Melhores práticas para identificar e desenvolver líderes 

Compartilhar

A maioria das empresas enfrentam diversas dificuldades, internas e externas: concorrentes, mudanças nas necessidades e preferências dos consumidores, novas tecnologias disruptivas, a procura por profissionais qualificados e a dificuldade para identificar e desenvolver líderes

Embora não seja possível controlar os fatores externos, a empresa pode contratar e desenvolver líderes que manterão a organização saudável, segura e alcançando objetivos estratégicos. Os maus líderes podem ser indecisos ou incapazes de antecipar ou atender às necessidades estratégicas de longo prazo. Os bons líderes, por outro lado, posicionam a empresa para o sucesso, impulsionam a inovação e transformam as organizações em empregadoras que atraem bons talentos.

Conheça 7 práticas para identificar e desenvolver os melhores líderes da sua empresa:

1. Determine os fatores de sucesso: antes mesmo de começar a procurar candidatos, defina o que é necessário para ter sucesso, tanto na função quanto na organização. Se você tiver uma posição de liderança específica a preencher, atualize os requisitos do cargo por ordem de importância. 

Se você deseja reforçar a cultura organizacional da empresa, escolha líderes que se assemelhem a líderes fortes anteriores e atuais. Se você quiser mudar a cultura, contrate pessoas que se alinham com o estado desejado.

2. Determine as necessidades e lacunas organizacionais: como a sua empresa está posicionada no mercado hoje? Talvez você queira ser mais inovador em seu setor e mercado ou precise fortalecer sua cultura de vendas. Procure pessoas que possam preencher essas lacunas e trazer equilíbrio.

3. Colete dados: se currículos, referências, entrevistas e outras formas tradicionais de rastrear os candidatos funcionassem efetivamente, métodos de avaliação e análise de pessoas não existiriam.

Com uma abordagem focada em dados, todos os candidatos, internos e externos, são avaliados com os mesmos critérios e objetivos, e a empresa obtém as informações necessárias para ver quais candidatos têm potencial para preencher lacunas organizacionais. 

4. Identifique High Potentials: as empresas geralmente olham para dentro de suas estruturas, percebem a falta de liderança e escolhem trazer pessoas de fora para mudar as coisas. Às vezes, isso é necessário, mas não ignore a oportunidade de explorar os high potentials que já estão a bordo. 

É provável que você identifique e desenvolva líderes que, naquele momento, estão em tarefas aquém de suas capacidades. 

5. Desenvolva pontos fortes: as organizações geralmente adotam uma abordagem de busca pelos “maiores sucessos” na pesquisa de candidatos. Em outras palavras, elas querem escolher todas as qualidades desejáveis ​​e depois se perguntam por que não conseguem encontrar o candidato certo.

É improvável que um visionário decisivo que conduz à inovação seja bom na implementação de um projeto, assim como a pessoa que demonstra forte impacto e influência pessoal provavelmente não será tão eficaz em termos de supervisão operacional e administração. Até certo ponto, você pode compensar deficiências, mas não pode “consertar” a personalidade de alguém. 

6. Invista em Treinamentos: é excessivamente otimista, se não ingênuo, contratar alguém com boa aparência em um perfil aparentemente ideal e assumir que apenas suas forças intrínsecas o elevarão ao status de melhor desempenho.

Os funcionários – líderes e colaboradores individuais – têm melhor desempenho e são mais engajados e produtivos quando acreditam que a administração investe em seu sucesso, por isso, invista em treinamentos corporativos e processos de onboarding para integrar sua equipe. 

7. Forneça desafios do mundo real: metas de expansão e outras práticas comuns de desenvolvimento costumam servir para agradar gerentes em vez de realmente ajudar novos líderes a crescerem. 

Se possível, monte uma equipe multifuncional de novos líderes e ofereça a eles um obstáculo aos negócios do mundo real. Os colaboradores experimentam um crescimento acelerado quando trabalham em uma situação que se assemelha a um grupo executivo e se beneficiam de uma diversidade de ideias e perspectivas. 

Identificar e desenvolver líderes não é uma tarefa fácil para os gestores. Há muita pressão e busca do equilíbrio certo entre quando fornecer suporte e quando recuar, mantendo a consciência de objetivos organizacionais mais amplos. Porém, incorporando uma abordagem focada em dados, consistência duradoura e seguindo um sistema sólido de práticas recomendadas, você pode ajudar a posicionar os colaboradores e organização para obter sucesso a longo prazo.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?