5 dicas para formar melhores equipes

Compartilhar

 
A principal responsabilidade dos gerentes de equipe é descobrir como construir equipes de sucesso que alinhem bem as habilidades essenciais e as funções individuais e também saibam como colaborar de forma eficaz. É essencial ao criar equipes que os gerentes considerem as habilidades de que precisam, as personalidades necessárias para ocupar as vagas, os recursos disponíveis e os recursos necessários. Como eles constroem uma equipe harmoniosa e de alto desempenho? Aqui estão 5 maneiras de garantir que os gerentes possam formar uma equipe de sucesso:

1. Contrate o talento certo 

Encontrar as pessoas certas para a sua empresa não é uma tarefa simples. Quando se trata de contratar as pessoas certas, encontrar candidatos com as soft skills e competências adequadas é tão importante quanto possuir uma habilidade ou experiência específica. Para uma equipe completa, os gerentes também devem buscar candidatos com diversos estilos, perspectivas e pontos fortes. O desafio, no entanto, é que encontrar soft skills é muito mais difícil do que encontrar competências específicas. Mas as avaliações de personalidade, como o Perfil Caliper, são uma ferramenta valiosa para descobrir e compreender os pontos fortes e motivações inerentes de seus funcionários. Aproveitar o Perfil Caliper para formar equipes permite que os gerentes avaliem as atitudes, comportamentos e desempenho de um candidato no trabalho. Aproximadamente 82% das empresas usam algum tipo de teste de avaliação pré-contratação durante o processo de contratação, mas isso não significa que também não valham a pena além da contratação. Ao incluir essas avaliações nos esforços de construção de equipes, os gerentes podem identificar as melhores pessoas para se juntarem a suas equipes. 

Algumas características principais a serem observadas nos integrantes de uma equipe de sucesso

  • – Orientado para objetivos: os integrantes de equipe mais eficazes definem, implementam e controlam objetivos para aumentar a produtividade e a eficiência.
  • – Comprometidos com suas funções: os indivíduos que desempenham funções com base em seus pontos fortes costumam ser colaboradores altamente motivados. 
  • – Mente aberta: Encontrar candidatos que possam ajustar funções e responsabilidades de acordo com as necessidades de um projeto ou tarefa são cruciais para o sucesso de qualquer equipe. Além disso, os membros da equipe interessados ​​em desafiar suas habilidades estão abertos para aprender e desenvolver sua carreira. 
  • – Perspectivas e experiências diversas: como a diversidade tende a estimular a criatividade e a inovação, as equipes que possuem um amplo espectro de experiências e opiniões podem desempenhar seu potencial máximo e elevar os indivíduos ao longo do caminho. 
  • – Cultura compartilhada: independentemente de seus candidatos compartilharem uma semelhança com a cultura da empresa ou com a cultura do grupo, as equipes que compartilham a mesma missão ou conjunto de valores costumam ser mais motivadas. 
  • – Responsabilidade e prestação de contas: quando as equipes compartilham um conjunto de valores e objetivos, cada membro da equipe pode seguir o mesmo padrão. 
  • – Comunicadores claros: bons comunicadores são capazes de explicar facilmente suas ideias de maneiras que façam sentido para os outros. Além disso, bons comunicadores podem ouvir e receber feedback melhor para atender aos objetivos e missão da empresa. 

2. Incentive a transparência 

É essencial promover a transparência para melhorar cada etapa dos canais de comunicação de sua equipe. Isso pode variar de como os colegas de equipe distribuem e discutem as tarefas atribuídas até como os outros expressam suas opiniões e pensamentos nas reuniões. Incentivar um canal simplificado e aberto para colaboração e feedback irá construir confiança, abrir linhas de comunicação e identificar quaisquer lacunas ou obstáculos que precisam ser resolvidos. Além disso, o incentivo ao feedback construtivo nas equipes e gerentes permite que a comunicação se torne uma via de mão dupla e ajuda a melhorar a função geral da equipe. Crie um espaço seguro para os membros da equipe falarem – tanto sabendo que serão ouvidos quando tiverem uma sugestão ou preocupação, mas também que não serão duramente criticados por seus colegas de equipe com base nas expectativas e diretrizes de comunicação que foram ajustados.

3. Defina metas claras 

Depois que um gerente seleciona os companheiros de equipe perfeitos e define os padrões de comunicação, o próximo passo vital para a produtividade e eficácia é que os gerentes devem definir metas e expectativas claras para a equipe. Quer seja um grande projeto ou uma pequena tarefa, cada membro da equipe deve saber exatamente quais são suas responsabilidades, quais objetivos eles precisam cumprir e a meta final ou resultado desejado para o projeto ou tarefa. Sem definir metas sistemáticas, as equipes podem ficar aquém dos resultados pretendidos porque não são capazes de ver o quadro geral e decidir como utilizar melhor seus recursos e ativos mais valiosos para atingir seus objetivos. Cada membro da equipe deve compreender como seu trabalho contribui para o resultado geral. Aqueles que não têm certeza sobre sua função ou como ela atende ao objetivo final não serão capazes de realizar seu melhor trabalho. Isso ajudará a preparar um esboço detalhado para cada posição em sua equipe, para um projeto, ou detalhes de como a equipe deve funcionar junta ao longo do tempo, se eles não forem baseados em projetos, mas uma força-tarefa ou departamento contínuo. O importante é que todos conheçam precisamente sua responsabilidade e como isso contribui para o quadro geral. 

4. Avalie cada função 

Com cada membro da equipe trazendo algo único para a mesa, tratar cada função como uma parte essencial de sua operação é crucial para como suas equipes irão operar. Cada membro deve sempre sentir que seu trabalho é importante, sem nunca hesitar em saber por que está na equipe. Ao implementar um senso de propósito em cada funcionário, o desempenho e o engajamento aumentam. Por outro lado, quando os funcionários sentem que seu papel carece de valor ou não faz sentido para a equipe, eles correm o risco de desinteresse e baixo moral. Essas coisas tornam mais difícil para eles completarem suas tarefas e executarem suas habilidades. Com uma visão clara de por que eles são vitais para o sucesso da equipe, os membros de sua equipe podem manter a motivação e a energia necessárias para concluir seu trabalho e executar com seus pontos fortes.

5. Acolha uma liderança forte 

Uma equipe de sucesso começa com um líder adaptável que pode construir pontes e distribuir funcionários em posições que melhor correspondam a seus pontos fortes. Os líderes adaptáveis ​​têm a capacidade de facilitar a comunicação e ajudar os membros individuais a se alinharem com as necessidades de sua equipe e organização. Ao exibir um estilo de liderança que se concentra em valores compartilhados e incentiva interações mutuamente benéficas, qualquer gerente pode ajudar os indivíduos a se unirem em uma equipe dinâmica e coesa. 

Construir a equipe certa leva tempo. Selecionar, organizar e desenvolver uma equipe que está comprometida em trabalhar em conjunto para atingir os objetivos do grupo e da organização não é fácil, mas com o líder certo no lugar, cada equipe pode executar a estratégia da organização por meio da coordenação e comunicação baseada em valores e colaboração. 

Na Talogy, queremos ajudá-lo a construir equipes melhores e bem-sucedidas em sua organização. Com nossa experiência dinâmica, podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para construir colaboração e trabalho em equipe, ao mesmo tempo que atende às metas de sua organização. Comece hoje para aprender mais sobre como a Talogy pode ajudá-lo a construir e desenvolver suas equipes. 

 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?