Assessment center e testes de personalidade: qual usar?

Compartilhar

Promover um colaborador ou escolher um candidato para uma vaga em aberto são tarefas complicadas para gerentes e profissionais do RH. Uma das maneiras de analisar mais profundamente os concorrentes e aumentar as chances de sucesso na escolha, é pela aplicação de assessments centers e testes de personalidade. 

Apesar das metodologias serem diferentes, os dois modos de avaliação têm o mesmo objetivo: identificar as habilidades e competências de um indivíduo, bem como os pontos fortes, de desenvolvimento e a compatibilidade com a vaga aberta na empresa. Mas afinal, em quais casos é indicado usar o assessment center ou o teste de personalidade? A Caliper trabalha com as duas metodologias, confira a diferença entre elas:

Assessment Center

O assessment center emprega uma variedade de técnicas e observadores múltiplos em um ambiente fechado de avaliação dos candidatos. Com base em uma análise das habilidades e competências necessárias para o cargo, são selecionados exercícios e perguntas para os candidatos com o objetivo de obter informações comportamentais, assim, correlacionando-as com a vaga em questão.

Para isso, a Caliper utiliza várias técnicas como simulações, dinâmicas e atividades práticas que reproduzem situações cotidianas do profissional. Isso permite a verificação dos domínios das competências quando colocadas em ação. Assim, vários comportamentos podem ser avaliados: liderança, resolução de problemas, assertividade, planejamento, administração de tempo e recursos, flexibilidade, criatividade, estilo de comando e de negociação. 

Por meio dos resultados é possível revelar e identificar os talentos emergentes e fornecer um prognóstico do potencial de cada profissional observado, permitindo o ajuste de cada pessoa à melhor posição, ao seu nível de desenvolvimento, interesse e identificação naquele momento.


Teste de Personalidade

Os testes de personalidade também permitem a identificação de talentos dentro da empresa ou em seleções de candidatos, porém, de uma forma mais teórica do que o assessment center. O Perfil Caliper todavia vai muito além de um simples teste de personalidade: ele fornece uma análise profunda do perfil comportamental do candidato, possibilitando a identificação de pontos fortes, pontos fracos, motivações, perfil de liderança, habilidade para gestão de conflitos, entre outros. 

O Perfil Caliper é composto de 98 questões e mede 22 características de personalidade e capacidade de raciocínio abstrato, o que permite prever o sucesso profissional do candidato, além de fornecer informações sobre comportamentos em determinadas situações. No total, são avaliados 245 comportamentos agrupados em 49 competências profissionais e em 7 dimensões de competências: liderança, comunicação ativa, dinâmicas interpessoais, processo decisório, resolução de problemas, gerenciamento de processos e autogestão. 

Nenhuma característica é analisada de forma isolada. Em conjunto, elas podem prever tendências de comportamento de uma pessoa, permitindo a tomada de decisão de contratação ou de desenvolvimento com mais segurança.

Enquanto o Perfil Caliper é um teste de personalidade que pode, inclusive, ser preenchido online, o assessment center funciona na forma de dinâmica presencial, expondo as habilidades dos participantes de maneira prática em simulações de problemas reais. 


Para saber qual metodologia se aplica melhor para a necessidade da sua empresa, converse com um de nossos consultores.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?