Introvertidos, extrovertidos e o resto de nós

Compartilhar

“Você é introvertido ou extrovertido?”

Essa é a chamada de tantos testes de personalidade online, e por que não? As pessoas gostam de falar sobre si mesmas (especialmente em forma de questionário, ao que parece). Não importa se você já sabe se é reservado ou extrovertido. Às vezes, você precisa validar respondendo: O que você prefere fazer na sexta à noite? A) Cantar em um karaokê –ou– B) Assistir Netflix sozinho com seu gato.

Quando se trata de contratar pessoas, os empregadores querem informações sobre candidatos introvertidos e extrovertidos também, e muitos sites e blogs de negócios ficarão felizes em atender.

No entanto, esses dois estilos de personalidade não são tão nitidamente divididos. Ou seja, há mais nuances e dimensões na dinâmica interpessoal do que pode ser descrito por uma única escala ou ser listado em uma de duas categorias amplas.

Em vez de um botão liga / desliga, pense na dinâmica interpessoal como um painel de controles com uma fileira de botões de ajuste. Um ajuste para empatia. Um para autoconfiança. Outro para orientação de serviço. Abertura. Ceticismo. O grau em que você demonstra essas qualidades afetará como você interage (e é percebido) socialmente.

Um artigo em um site de negócios popular afirma que os extrovertidos se voluntariam para projetos em grupo e que os introvertidos ficam irritados quando interrompidos de uma tarefa. Outro diz que os introvertidos gostam de desafios intelectuais e que os extrovertidos respondem bem a reuniões frequentes.

Esse é o momento que esses sites se enganam e não oferecem bons conselhos.

Certamente, existem dados por aí que mostram que muitos introvertidos realmente gostam de desafios intelectuais. Mas também há dados que mostram que pensadores analíticos e criativos também podem ser extrovertidos. Além disso, muitos introvertidos exibem uma forte motivação para o serviço e gostam de ser voluntários e muitos extrovertidos ficam frustrados com a interrupção. Em outras palavras, depende da pessoa e de seu conjunto de qualidades interpessoais. As pessoas respondem a estímulos sociais com base em sua mistura geral de atributos interpessoais, não necessariamente por causa de uma dicotomia introvertido / extrovertido.

Na Caliper, nós dividimos isso ainda mais com uma dinâmica “sociável” para medir a construção de relacionamento e uma dinâmica “extrovertida” para avaliar o conforto em conhecer novas pessoas e interagir em ambientes de grupo. Pessoas com pontuação baixa em sociabilidade e alta em comunicação no Perfil Caliper podem jogar a dicotomia introvertido / extrovertido no lixo, uma vez que mostram atributos de ambos em igual medida.

Se você é um empregador, você vai querer descobrir toda a gama de dinâmica interpessoal de seus candidatos. Então você realmente saberá quem responde bem aos desafios intelectuais, quem gosta de ser voluntário, quem fica mal humorado quando interrompido e quem gosta de reuniões frequentes. Essas respostas, você não terá com testes online.

Saiba como o Perfil Caliper pode te entregar dados valiosos e completos para tornar seu processo de contratação mais assertivo.

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper