3 livros para entender melhor a importância da cultura organizacional

Compartilhar

A cultura organizacional de uma empresa diz respeito às suas crenças, valores, missão, normas, hábitos e rituais. A maneira como os negócios são fechados e os colaboradores e clientes são tratados também faz parte desse conceito. 

Pode-se dizer que a cultura organizacional é um conjunto de regras não escritas que determinam como cada pessoa deve se comportar dentro da organização para atingir as metas estabelecidas. Mas qual a importância disso para a sua empresa?

A integração dos colaboradores com a cultura organizacional interfere diretamente no clima organizacional, ou seja, na percepção da organização por quem trabalha nela. Um clima organizacional bom ou ruim exerce influência na produtividade das equipes, bem como no nível de engajamento com a instituição, rotatividade de colaboradores e motivação com o trabalho.

Para você entender melhor a importância da cultura organizacional, separamos 3 livros que abordam esse assunto.

Clima e Cultura Organizacional: Entender, Manter e Mudar, de Fernando Lanzer

O autor aborda como os conceitos teóricos de cultura e clima organizacional se aplicam na prática no cotidiano das empresas, com base nas próprias experiências em instituições públicas e privadas. Além de apresentar casos reais, Lanzer dá a oportunidade ao leitor de refletir sobre situações da vida real.

A Quinta Disciplina, de Peter Senge

O principal objetivo deste livro é apresentar conceitos fundamentais para a reestruturação de uma organização por meio dos colaboradores. Para Senge, existem 5 disciplinas básicas dentro de uma empresa, que se complementam e contribuem para a eficiência do negócio: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. 

Feitas Para Durar, de James C. Collins e Jerry I. Porras

Esse livro reúne as conclusões de uma pesquisa realizada em 18 empresas duradouras e consideradas excepcionais em seus segmentos. Por meio do perfil histórico, estrutural e filosófico e da performance apresentada, os autores chegaram a um comparativo dos fatores que as levaram a se tornar líderes no mercado em que atuam. 


Veja também: 10 livros que todo líder deve ler. 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?