As 7 regras cruciais para uma gestão eficaz de trabalhadores remotos

Compartilhar

Você está pronto para o gerenciamento remoto de longo prazo? Enquanto algumas empresas se concentraram em formar equipes remotas no curto prazo ao longo do ano passado, 84% dos colaboradores atuais preferem trabalhar remotamente e esperam que esse privilégio permaneça. O trabalho remoto veio para ficar e, naturalmente, é hora de atualizar suas habilidades de gerenciamento para se adequar melhor ao local de trabalho virtual. 

Confira as 7 regras principais da Caliper para gerenciamento remoto eficaz a longo prazo:

1. Fique cara a cara

A primeira regra do gerenciamento remoto eficaz: em caso de dúvida, recorra a uma chamada.

Mais da metade da comunicação humana é não verbal. E todos nós já interpretamos mal o tom ou as intenções de alguém em um e-mail ou bate-papo de trabalho. Quando você não está fisicamente no escritório, manter pistas visuais, especialmente para projetos não mapeados e novos processos, é essencial. No nível de gerenciamento, isso pode significar delinear tarefas de forma eficaz. Mas, sem dúvida, mais importante, isso significa sua capacidade de avaliar a motivação, os níveis de esgotamento e a reação de sua equipe às instruções ou às notícias da empresa.

Ao primeiro sinal de confusão, incentive sua equipe a atender uma chamada e estabeleça o precedente de câmeras ligadas. Identificar e abordar quaisquer pistas não-verbais preocupantes é sua oportunidade de consertar o desengajamento antes que piore.

2. Abra espaço para conversa fiada

Por respeito ao tempo de todos e à carga de trabalho única, pode ser fácil fazer videochamadas curtas e agradáveis. Às vezes, é até melhor para se concentrar na tarefa em questão. No entanto, se isso é tudo que toda videochamada é, você está evitando uma parte crítica do gerenciamento. 70% dos funcionários afirmam que os amigos no trabalho são o elemento mais importante para uma vida profissional feliz. Então não é apenas benéfico dar espaço à sua equipe para se relacionar – é do seu interesse construir relacionamento com cada membro de sua equipe. O relacionamento entre os membros da equipe e a gerência o ajudará a resolver os problemas juntos, aprender a identificar essas pistas não-verbais e construir confiança.

3. Mantenha uma política de portas abertas para check-ins

A mudança do trabalho interno para o remoto removeu algo que não pode ser substituído – a capacidade de perceber quando um colega de trabalho ou líder tem um tempo de inatividade e a chance para “aparecer” e casualmente trazer insights, preocupações e questões gerais. O local de trabalho virtual está pronto para feedback potencial ou pode fazer a inovação passar despercebida.

Dica: bloqueie uma janela semanal de uma hora em sua agenda para check-ins casuais com sua equipe. Não há necessidade de tornar isso um requisito – incentive sua equipe a agendar um check-in, mesmo que seja apenas para dizer “Oi”.

4. Aumente o reconhecimento

O especialista da Consultoria Gartner, Brian Kropp, diz que o desejo dos funcionários de serem reconhecidos por suas contribuições aumentou em 30% durante o período da pandemia. Os colaboradores precisam de reconhecimento por seus esforços no cenário remoto para manter o engajamento e o alinhamento com os objetivos gerais da empresa. Mantenha um reconhecimento consistente pelos esforços individuais, tanto publicamente quanto durante os check-ins individuais, para que saibam que seu trabalho não passa despercebido.

5. Foco nos resultados, não em processos

76% dos colaboradores estariam mais dispostos a permanecer com seu empregador atual se pudessem trabalhar em horários flexíveis. Os funcionários ficam felizes em estar em uma empresa que valoriza sua vida pessoal. Isso significa a possibilidade de buscar as crianças na escola, ir a compromissos e ajustar seus horários para refletir seus horários mais produtivos.

O trabalho remoto e flexível permite que os funcionários trabalhem em seu espaço de trabalho e velocidade ideais. Algumas pessoas trabalham devagar e com firmeza em seus resultados, e outras trabalham em sprints. Com o gerenciamento remoto, concentre-se nos resultados finais em vez da jornada dos funcionários para chegar lá, pois provavelmente será diferente para todos.

6. Reforce a cultura e os valores

Sua equipe deve permanecer conectada aos valores da empresa por meio de seu espaço de trabalho em casa. A cultura organizacional deve ser transmitida por meio de cada e-mail, videochamada e anúncio. A cultura da empresa muitas vezes pode ser uma prioridade para quem procura emprego. E quando um candidato pode optar por trabalhar em qualquer lugar do conforto de sua casa, oferecer uma cultura divertida é de seu interesse se você deseja permanecer competitivo no mercado de talentos.

Além disso, esse alinhamento resulta em resultados de negócios mais positivos. Definindo e reforçando claramente sua cultura e valores por meio da gestão, os funcionários remotos provavelmente se sentirão mais engajados, motivados e alinhados com as metas organizacionais.

7. Ofereça treinamentos baseado em competências

Ao gerenciar trabalhadores remotos, manter o envolvimento dos colaboradores é fundamental. E 80% dos funcionários afirmam que as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento os ajudariam a se sentir mais engajados no trabalho. Colaboradores remotos não querem apenas um horário flexível, mas também querem flexibilidade em seu aprendizado e desenvolvimento.

Com o treinamento baseado em competências, as empresas podem fornecer um modelo individualizado em que os alunos não ficam restritos a prazos ou conteúdo único para digerir. Em vez disso, eles obtêm microaprendizado que pode ser aproveitado e que visa habilidades específicas com um modelo individualizado para que equipes remotas possam aprimorar suas habilidades únicas em seu próprio ritmo.

Para saber como o Caliper pode turbinar suas estratégias de desenvolvimento de funcionários em um cenário remoto, entre em contato com um de nossos consultores.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?