A importância da inteligência emocional no setor de vendas 

Compartilhar

A cada dia, o termo inteligência emocional vem sendo mais usado no mundo corporativo quando se trata do gerenciamento de carreiras. Em complemento com as habilidades técnicas, a inteligência emocional desempenha um papel essencial no que se refere à interação produtiva no ambiente corporativo e ao alto desempenho, inclusive no setor de vendas.

Além de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, os colaboradores com mais inteligência emocional geralmente demonstram maior aptidão para gerenciar o estresse relacionado ao trabalho, reduzindo as chances de desligamento por esgotamento. O processo de compreensão, reconhecimento, aceitação e atuação contra agentes causadores do estresse é o que diferencia os colaboradores com inteligência emocional.

No setor de vendas, as escolhas que um vendedor faz durante períodos estressantes têm impacto no objetivo maior. Um vendedor com alta inteligência emocional será capaz de considerar o melhor curso de ação e antecipar o resultado e seus efeitos sobre todos os envolvidos. A inteligência emocional é uma necessidade para a eficácia das vendas.

Mas a inteligência emocional é um casamento de diversas habilidades sociais que podem ser treinadas entre as equipes de vendas. Essas habilidades trabalham juntas para criar um entendimento mais forte de como as ações de um indivíduo afetam as ações de outros.

Confira as habilidades presentes em um vendedor emocionalmente inteligente:

  • Atenção: estar presente, focado e pronto para executar;
  • Autoconsciência: possuir uma compreensão clara de suas emoções;
  • Autorregulação: avaliando suas emoções para tomar uma decisão mais sábia;
  • Motivação: usando a autoconsciência para fazer escolhas que potencializam a realização;
  • Empatia: explorar a compreensão de suas próprias emoções para entender as dos outros e suas perspectivas;
  • Habilidades sociais: usando sua compreensão dos outros para se relacionar e se conectar.

Como exercitar a inteligência emocional no setor de vendas 

Uma boa técnica para treinar a inteligência emocional é o acrônimo SBNRR, em inglês, que significa: pare, respire, perceba, reflita e responda.

Pare: instrua os vendedores a entender quando parar ou fazer uma pausa em atividades estressantes.

Respire: ofereça aos seus colaboradores a oportunidade de tomar alguns momentos para si mesmos e respirar fundo profundamente quando se sentirem sobrecarregados.

Perceba: ajude sua equipe a entender os estressores que desencadeiam uma resposta emocional e identificá-los com precisão. 

Reflita: incentive os vendedores a refletir sobre porque seus estressores causam uma reação emocional neles e quais são essas reações bruscas. Por que eles acham que isso aconteceu? Que ideias externas você pode fornecer para ajudá-los a associar suas reações às emoções?

Responda: treine seus colaboradores no processo de tomada de decisão que segue a reflexão. Como você age com seus estressores e qual deve ser o resultado? Como você pode facilitar melhores respostas quando eles se sentem estressados? Como vocês podem trabalhar juntos para criar métodos que reconheçam, processem e reajam melhor ao estresse?

Quando se trata de vendas, as habilidades sociais são tão importantes quanto as habilidades necessárias para vender. A inteligência emocional ajuda os vendedores a gerenciar resultados em vez de inventar desculpas pelo que está acontecendo. A confiança aliada com a inteligência emocional significa mais chances de identificar potenciais clientes e seguir em frente, mesmo em situações de vendas perdidas.

Invista na sua equipe! Saiba como a Talogy Brasil pode ajudar você e a sua equipe.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?