5 dicas para formar melhores equipes

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A principal responsabilidade dos gerentes de equipe é descobrir como construir equipes de sucesso que alinhem bem as habilidades essenciais e as funções individuais e também saibam como colaborar de forma eficaz. É essencial ao criar equipes que os gerentes considerem as habilidades de que precisam, as personalidades necessárias para ocupar as vagas, os recursos disponíveis e os recursos necessários. Como eles constroem uma equipe harmoniosa e de alto desempenho? Aqui estão 5 maneiras de garantir que os gerentes possam formar uma equipe de sucesso:

1. Contrate o talento certo 

Encontrar as pessoas certas para a sua empresa não é uma tarefa simples. Quando se trata de contratar as pessoas certas, encontrar candidatos com as soft skills e competências adequadas é tão importante quanto possuir uma habilidade ou experiência específica. Para uma equipe completa, os gerentes também devem buscar candidatos com diversos estilos, perspectivas e pontos fortes. O desafio, no entanto, é que encontrar soft skills é muito mais difícil do que encontrar competências específicas. Mas as avaliações de personalidade, como o Perfil Caliper, são uma ferramenta valiosa para descobrir e compreender os pontos fortes e motivações inerentes de seus funcionários. Aproveitar o Perfil Caliper para formar equipes permite que os gerentes avaliem as atitudes, comportamentos e desempenho de um candidato no trabalho. Aproximadamente 82% das empresas usam algum tipo de teste de avaliação pré-contratação durante o processo de contratação, mas isso não significa que também não valham a pena além da contratação. Ao incluir essas avaliações nos esforços de construção de equipes, os gerentes podem identificar as melhores pessoas para se juntarem a suas equipes. 

Algumas características principais a serem observadas nos integrantes de uma equipe de sucesso

  • – Orientado para objetivos: os integrantes de equipe mais eficazes definem, implementam e controlam objetivos para aumentar a produtividade e a eficiência.
  • – Comprometidos com suas funções: os indivíduos que desempenham funções com base em seus pontos fortes costumam ser colaboradores altamente motivados. 
  • – Mente aberta: Encontrar candidatos que possam ajustar funções e responsabilidades de acordo com as necessidades de um projeto ou tarefa são cruciais para o sucesso de qualquer equipe. Além disso, os membros da equipe interessados ​​em desafiar suas habilidades estão abertos para aprender e desenvolver sua carreira. 
  • – Perspectivas e experiências diversas: como a diversidade tende a estimular a criatividade e a inovação, as equipes que possuem um amplo espectro de experiências e opiniões podem desempenhar seu potencial máximo e elevar os indivíduos ao longo do caminho. 
  • – Cultura compartilhada: independentemente de seus candidatos compartilharem uma semelhança com a cultura da empresa ou com a cultura do grupo, as equipes que compartilham a mesma missão ou conjunto de valores costumam ser mais motivadas. 
  • – Responsabilidade e prestação de contas: quando as equipes compartilham um conjunto de valores e objetivos, cada membro da equipe pode seguir o mesmo padrão. 
  • – Comunicadores claros: bons comunicadores são capazes de explicar facilmente suas ideias de maneiras que façam sentido para os outros. Além disso, bons comunicadores podem ouvir e receber feedback melhor para atender aos objetivos e missão da empresa. 

2. Incentive a transparência 

É essencial promover a transparência para melhorar cada etapa dos canais de comunicação de sua equipe. Isso pode variar de como os colegas de equipe distribuem e discutem as tarefas atribuídas até como os outros expressam suas opiniões e pensamentos nas reuniões. Incentivar um canal simplificado e aberto para colaboração e feedback irá construir confiança, abrir linhas de comunicação e identificar quaisquer lacunas ou obstáculos que precisam ser resolvidos. Além disso, o incentivo ao feedback construtivo nas equipes e gerentes permite que a comunicação se torne uma via de mão dupla e ajuda a melhorar a função geral da equipe. Crie um espaço seguro para os membros da equipe falarem – tanto sabendo que serão ouvidos quando tiverem uma sugestão ou preocupação, mas também que não serão duramente criticados por seus colegas de equipe com base nas expectativas e diretrizes de comunicação que foram ajustados.

3. Defina metas claras 

Depois que um gerente seleciona os companheiros de equipe perfeitos e define os padrões de comunicação, o próximo passo vital para a produtividade e eficácia é que os gerentes devem definir metas e expectativas claras para a equipe. Quer seja um grande projeto ou uma pequena tarefa, cada membro da equipe deve saber exatamente quais são suas responsabilidades, quais objetivos eles precisam cumprir e a meta final ou resultado desejado para o projeto ou tarefa. Sem definir metas sistemáticas, as equipes podem ficar aquém dos resultados pretendidos porque não são capazes de ver o quadro geral e decidir como utilizar melhor seus recursos e ativos mais valiosos para atingir seus objetivos. Cada membro da equipe deve compreender como seu trabalho contribui para o resultado geral. Aqueles que não têm certeza sobre sua função ou como ela atende ao objetivo final não serão capazes de realizar seu melhor trabalho. Isso ajudará a preparar um esboço detalhado para cada posição em sua equipe, para um projeto, ou detalhes de como a equipe deve funcionar junta ao longo do tempo, se eles não forem baseados em projetos, mas uma força-tarefa ou departamento contínuo. O importante é que todos conheçam precisamente sua responsabilidade e como isso contribui para o quadro geral. 

4. Avalie cada função 

Com cada membro da equipe trazendo algo único para a mesa, tratar cada função como uma parte essencial de sua operação é crucial para como suas equipes irão operar. Cada membro deve sempre sentir que seu trabalho é importante, sem nunca hesitar em saber por que está na equipe. Ao implementar um senso de propósito em cada funcionário, o desempenho e o engajamento aumentam. Por outro lado, quando os funcionários sentem que seu papel carece de valor ou não faz sentido para a equipe, eles correm o risco de desinteresse e baixo moral. Essas coisas tornam mais difícil para eles completarem suas tarefas e executarem suas habilidades. Com uma visão clara de por que eles são vitais para o sucesso da equipe, os membros de sua equipe podem manter a motivação e a energia necessárias para concluir seu trabalho e executar com seus pontos fortes.

5. Acolha uma liderança forte 

Uma equipe de sucesso começa com um líder adaptável que pode construir pontes e distribuir funcionários em posições que melhor correspondam a seus pontos fortes. Os líderes adaptáveis ​​têm a capacidade de facilitar a comunicação e ajudar os membros individuais a se alinharem com as necessidades de sua equipe e organização. Ao exibir um estilo de liderança que se concentra em valores compartilhados e incentiva interações mutuamente benéficas, qualquer gerente pode ajudar os indivíduos a se unirem em uma equipe dinâmica e coesa. 

Construir a equipe certa leva tempo. Selecionar, organizar e desenvolver uma equipe que está comprometida em trabalhar em conjunto para atingir os objetivos do grupo e da organização não é fácil, mas com o líder certo no lugar, cada equipe pode executar a estratégia da organização por meio da coordenação e comunicação baseada em valores e colaboração. 

Na Caliper, queremos ajudá-lo a construir equipes melhores e bem-sucedidas em sua organização. Com nossa experiência dinâmica, podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para construir colaboração e trabalho em equipe, ao mesmo tempo que atende às metas de sua organização. Comece hoje para aprender mais sobre como a Caliper pode ajudá-lo a construir e desenvolver suas equipes. 

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Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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