As 7 regras cruciais para uma gestão eficaz de trabalhadores remotos

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Você está pronto para o gerenciamento remoto de longo prazo? Enquanto algumas empresas se concentraram em formar equipes remotas no curto prazo ao longo do ano passado, 84% dos colaboradores atuais preferem trabalhar remotamente e esperam que esse privilégio permaneça. O trabalho remoto veio para ficar e, naturalmente, é hora de atualizar suas habilidades de gerenciamento para se adequar melhor ao local de trabalho virtual. 

Confira as 7 regras principais da Caliper para gerenciamento remoto eficaz a longo prazo:

1. Fique cara a cara

A primeira regra do gerenciamento remoto eficaz: em caso de dúvida, recorra a uma chamada.

Mais da metade da comunicação humana é não verbal. E todos nós já interpretamos mal o tom ou as intenções de alguém em um e-mail ou bate-papo de trabalho. Quando você não está fisicamente no escritório, manter pistas visuais, especialmente para projetos não mapeados e novos processos, é essencial. No nível de gerenciamento, isso pode significar delinear tarefas de forma eficaz. Mas, sem dúvida, mais importante, isso significa sua capacidade de avaliar a motivação, os níveis de esgotamento e a reação de sua equipe às instruções ou às notícias da empresa.

Ao primeiro sinal de confusão, incentive sua equipe a atender uma chamada e estabeleça o precedente de câmeras ligadas. Identificar e abordar quaisquer pistas não-verbais preocupantes é sua oportunidade de consertar o desengajamento antes que piore.

2. Abra espaço para conversa fiada

Por respeito ao tempo de todos e à carga de trabalho única, pode ser fácil fazer videochamadas curtas e agradáveis. Às vezes, é até melhor para se concentrar na tarefa em questão. No entanto, se isso é tudo que toda videochamada é, você está evitando uma parte crítica do gerenciamento. 70% dos funcionários afirmam que os amigos no trabalho são o elemento mais importante para uma vida profissional feliz. Então não é apenas benéfico dar espaço à sua equipe para se relacionar – é do seu interesse construir relacionamento com cada membro de sua equipe. O relacionamento entre os membros da equipe e a gerência o ajudará a resolver os problemas juntos, aprender a identificar essas pistas não-verbais e construir confiança.

3. Mantenha uma política de portas abertas para check-ins

A mudança do trabalho interno para o remoto removeu algo que não pode ser substituído – a capacidade de perceber quando um colega de trabalho ou líder tem um tempo de inatividade e a chance para “aparecer” e casualmente trazer insights, preocupações e questões gerais. O local de trabalho virtual está pronto para feedback potencial ou pode fazer a inovação passar despercebida.

Dica: bloqueie uma janela semanal de uma hora em sua agenda para check-ins casuais com sua equipe. Não há necessidade de tornar isso um requisito – incentive sua equipe a agendar um check-in, mesmo que seja apenas para dizer “Oi”.

4. Aumente o reconhecimento

O especialista da Consultoria Gartner, Brian Kropp, diz que o desejo dos funcionários de serem reconhecidos por suas contribuições aumentou em 30% durante o período da pandemia. Os colaboradores precisam de reconhecimento por seus esforços no cenário remoto para manter o engajamento e o alinhamento com os objetivos gerais da empresa. Mantenha um reconhecimento consistente pelos esforços individuais, tanto publicamente quanto durante os check-ins individuais, para que saibam que seu trabalho não passa despercebido.

5. Foco nos resultados, não em processos

76% dos colaboradores estariam mais dispostos a permanecer com seu empregador atual se pudessem trabalhar em horários flexíveis. Os funcionários ficam felizes em estar em uma empresa que valoriza sua vida pessoal. Isso significa a possibilidade de buscar as crianças na escola, ir a compromissos e ajustar seus horários para refletir seus horários mais produtivos.

O trabalho remoto e flexível permite que os funcionários trabalhem em seu espaço de trabalho e velocidade ideais. Algumas pessoas trabalham devagar e com firmeza em seus resultados, e outras trabalham em sprints. Com o gerenciamento remoto, concentre-se nos resultados finais em vez da jornada dos funcionários para chegar lá, pois provavelmente será diferente para todos.

6. Reforce a cultura e os valores

Sua equipe deve permanecer conectada aos valores da empresa por meio de seu espaço de trabalho em casa. A cultura organizacional deve ser transmitida por meio de cada e-mail, videochamada e anúncio. A cultura da empresa muitas vezes pode ser uma prioridade para quem procura emprego. E quando um candidato pode optar por trabalhar em qualquer lugar do conforto de sua casa, oferecer uma cultura divertida é de seu interesse se você deseja permanecer competitivo no mercado de talentos.

Além disso, esse alinhamento resulta em resultados de negócios mais positivos. Definindo e reforçando claramente sua cultura e valores por meio da gestão, os funcionários remotos provavelmente se sentirão mais engajados, motivados e alinhados com as metas organizacionais.

7. Ofereça treinamentos baseado em competências

Ao gerenciar trabalhadores remotos, manter o envolvimento dos colaboradores é fundamental. E 80% dos funcionários afirmam que as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento os ajudariam a se sentir mais engajados no trabalho. Colaboradores remotos não querem apenas um horário flexível, mas também querem flexibilidade em seu aprendizado e desenvolvimento.

Com o treinamento baseado em competências, as empresas podem fornecer um modelo individualizado em que os alunos não ficam restritos a prazos ou conteúdo único para digerir. Em vez disso, eles obtêm microaprendizado que pode ser aproveitado e que visa habilidades específicas com um modelo individualizado para que equipes remotas possam aprimorar suas habilidades únicas em seu próprio ritmo.

Para saber como o Caliper pode turbinar suas estratégias de desenvolvimento de funcionários em um cenário remoto, entre em contato com um de nossos consultores.

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Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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