Competências: A poderosa espada do desenvolvimento da equipe

Compartilhar

Não há nada profundo em dizer “O trabalho em equipe eficaz é fundamental para o sucesso”. Quer estejamos falando sobre projetos de pequenos grupos, um departamento inteiro ou uma colaboração em toda a empresa, todos nós sabemos que uma equipe bem sincronizada pode melhorar a produtividade e reduzir o desperdício.

O que parece ótimo, mas como vamos chegar lá? Contrate as pessoas certas? Bem, sim, mas temos dito isso há mais de 50 anos. Vamos nos aprofundar mais.

Para começar, por que existe uma equipe? Para cumprir uma meta que está além do alcance de uma só pessoa. Por que existe a meta da equipe? Porque uma pessoa criativa teve uma ideia. Que depois contou ao seu gestor, que é conhecido por fazer um bom jogo com outros gestores.

A pessoa que teve a ideia é um criador. O gestor é um campeão, o influenciador muitas vezes necessário para fazer com que as pessoas apoiem uma ideia e, mais importante, para fazer a empresa abrir a carteira e financiar o projeto. Uma equipe é formada a mando do referido gestor. É uma equipe de pessoas que são especialistas de alto nível no assunto. O gestor marca uma reunião em que as pessoas que têm ideias lançam novas ideias. Todo mundo acha que sua própria ideia é a melhor. Eles discutem. Acontece que também é o “dia da fantasia medieval” (eu disse que eles eram criativos). Na carnificina que se seguiu, muitas pessoas das ideias são arranhadas por espadas de plástico. A política de RH banindo as armas de aço mostrou-se eficaz em limitar as baixas, mas, fora isso, nada foi feito.

Essa equipe não contava com facilitadores para garantir que suas reuniões fossem produtivas e devidamente mediadas (e sem derramamento de sangue). Além disso, era necessário que os implementadores levassem as ideias do conceito à realidade por meio da execução da tarefa.

As empresas muitas vezes cometem o erro de selecionar membros da equipe com base em listas de qualificações, em vez de avaliar como cada pessoa pode contribuir para a diversidade de ideias e talentos. Uma equipe forte precisa de uma mistura de campeões, criadores, implementadores e facilitadores, e o Perfil Caliper é uma ótima ferramenta para determinar como um determinado membro da equipe pode contribuir efetivamente para o esforço da equipe e quão bem esse membro da equipe se encaixa nas diferentes funções da equipe.

Com o banco de dados da Biblioteca de Competências do Perfil Caliper, podemos ver muito mais profundamente as complexidades da dinâmica de equipe do que nunca. Qualquer uma das 56 competências de trabalho baseadas em comportamentos na biblioteca pode ser mapeada para os resultados do Perfil de um membro da equipe, não apenas para descobrir os principais motivadores da personalidade, mas também para prever como esse membro da equipe atuará dentro de uma função designada. Por exemplo, “campeões” podem ser mais eficazes quando pontuam alto em competências como Influência e Persuasão e Comunicação, enquanto “implementadores” podem precisar se destacar nas competências rotuladas de Planejamento e Definição de Prioridades e Gerenciamento de Processos

Como as competências da biblioteca do Perfil Caliper devem ser especificadas, um cenário no mundo real de desenvolvimento de equipes será determinado pelos consultores da Caliper e a empresa contratante. É suficiente dizer que as competências baseadas em comportamento podem ajudar os líderes de equipe a gerenciar seu capital humano existente de forma mais eficaz, ao mesmo tempo que permitem que os profissionais de RH tenham uma visão além das habilidades baseadas em tarefas ao buscar preencher as lacunas da equipe fora da organização.

Ao aplicar as competências da Caliper para alinhar efetivamente o talento da equipe, as empresas podem promover resultados mais produtivos e se posicionar de forma mais competitiva no mercado. A armadura passa ser opcional.

Na Caliper está preparada para ajudá-lo a formar equipes guerreiras melhores e bem-sucedidas em sua organização. Com nossa experiência dinâmica, podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para construir colaboração e trabalho em equipe, ao mesmo tempo que atende às metas de sua organização. Comece hoje para aprender mais sobre como a Caliper pode ajudá-lo a construir e desenvolver suas equipes. 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?