Aprenda a desenvolver resistência mental no seu time 

Compartilhar

Cultivar uma boa equipe é uma arte, ou melhor, quase um esporte de alta intensidade. A atenção de um(a) líder deve ser multifocal, capaz de enxergar diversos pontos: o objetivo da empresa, os processos, o produto e, claro, os indivíduos. Por isso, vamos debater algo que ainda está à margem da atenção dos(as) líderes: resistência mental no ambiente de trabalho.

O mundo corporativo é pouco familiarizado com a expressão “resistência mental”, mas outros ambientes, que exigem muito esforço (mental e físico), sabem muito bem do que se trata. 

A resistência mental torna o indivíduo mais consistente e melhor que os seus oponentes ao assegurar maior determinação, foco, confiança e controle sob pressão. Quem cultiva um ambiente de alto estímulo à resistência mental, cria uma atmosfera de pessoas estáveis diante de rejeições, refações e falhas. Consequentemente, as pessoas se tornam mais abertas à autoavaliação e à busca constante por aprimoramento. 

Sejamos sinceros, qual líder não quer criar esse ambiente? Confira algumas estratégias que vão te ajudar a desenvolver resistência mental no seu time:

Ressignifique o contexto: um bom atleta sabe que os obstáculos o ajudam a ser melhor no que faz. Alguém da sua equipe está enfrentando um projeto particularmente difícil? Certifique-se de que eles sabem que esses obstáculos são oportunidades. Eles podem solucionar o problema, aprender novas formas de resolução e aplicar essas lições no futuro. Há uma lição em tudo. 

Comunique-se constantemente: certifique-se de que sua equipe saiba que existe um canal aberto de comunicação. Quando se depararem com obstáculos, incentive-os a dialogar. Deixe claro para o seu time que você está disponível para ouvir. 

Defina metas: dê aos seus colaboradores um objetivo para se esforçar. Ao encorajá-los a alcançar um pouco além de sua zona de conforto, você está instigando um senso de confiança, propriedade e autonomia. 

Construa confiança: criar um relacionamento de apoio entre liderança e liderados é fundamental para criar resistência mental. Quando seus colaboradores sabem que você confia na capacidade deles, eles não se desanimam quando as coisas ficam difíceis. Ter um sistema de suporte ajuda a manter uma confiança inabalável em suas habilidades. Ao promover um ambiente comunicativo e de apoio, em breve você começará a ver as evidências de resistência mental crescendo na sua equipe. Saiba mais sobre o trust building neste artigo. 

Agora você conhece o conceito de resistência mental e os principais traços de personalidade que mostram como essa resistência pode convergir em desempenhos incríveis.


Conheça as soluções da Caliper para sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores. 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?