fbpx

Vendas e Marketing: como e por que integrar essas duas equipes

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
equipe de marketing e vendas reunida

Em empresas de pequeno e médio porte, é comum observar um distanciamento entre a equipe de marketing e a equipe de vendas. Afinal, a visão tradicional ainda acredita que uma é responsável pela atração, enquanto a outra se preocupa com a conversão. Mas será que ainda é assim que acontece? 

Uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais mostra que, na internet, 60% das decisões de compra são tomadas sem nenhum tipo de contato com vendedores, e que 93% das compras são influenciadas pelas redes sociais. A integração entre essas duas equipes se mostra mais importante do que nunca: o marketing deve se preocupar com o resultado, e o time de vendas deve se atentar às estratégias que estão sendo usadas para atração. Assim, é possível entender melhor o cenário em que a empresa se encontra, e montar uma estratégia realmente eficiente com foco em conversão.

Confira algumas dicas para unir esses times:

Compartilhe estratégias e informações 

Se a equipe de marketing está preparando um novo material para atrair mais consumidores, a equipe de vendas precisa estar informada para se preparar para uma maior procura por parte dos clientes. Do mesmo jeito, se a equipe de vendas não está atingindo as metas, a equipe de marketing precisa ser informada para poder pensar em novas estratégias de atração e retenção.

A melhor maneira de saber se uma campanha foi bem-sucedida ou não, é pelo acompanhamento de métricas e taxas de conversão, resultados normalmente obtidos pela equipe de vendas e que nem sempre chegam ao departamento de marketing.

Alinhe as visões

Para que as duas equipes se unam em busca de um mesmo objetivo, é necessário que as duas saibam qual objetivo é esse. Se as campanhas estão focadas em branding e posicionamento de marca, enquanto o time de vendas está concentrado em conquistar mais clientes, os resultados serão distintos e, provavelmente, frustrantes para alguma das partes.

A empresa deve definir o que é prioridade naquele momento e informar as duas equipes para que ambas trabalhem em busca de um único resultado.

Implante um SLA

Em inglês, SLA significa Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, em tradução livre. Basicamente, trata-se de criar e implementar procedimentos e técnicas para que diferentes áreas busquem o mesmo resultado.

Junto com o alinhamento de visões, o SLA evita que uma equipe seja culpada pelo mau desempenho da outra, já que um bom resultado depende do trabalho das duas. Geralmente, isso ocorre devido à falta de comunicação entre os times e o estabelecimento de metas distintas. 

Treinamento do time de vendas

Como em todas as equipes, a importância do trabalho em equipe no setor comercial é imensa. Os profissionais devem trocar conhecimentos e experiências para que trabalhem com maiores possibilidades de alcançar as metas de vendas.

Com o objetivo de aprimorar o desempenho de equipes comerciais, a Caliper desenvolveu um programa que auxilia no desenvolvimento de cada profissional, de acordo com seu real potencial.

Um dos diferenciais do Treinamento do Time de Vendas da Caliper é o diagnóstico do perfil dos participantes, realizado com o Perfil Caliper, que direciona a ênfase que será dada a cada módulo de forma a garantir a melhor assertividade possível neste treinamento.

Confira os benefícios do programa:

  • Adequação das técnicas de vendas ao estilo de cada profissional
  • Auxílio na retenção de talentos e na atração dos melhores vendedores
  • Aumento da porcentagem de sucesso no fechamento das vendas
  • Aprendizagem de técnicas para atendimento com qualidade, negociação e administração do tempo


Converse com um de nossos consultores e conheça nossas soluções para a sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Facebook Caliper

Shopping Basket
Open chat