Engajando e desenvolvendo seus colaboradores remotos

Compartilhar


No último ano, 55%* das empresas americanas ofereceram alguma forma de trabalho remoto aos seus colaboradores. Essa flexibilidade adicional nos horários de trabalho foi bem recebida pela maioria dos trabalhadores americanos, com 65%* dos trabalhadores remotos declarando que têm um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional agora do que quando trabalhavam anteriormente no local.

Mas, o trabalho remoto não é para todos e as estratégias de engajamento de funcionários remotos requerem um pouco de planejamento e estrutura.

Embora a liberdade extra na programação seja boa, alguns colaboradores se sentem isolados ou afastados de sua equipe. Além disso, sem uma estrutura de trabalho remota sólida, os funcionários podem sentir falta de supervisão e responsabilidade. Abaixo, apresentamos três sugestões do que os líderes podem fazer para implementar mais estrutura em suas funções de trabalho para atender aqueles que preferem o escritório.

1. Analise e avalie sua estrutura atual

Provavelmente, sua organização está trabalhando remotamente há um bom tempo nos últimos 12 meses. Embora o trabalho remoto possa ser benéfico para muitas organizações e frequentemente rende taxas de produtividade dos funcionários mais altas, uma hierarquia de trabalho remoto mal estruturada pode desacelerar os negócios e causar frustração. Os líderes precisam avaliar consistentemente a eficácia de suas estruturas de local de trabalho e identificar áreas para melhoria.

Certifique-se de que a estrutura de seu local de trabalho funcione para as funções e operações diárias de suas equipes. Você está fornecendo as ferramentas e os recursos necessários para que seus departamentos de finanças e compras colaborem nos orçamentos? O seu departamento de marketing se sente adequadamente envolvido com a equipe de vendas? A estrutura de sua organização deve ser claramente definida e informada a todas as partes envolvidas. Para ter sucesso em suas funções, suas equipes remotas precisam entender a hierarquia de sua organização. Quando você expressa claramente suas expectativas em relação a seus funcionários, eles sentem mais lealdade e motivação para entregar um trabalho de alta qualidade.

Dica: uma maneira de gerenciar o sentimento de suas equipes é usar pesquisas organizacionais. Esses questionários rápidos ajudarão a esclarecer se sua estrutura e políticas estão funcionando conforme o esperado. Verifique frequentemente com seus funcionários para certificar-se de que você está incentivando um espaço de trabalho de suporte e produtivo.

2. Ferramentas colaborativas de gerenciamento de desempenho

Sem responsabilidade adicional, suas equipes remotas sofrerão. Os locais de trabalho prosperam quando os funcionários entendem claramente as expectativas e podem acompanhar o progresso de suas tarefas em tempo real. Uma ferramenta de gerenciamento de desempenho colaborativa e perspicaz será sua melhor amiga quando se trata de equipes remotas.

Os gerentes precisam ter acesso aos dados para checar se seus funcionários estão permanecendo na tarefa e cumprindo as metas conforme necessário. As ferramentas de gestão de desempenho permitem que os gerentes vejam o progresso de suas equipes, analisem o desempenho com base em dados históricos e avaliem a qualidade e a quantidade de trabalho que seus funcionários podem gerenciar. Mas, apenas ter acesso a essas informações não é suficiente. Os líderes precisam se basear nessas informações para fornecer feedback de desempenho significativo e oportuno.

Não é segredo que os funcionários desejam um feedback consistente de seus empregadores. No entanto, 50%* dos funcionários remotos americanos afirmam que não recebem tanto feedback agora em comparação com quando trabalhavam no local. Os líderes precisam aproveitar as oportunidades para reconhecer o excelente trabalho ou oferecer conselhos sobre como melhorar o desempenho. Isso não apenas reafirma seu interesse no desenvolvimento de seus funcionários, mas também ajuda a prevenir isolamentos no setor. Ao fornecer feedback e conselhos, você pode aumentar o número de novos funcionários engajados para assumir responsabilidades adicionais.

3. Incentive a comunicação informal e a estrutura

Conforme você e sua equipe navegam no trabalho remoto, é essencial criar uma estrutura formal para seus dias. Sua estrutura formal consiste em todas as atividades que são políticas organizacionais oficiais, como reuniões diárias, prazos semanais e a estrutura de liderança de seu negócio. É imperativo criar uma estrutura formal clara e transparente, mas o trabalho não para por aí. As organizações também precisam ter um papel ativo na criação de uma cultura e estrutura informal que incentive conversas e conexões entre os funcionários.

Ao contrário de sua estrutura formal, sua estrutura informal deve ser menos sobre políticas organizacionais e mais sobre construção de relacionamento. Muitos funcionários que trabalharam remotamente citaram sentimentos de solidão. A estrutura informal que você cria em sua organização pode ajudar a reduzir esses sentimentos de isolamento. Ter conversas estruturadas de forma consistente com seus funcionários e colegas de trabalho estimulará o engajamento dos funcionários, aumentando a produtividade no local de trabalho.

Ao observar as estruturas informais do local de trabalho, certifique-se de oferecer amplas oportunidades de comunicação com seus funcionários. Embora essas conversas não precisem ser programadas de forma consistente em sua agenda a cada semana, elas precisam estar disponíveis de forma confiável. Marque um check-in rápido com sua equipe ou agende uma reunião do Zoom para conversar cara a cara. Garanta que seus funcionários tenham acesso e estejam usando plataformas de comunicação interna e aplicativos de mensagens instantâneas para facilitar conversas rápidas com os membros da equipe. A comunicação informal lembra aos funcionários que eles ainda são uma parte essencial de uma equipe maior com objetivos comuns, embora estejam trabalhando remotamente.

Embora os colaboradores tenham expressado seu apreço por ambientes de trabalho flexíveis, você precisa se certificar de que possui uma estrutura robusta e resiliente para manter aqueles que preferem uma experiência individual de engajamento e conexão. Seus funcionários querem se sentir conectados à sua equipe e às metas organizacionais abrangentes e precisam de estratégias remotas de engajamento de funcionários para ajudar. Os líderes precisam garantir que estão fornecendo ferramentas e recursos amplos para facilitar a colaboração e a comunicação. Apoiando-se em ferramentas de gerenciamento de desempenho digital, os líderes podem rastrear facilmente o progresso de suas equipes e lidar com quaisquer desafios ou armadilhas antes que surjam problemas.

Usando nosso Perfil Caliper, os gerentes podem entender melhor os motivadores e as competências de suas equipes remotas. Nossas avaliações com base científica podem ser usadas para fornecer feedback direto, oferecer suporte de coaching contínuo e até mesmo desenvolver habilidades de trabalho. Você está interessado em como a Caliper pode ajudá-lo a refinar o desenvolvimento de seus funcionários e estratégias de coaching? Fale com nossa equipe de especialistas e comece hoje mesmo!

(*Dados levantados pela Caliper Estados Unidos.)

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?