Crise pós-pandemia: consequências em nossa maneira de trabalhar

Compartilhar

carreira pós-pandemia

O mundo corporativo já passou por diversas crises, desde 1929, com a crise mundial do petróleo, até 2008, com a crise do setor imobiliário. Porém, nenhuma foi tão imprevisível para as empresas quanto a crise que estamos passando hoje, causada pela pandemia da COVID-19.

As normas de quarentena e isolamento social forçaram empresas a reformularem seus processos em pouquíssimo tempo. Em apenas alguns dias, equipes inteiras foram transferidas para o home office, escritórios ficaram desertos e as relações comerciais tomaram diferentes caminhos. Neste cenário estão empresas pequenas, médias, grandes e até multinacionais. 

Mas em meio a todas as incertezas que vieram com essa crise, uma certeza existe: nossa maneira de trabalhar nunca mais será a mesma. O isolamento social está sendo responsável por criar novas dinâmicas, inclusive profissionais, que perdurarão mesmo após a pandemia, e muitas delas podem ser extremamente positivas, tanto para empregados quanto para empregadores.

O trabalho remoto e a nova gestão de tempo talvez sejam as mudanças mais palpáveis e imediatas. Estes modelos, comuns em startups, mas ainda muito inovadores para empresas mais conservadoras, exigem mudanças de comportamento de todos os lados: chefes, gestores, donos e colaboradores. 

A microgestão, na qual o chefe acompanha todos os passos do funcionário, não se aplica mais nesse cenário e, consequentemente, traz mais autonomia e liberdade para todos. Essa mudança de comportamento não é rápida, principalmente para gestores à moda antiga, que podem sentir que estão perdendo o controle sobre suas equipes. 

A confiança e a comunicação são bases para que esse relacionamento funcione de maneira eficiente, sem que seja necessário ligações inesperadas ou reuniões diárias para comprovar que o colaborador está mesmo trabalhando. 

A cultura da comunicação clara e transparente também se torna mais necessária do que nunca. Em um momento de crise, não é possível continuar priorizando apenas lucros, mas também o bem-estar das vidas que compõem uma empresa. Essa característica, presente nas gerações mais novas, de querer trabalhar para si, com um propósito, e não apenas para gerar ganhos à empresa, ganha espaço num momento em que cada um entende o impacto de suas atividades dentro de uma organização.

Os modelos de autogestão e liderança autônoma, já presentes na cultura startup, começam a ganhar força nos modelos mais tradicionais. Isto implica, também, em uma relação sólida de confiança. Os horários fixos perdem o sentido, o que importa no final é a entrega do colaborador. Uma nova gestão do tempo predomina, na qual vida pessoal e profissional andam mais juntas do que nunca, e não é preciso esperar chegar em casa para resolver assuntos pessoais.

Necessidade de adaptação

A adaptação ao novo cenário não será de uma hora para outra.

Muitas empresas estão enfrentando dificuldades em relação aos processos internos, aos perfis comportamentais dos colaboradores e na habilidade de desaprender e reaprender.  

São as pessoas que farão a diferença na recuperação e na retomada das atividades pós pandemia, que precisam ser ainda mais valorizadas. Os gestores mais do que nunca precisam conhecer profundamente a dinâmica comportamental de cada profissional e da equipe como um todo, visando potencializar essas características, garantindo a preservação dos negócios e resultados.

A capacidade de autogestão é uma característica que pode ser mais forte em algumas pessoas do que em outras, bem como a capacidade de adaptação, resolução de problemas, senso de prioridade e boa gestão do tempo. Em cenários incertos e de mudanças repentinas, são esses colaboradores que se destacam e ganham força no mercado de trabalho.

O Perfil Caliper ajuda a sua empresa a identificar e desenvolver estes profissionais. Ao final de 98 perguntas, o candidato é perfilado em 22 traços de personalidade, 245 comportamentos, 49 competências profissionais, distribuídas em 7 dimensões: Liderança, Comunicação Ativa, Dinâmicas Interpessoais, Processo Decisório, Resolução de Problemas, Gerenciamento de Processos e Autogestão.

O Perfil Caliper pode ser preenchido online, respeitando as novas normas de isolamento social, e fornece informações claras e objetivas sobre os pontos fortes de um indivíduo, limitações, motivações e potencialidades. 

Aproveite esse momento para conhecer melhor sua equipe. Saiba mais sobre o Perfil Caliper

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?