5 maneiras seguras de melhorar a experiência do seu candidato no processo de seleção

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A corrida para contratar está aumentando, o que significa que os recrutadores estão se concentrando em criar um canal de contratação agradável. Ao atrair e contratar os melhores talentos, as organizações precisam de uma experiência excelente para o candidato, que demonstre por que ele deve querer trabalhar para você. Uma experiência ruim na seleção afeta o tipo de contratação que você pode fazer. 54% dos candidatos a emprego disseram que uma experiência negativa nesse processo os impediria de aceitar uma oferta. Obviamente, a experiência do candidato é um elemento essencial do processo de contratação, mas como você pode começar a aprimorá-la? Temos 5 dicas para ajudá-lo a fazer a bola rolar.

1. Certifique-se de que você está contratando para uma necessidade real

Ao contratar para um cargo em aberto, um propósito claro e uma meta bem definida são os pilares de uma ótima experiência do candidato. Antes que o candidato interaja com o seu anúncio de emprego ou se candidate a uma vaga, você precisa se certificar de que o cargo para o qual está contratando atende a uma necessidade real da sua empresa. Identificar suas necessidades específicas de contratação antes de iniciar o processo de recrutamento o ajudará a otimizar seu fluxo de contratação e conduzir a uma busca de candidatos mais refinada.

Antes de postar a descrição de cargo, você deve:

  • – Avaliar e analisar sua lacuna de habilidades dentro de sua organização – quais habilidades, talentos ou características estão faltando na sua empresa? Como seria o candidato ideal que atenderia a essas necessidades?
  • – Trabalhe com suas equipes para criar um detalhado cargo e descrição de responsabilidades – o que o candidato pode esperar no dia-a-dia? Seja honesto em seus detalhes. Os candidatos desejam saber a realidade de um emprego antes de se candidatar ou fazer uma entrevista para uma vaga.

Ao se preparar com antecedência e entender por que está contratando para uma posição aberta, você pode reduzir as dúvidas de seus novos contratados ou evitar mudar sua estratégia e direção posteriormente. Quando as organizações criam um curso de ação direto para os candidatos, a experiência do candidato se beneficia.

Você sabia: 75% dos profissionais que atualmente trabalham em suas empresas foram influenciados a aceitar a oferta de trabalho devido à experiência positiva que tiveram como candidatos.

2. Torne o processo de inscrição simples

Uma das piores coisas que você pode fazer é tornar o processo de inscrição complexo ou demorado. Na verdade, um processo de inscrição complexo é tão prejudicial para sua estratégia de recrutamento que 60% dos candidatos ao emprego abandonarão a inscrição se o processo for muito longo. Quanto mais simples, melhor.

Seu objetivo como gerente de contratação ou recrutador deve ser criar um processo fácil que atraia e conduza os candidatos ao longo do pipeline. As pessoas estão ocupadas e ninguém quer passar horas se candidatando a uma função. Algumas coisas a fazer:

  • – Certifique-se de que seu anúncio de emprego seja fácil de encontrar nos sites de empregos.
  • – Identifique instruções claras para cada etapa do processo de inscrição.
  • – Se possível, ofereça processos de inscrição com apenas uma etapa.
  • – Analise o processo de inscrição para ver quais partes você pode ou deve remover.
  • – Adote aplicativos compatíveis com dispositivos móveis.

Você sabia: Antes da pandemia, 77% dos recrutadores afirmaram que a experiência de seus candidatos foi excelente, mas 84% ​​dos candidatos afirmaram que tiveram experiências negativas enquanto procuravam emprego. Os gerentes de contratação precisam criar uma experiência mais simplificada e agradável para atrair e reter talentos.

3. Fornecer comunicação consistente

Ligue, mande uma mensagem, um e-mail, seja o que for. Os candidatos a emprego querem apenas uma comunicação consistente e clara sobre o processo de candidatura e as próximas etapas. Quando essa comunicação falha, a experiência do candidato é prejudicada, correndo o risco de você perder o talento principal. Na verdade, 30% dos candidatos a emprego classificaram a comunicação depois de se candidatarem como a mais importante para eles no que diz respeito à experiência do candidato.

Quando um candidato se inscrever a vaga, envie uma mensagem para notificá-lo de que você recebeu a inscrição. Informe a eles um cronograma para quando eles podem esperar uma resposta sua. Algum obstáculo ou barreira causou atrasos em seu processo de contratação? Entre em contato com o candidato, informe-o e forneça um cronograma ajustado que leve em consideração essas mudanças. Quando se trata da experiência do candidato, a comunicação é tudo. É sempre melhor comunicar demais o processo a um candidato do que deixá-lo esperando no escuro.

4. Registre e armazene as informações necessárias do candidato

Ao recrutar para uma vaga em aberto, os gerentes de contratação precisarão organizar e classificar rapidamente muitas informações. Com vários candidatos para uma função disponível, pode ser um desafio manter todas essas informações corretas. Para ter uma experiência positiva do candidato, os recrutadores precisam registrar e armazenar informações sobre os candidatos para que possam ser facilmente referenciados.

Todos em sua equipe de contratação precisam ser capazes de acessar e refletir sobre essas informações para que seu processo de contratação seja consistente em todos os níveis. Além disso, os recrutadores desejam garantir que não solicitem as mesmas informações várias vezes, pois isso resulta em uma experiência pior para o candidato. Apoiando-se em ferramentas para ajudar na coleta e organização de dados, você pode levar a experiência do candidato a um novo nível.

5. Seja honesto no que o candidato pode esperar

Semelhante ao ponto 3 sobre a comunicação durante o processo, ser honesto é sempre a melhor política. No que diz respeito à experiência do candidato, isso é especialmente verdadeiro. 83% dos candidatos dizem que a experiência da seleção seria mais agradável se os empregadores fornecessem um cronograma claro do processo de contratação. Seus candidatos querem saber o que esperar antes de conseguir uma entrevista e o que podem esperar ao trabalhar em sua organização. Pode parecer uma etapa pequena ou simples, mas fornecer informações sobre o que os candidatos podem esperar em cada etapa do processo de contratação ajudará a eliminar falhas de comunicação e manter o andamento do processo de contratação sem problemas.

Uma experiência ruim para o candidato pode custar-lhe uma ótima contratação. Ao tomar as medidas necessárias para criar um processo de contratação agradável, eficiente e simples, você pode atrair mais candidatos e se destacar na competição pelos melhores candidatos.

As avaliações com base científica permitem a tomada de decisões com base em dados, a Caliper pode ajudá-lo a refinar suas metas de contratação e identificar candidatos qualificados já no início do processo. Com os dados do Caliper Analytics e os relatórios de seleção, é possível obter informações sobre as habilidades, comportamentos e dinâmicas de personalidade de um indivíduo em relação a uma função específica, permitindo que você contrate de forma mais estratégica. Para obter mais informações sobre como nossas soluções de seleção podem ajudá-lo a contratar melhores candidatos com mais rapidez, entre em contato com nossa equipe de especialistas para ver a Caliper em ação.

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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