Introvertidos, extrovertidos e o resto de nós

Compartilhar

“Você é introvertido ou extrovertido?”

Essa é a chamada de tantos testes de personalidade online, e por que não? As pessoas gostam de falar sobre si mesmas (especialmente em forma de questionário, ao que parece). Não importa se você já sabe se é reservado ou extrovertido. Às vezes, você precisa validar respondendo: O que você prefere fazer na sexta à noite? A) Cantar em um karaokê –ou– B) Assistir Netflix sozinho com seu gato.

Quando se trata de contratar pessoas, os empregadores querem informações sobre candidatos introvertidos e extrovertidos também, e muitos sites e blogs de negócios ficarão felizes em atender.

No entanto, esses dois estilos de personalidade não são tão nitidamente divididos. Ou seja, há mais nuances e dimensões na dinâmica interpessoal do que pode ser descrito por uma única escala ou ser listado em uma de duas categorias amplas.

Em vez de um botão liga / desliga, pense na dinâmica interpessoal como um painel de controles com uma fileira de botões de ajuste. Um ajuste para empatia. Um para autoconfiança. Outro para orientação de serviço. Abertura. Ceticismo. O grau em que você demonstra essas qualidades afetará como você interage (e é percebido) socialmente.

Um artigo em um site de negócios popular afirma que os extrovertidos se voluntariam para projetos em grupo e que os introvertidos ficam irritados quando interrompidos de uma tarefa. Outro diz que os introvertidos gostam de desafios intelectuais e que os extrovertidos respondem bem a reuniões frequentes.

Esse é o momento que esses sites se enganam e não oferecem bons conselhos.

Certamente, existem dados por aí que mostram que muitos introvertidos realmente gostam de desafios intelectuais. Mas também há dados que mostram que pensadores analíticos e criativos também podem ser extrovertidos. Além disso, muitos introvertidos exibem uma forte motivação para o serviço e gostam de ser voluntários e muitos extrovertidos ficam frustrados com a interrupção. Em outras palavras, depende da pessoa e de seu conjunto de qualidades interpessoais. As pessoas respondem a estímulos sociais com base em sua mistura geral de atributos interpessoais, não necessariamente por causa de uma dicotomia introvertido / extrovertido.

Na Talogy, nós dividimos isso ainda mais com uma dinâmica “sociável” para medir a construção de relacionamento e uma dinâmica “extrovertida” para avaliar o conforto em conhecer novas pessoas e interagir em ambientes de grupo. Pessoas com pontuação baixa em sociabilidade e alta em comunicação no Perfil Caliper podem jogar a dicotomia introvertido / extrovertido no lixo, uma vez que mostram atributos de ambos em igual medida.

Se você é um empregador, você vai querer descobrir toda a gama de dinâmica interpessoal de seus candidatos. Então você realmente saberá quem responde bem aos desafios intelectuais, quem gosta de ser voluntário, quem fica mal humorado quando interrompido e quem gosta de reuniões frequentes. Essas respostas, você não terá com testes online.

Saiba como o Perfil Caliper pode te entregar dados valiosos e completos para tornar seu processo de contratação mais assertivo.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?