Como (e por que) implantar um plano de cargos e salários na sua empresa

Compartilhar

Conquistar o comprometimento dos colaboradores é um desafio cada vez maior nas empresas; e a implementação de um plano de cargos e salários é uma estratégia que pode ajudar muito na atração e retenção da equipe. Uma política de remuneração bem estruturada pode ser uma ferramenta extremamente eficaz quando falamos de gestão de pessoas, já que o objetivo é estruturar todos os assuntos relacionados aos salários, benefícios, bonificações e possibilidades de carreira.

Um plano de cargos e salários é a base para qualquer política salarial. A falta de um plano pode gerar insatisfação nos colaboradores, pois esses não sabem sob quais critérios os salários foram estabelecidos. Uma vez implantado e divulgado, os colaboradores têm uma visão clara da estrutura entre cargos e salários e possíveis oportunidades de crescimento dentro da empresa, seja vertical ou horizontal.

5 passos para a implementação de um plano de cargos e salários 

1.       Conheça os cargos existentes na empresa

O primeiro passo é conhecer os cargos que já existem dentro da empresa. Para isso, é recomendado elaborar um documento contendo as descrições de cada posto: requisitos, atribuições, responsabilidades e remuneração atual.

 2.       Reavalie os cargos mantidos e os criados

Depois que realizar os descritivos dos cargos, é preciso realizar a avaliação de cada um deles. Assim, é possível estabelecer a hierarquia existente entre eles, mostrando a possibilidade de crescimento vertical, levando em conta a responsabilidade atribuída e os requisitos necessários para cada um deles. 

3.       Saiba como está o mercado 

O terceiro passo é a obtenção de informações salariais de empresas do mesmo segmento de atuação, e ou, região geográfica, dependendo da natureza dos cargos (gestão, técnicos e administrativos ou operacionais). Com esses dados, será mais fácil definir como remunerar os funcionários, de acordo com o cargo, porte da empresa, responsabilidades, tempo de casa e concorrência.

4.       Estruturação e implementação

O quarto passo da implementação do plano de cargos e salários é a estruturação de classes de cargos e salários. As classes deixam claras as possibilidades de crescimento e movimentações para outros cargos, enquanto as faixas salariais propiciam o crescimento salarial dentro do mesmo cargo.

Após essa etapa, a empresa terá um mapa de como está a sua situação em relação aos salários praticados. Assim, será possível identificar e analisar todas as remunerações praticadas versus valor relativo de cada cargo.

5.       Defina a política salarial da empresa

A política salarial da empresa deve conter os critérios de promoção, salários de admissão e, após o período de experiência, benefícios, bônus, participação nos lucros e planejamento de carreira.

Uma vez implantado, é necessário realizar a manutenção do plano de cargos e saláriosperiodicamente. Sempre que houver uma modificação nas atividades, é necessário atualizar as descrições do cargo, avaliá-lo e classificá-lo novamente de acordo com a estrutura que foi definida. Além disso anualmente deve ser feita nova pesquisa salarial no mercado para atualizar as faixas salariais da empresa.

Conheça os serviços de Consultoria da Caliper e saiba a melhor maneira de tomar decisões relacionadas à gestão de pessoas. 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?