próprio ritmo e assistir aulas virtuais para refinar as soft skills, habilidades e o conhecimento do setor. Os programas de aprendizagem também permitem que os HIPOs se conectem com outros profissionais com ideias semelhantes, criando uma rede expansiva de suporte e orientação à qual os funcionários podem recorrer em momentos de necessidade.

O desenvolvimento de seus HIPOs é crucial. É importante lembrar que as habilidades de liderança vêm com o tempo, a prática e a experiência. Ao investir os recursos adequados no desenvolvimento de seus colaboradores, você criará uma força de trabalho futura com conhecimento, habilidades e ambição para levar sua empresa ao próximo nível. Lembre-se de que, mesmo quando as opções acima são implementadas, ainda é possível que HIPOs falhem em suas funções. Se eles não tiverem o suporte e o desenvolvimento necessários para ter sucesso em uma função de liderança, pode ser difícil para seus funcionários terem sucesso. Certifique-se de que eles sabem que têm espaço para fazer perguntas e desenvolver suas habilidades. É provável que haja uma curva de aprendizado com uma nova posição, mas com a orientação certa, eles podem ter sucesso.

Lembre-se de que HIPOs não são o mesmo que colaboradores de alto desempenho. Identificar e desenvolver adequadamente colaboradores de alto potencial pode preparar sua organização para o sucesso futuro.

Ter iniciativa, desejo de liderar e ser flexível em ambientes de ritmo acelerado são algumas características que você pode encontrar ao identificar colaboradores de alto potencial. É importante desenvolver esses funcionários, pois eles podem impactar direta e positivamente a receita de sua empresa para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Ao investir em oportunidades de desenvolvimento, oferecer programas de mentoria e criar planos de carreira individualizados, você pode transformar esses HIPOs em futuros líderes.

Desenvolva seus talentos para obter o melhor desempenho! As soluções daTalogy Brasil possuem respaldo científico e resultados comprovados para treinamento, coaching e desenvolvimento que irão ajudá-lo a construir uma força de trabalho mais forte. Para saber mais sobre os benefícios que sua organização ganhará com a implementação de nossas soluções, entre em contato com nossa equipe de especialistas hoje mesmo através do e-mail talogybrasil@talogy.com ou (41) 3075-3400.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?