fbpx

Conheça 5 livros indicados por Bill Gates

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Bill Gates sorrindo em um fundo azul

É difícil alguém nunca ter ouvido falar de Bill Gates. O fundador da Microsoft está no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo desde 1994 e é conhecido pelo estilo de liderança polêmico e iniciativas filantrópicas pelo mundo.

A leitura é um hábito muito presente na vida de Gates: ele mesmo afirma que chega a ler um livro por semana, a maioria sobre empreendedorismo e liderança. Com tanta bagagem acumulada, ele até criou um blog pessoal para compartilhar suas dicas de leituras.

Confira a nossa lista com cinco livros indicados por Bill Gates:

Upheaval – Jared Diamond

Esse livro reúne diversos casos reais de crises e tragédias vividos por diversos países no mundo em uma análise de como grandes problemas podem ser superados com a ajuda de técnicas semelhantes para superação de um trauma pessoal. 

Diamond, professor e biogeógrafo estadunidense, analisa algumas das crises mais emblemáticas de todos os tempos, como a reconstrução da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar no Chile, e as compara com tragédias pessoais, como a morte de um ente querido. 

O livro ainda não tem tradução para o português.

Nine Pints – Rose George

Completamente diferente dos outros títulos dessa lista, o livro Nine Pints é umaanálise sobre o sangue humano e alguns tabus que ainda perseguem o assunto, como os aspectos medicinais e financeiros. 

A jornalista britânica Rose George percorreu diversos países, como Índia e Nepal, buscando curiosidades sobre o sangue, desde estatísticas sobre a doação de sangue no mundo até curiosidades e mistérios. 

O livro ainda não tem tradução para o português.

Um Cavalheiro em Moscou – Amor Towles

O único livro de ficção dessa lista é indicado por Gates para momentos de lazer, como uma leitura divertida e inteligente, mesmo para quem nunca se interessou pela história da Rússia. Um Cavaleiro em Moscou permaneceu quase um ano inteiro na lista de best-sellers do jornal The New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos. 

Durante a Revolução Russa, o conde Aleksandr Ilitch Rostov é condenado à prisão domiciliar no sótão do hotel Metropol, um lugar associado ao luxo e sofisticação da antiga aristocracia russa, por escrever poesias contra os ideias do governo. 

Presidents of War – Michael Beschloss

Um livro sobre estratégia e liderança. Nessa obra, o historiador especialista em presidentes dos Estados Unidos, Michael Beschloss, analisa o comportamento de cada chefe de estado perante situações de guerra, desde o início do século XIX, com a guerra de 1812, até meados dos anos 1970, com o fim da Guerra do Vietnã. 

A obra ainda conta com entrevistas com sobreviventes e veteranos de guerras, diários, cartas e documentos oficiais que ajudam o leitor a compreender a situação do presidente, do país e de seus habitantes durante o conflito.

O livro ainda não tem tradução para o português.

The Future of Capitalism – Paul Collier

O economista britânico Paul Collier apresenta uma análise do capitalismo como ele é hoje e de alguns problemas que esse modelo econômico gera para o mundo, explorando e propondo diversas maneiras originais e éticas de resolvê-los para as próximas gerações.

Apesar do tema, o livro é escrito para um público não técnico, ou seja, o leitor não precisa ser formado em economia ou ciências políticas. 

O livro ainda não tem tradução para o português.

Confira outras indicações de leituras em nosso blog

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Facebook Caliper

Shopping Basket
Open chat