5 soft skills que os colaboradores de suas equipes remotas precisam ter

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Conforme as organizações começam a ver sinais de recuperação da interrupção de 2020, as demandas de contratação estão aumentando. A luta pelos melhores talentos ficará ainda mais acirrada e, sem um plano claro para as práticas de contratação, seus concorrentes alcançarão os melhores candidatos antes de você. Com muitas organizações continuando a adotar um formato de trabalho remoto, híbrido ou flexível, é crucial entender as soft skills, competências e habilidades que os trabalhadores remotos precisam para ter sucesso.

Soft Skills importantes para trabalhadores remotos

A contratação baseada nas soft skills e habilidades sociais é mais eficaz do que a maioria das habilidades técnicas para o sucesso de sua equipe. Você sempre poderá treinar funcionários em seus processos e trabalho técnico, mas as habilidades pessoais são inatas e influenciam diretamente o sucesso de sua equipe. Muitas vezes, tais habilidades são colocadas em segundo plano quando se trata de examinar os candidatos. Compilamos uma lista de 5 soft skills que você deve cultivar e encorajar em seus funcionários remotos para garantir a produtividade.

Comunicação. Em um ambiente de trabalho remoto, habilidades de comunicação inadequadas simplesmente não funcionam. Sem a supervisão de um gerente local, os colaboradores precisam dar prioridade a uma comunicação interna consistente e transparente para manter os colegas de trabalho e a administração atualizados e alinhados. Se um de seus funcionários costuma silenciar-se de vez em quando, você precisará abordar os padrões de comunicação.

Autoconsciência. O trabalho remoto oferece uma grande flexibilidade na jornada de trabalho. Sem ninguém gerenciando diretamente o trabalho dos funcionários, os indivíduos precisam administrar suas responsabilidades e emoções por conta própria. Você está percebendo os membros da equipe sofrendo para cumprir os prazos? Certifique-se de que suas expectativas sejam claras e ensine as pessoas a procurar os primeiros sinais de esgotamento. Reconhecer esses sinais logo no início pode colocar as equipes no caminho certo para o engajamento. Os melhores funcionários remotos são aqueles que têm um conhecimento profundo de seus talentos e do seu bem-estar geral.

Gerenciamento de tempo. Seus colaboradores remotos devem ser capazes de equilibrar a flexibilidade de sua empresa, dando a si próprios a estrutura necessária para concluir suas tarefas. Ter horários de trabalho claramente definidos torna mais fácil saber quando você pode obter uma resposta rápida de sua equipe. Seus funcionários remotos precisam ser capazes de governar a si mesmos e cumprir seus prazos. Você precisa se sentir confiante na capacidade de suas equipes de gerenciar suas tarefas sem microgerenciamento.

Tomada de decisão. Um benefício organizacional do trabalho remoto é que ele oferece uma oportunidade de encontrar futuros líderes fortes. Sua equipe remota deve ser formada por funcionários capazes de tomar suas próprias decisões e apoiá-las. O trabalho remoto oferece mais autonomia, portanto, certifique-se de contratar uma equipe de pensadores inovadores entusiasmados com a iniciativa. Embora algumas tarefas e decisões exijam que os funcionários consultem outros, eles devem ser totalmente capazes de tomar decisões rápidas no dia-a-dia de forma independente.

Flexibilidade. O modo de trabalho viu muitas mudanças recentemente e tudo aconteceu rápido. Funcionários bem-sucedidos conseguiram ficar atentos e se ajustar conforme necessário. As organizações foram forçadas a fazer ajustes rápidos para permanecer lucrativas e seguras. Desde a adoção de um formato de trabalho remoto até a implementação de novas ferramentas de colaboração digital, sua organização provavelmente passou por mudanças significativas e seus funcionários precisam ser flexíveis o suficiente para evoluir com você.

Melhorando as soft skills de suas equipes remotas

Identificar as soft skills e habilidades pessoais que você pretende melhorar em suas equipes remotas é apenas o começo. A criação de oportunidades e programas para ajudar a facilitar esse crescimento manterá seus funcionários engajados e comprometidos com suas funções. Algumas maneiras pelas quais você pode trabalhar para melhorar suas habilidades e de seus colaboradores são:

Invista em um plano de aprendizagem. Seus colaboradores são o seu maior patrimônio e devem ser tratados como tal! É muito mais fácil desenvolver seus funcionários existentes do que contratar novos, portanto, nutrir suas soft skills é do seu interesse. Converse com sua equipe sobre o que eles esperam alcançar em sua carreira e suas aspirações futuras. Não se restrinja apenas a objetivos profissionais – quais habilidades pessoais você também pode desenvolver e aplicar à sua função? Como você planeja refinar essas habilidades?

Investir em um plano de desenvolvimento ajuda a afirmar seu compromisso com o crescimento e oferece estrutura para seus objetivos de desenvolvimento. Treinamentos de desenvolvimento individual são ótimas oportunidades para os funcionários se responsabilizarem por seu crescimento. Eles podem concluir cursos e certificações no ritmo que lhes convém, sem infringir suas atividades e prazos de trabalho. Outra ótima opção é utilizar cursos de desenvolvimento para toda a equipe. Isso permite que você supervisione o crescimento de toda a sua equipe e garanta que todos estejam na mesma página.

Ofereça oportunidades para praticar as habilidades. Vai levar tempo e paciência para refinar as soft skills de sua equipe remota. Seus funcionários estão em constante evolução, assim como seus conjuntos de habilidades. Para crescer na carreira, seus funcionários precisam aproveitar as oportunidades para colocar suas habilidades em prática. Muitas habilidades pessoais transferíveis requerem interação humana e, com o suporte de ferramentas de videoconferência e plataformas sociais, sua equipe ainda pode praticar suas habilidades de comunicação à distância. Permita muitas oportunidades de fornecer feedback, para que você e seus funcionários possam identificar maneiras de melhorar.

Defina expectativas claras. Sua equipe precisa de um plano de ação claro para ter sucesso. Ao gerenciar uma equipe remota, a transparência e a clareza das expectativas e responsabilidades ajudam a manter todos no caminho certo para atingir seus objetivos no local de trabalho. Os funcionários com um conhecimento profundo de suas responsabilidades e como eles atuam no sucesso geral da empresa geralmente estão mais engajados em suas funções. Certifique-se de que todos os membros da equipe tenham acesso a ferramentas de gerenciamento de desempenho para ajudá-los a acompanhar o progresso do trabalho.

Pratique o que você prega. Os melhores líderes são aqueles que dão o exemplo. Se você deseja promover uma cultura ou ética de trabalho específica em sua equipe, seja um modelo de como eles devem se comportar. Comprometa-se a treinar seus funcionários sobre como se responsabilizar e fornecer trabalho de alta qualidade enquanto pratica a autogovernança.

O ano passado nos mostrou que muito mais posições podem ser feitas remotamente do que pensávamos anteriormente. A chave, porém, está em encontrar os funcionários certos que tenham o conjunto de habilidades necessário para serem responsáveis e engajados. Usando o Perfil Caliper, você pode utilizar nossas avaliações de personalidade baseadas na ciência e triagem pré-contratação para garantir que está entrevistando e contratando as pessoas certas para sua empresa. Nossos dados podem ser usados em todo o ciclo de vida do funcionário, incluindo seleção, desenvolvimento, promoção e formação de equipe. Para obter mais informações, entre em contato com nossa equipe de especialistas para ver o que o Caliper pode fazer pela sua empresa!

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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