fbpx

Categorias

3 tendências do futuro do trabalho e como lidar com elas

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A forma como trabalhamos hoje em dia já não é a mesma que há 20 anos; e isso nós já sabemos. Com a chegada da tecnologia e de profissionais cada vez mais especializados, o mercado precisou lidar com altos e baixos até conseguir se adaptar ao modelo que temos atualmente. As mudanças estão sempre acontecendo, e cabe às empresas e aos colaboradores se adaptarem da melhor maneira possível a essas novas tendências do futuro do trabalho.

A resistência às mudanças e o velho ditado que diz que “em time que está ganhando não se mexe” ainda são obstáculos na cultura de muitas organizações, seja pelo lado da chefia, que parece não entender a importância de jornadas mais flexíveis, seja pelo lado do colaborador, que acredita que a responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional é inteiramente da empresa. 

Para ajudar você a se preparar para o futuro do trabalho, separamos 3 tendências e dicas de como lidar com isso da melhor maneira possível. 

Não atrele sucesso à formação acadêmica

Com a exceção de carreiras extremamente tradicionais, como advocacia, medicina e engenharia, cada vez menos os recrutadores estão prestando atenção aos títulos e origens do diploma do candidato. Os processos seletivos atuais tendem a priorizar o potencial de aprendizado e crescimento dentro da empresa, buscando um profissional capaz de gerar resultados com a qualidade esperada.

Segundo José Geraldo Recchia, psicólogo e sócio da Caliper Brasil, valorizar o potencial é a chave para encontrar o candidato ideal: “Infelizmente, o candidato perfeito não existe, por isso, o importante é focar no potencial e no poder de adaptação, além das habilidades específicas para a vaga em aberto. Experiência é importante e necessária em determinados cargos, mas com peso muito pequeno se comparada com personalidade, comportamento, capacidade de aprendizagem e crescimento”.

Prepare-se para ter mais de uma carreira ao longo da vida 

Essa é uma das tendências do futuro do trabalho da Geração Y/Millenium, jovens nascidos entre 1980 até o fim da década de 90. Impacientes e ansiosos, esses profissionais tendem a mudar de emprego – e até de carreira – com muito mais facilidade do que as gerações anteriores. 

Saber atuar em mais de uma área e estar aberto para isso acelera o desenvolvimento do profissional, aumentando sua chance de empregabilidade, principalmente em tempos de crise e desemprego, quando máquinas se tornam mais baratas e a mão de obra humana cada vez mais dispensável.

Saiba aprender e desaprender

Todo profissional vem com um conhecimento enraizado de antigas experiências; muitas vezes, isso pode ser um empecilho para uma nova oportunidade. Nessas situações, é necessário saber desaprender para aprender de novo. O mesmo acontece com profissionais desatualizados ou que passaram algum tempo afastados do mercado de trabalho: a busca por qualificação e conhecimento se tornam diferenciais no currículo.

Prepare-se para o futuro com o Programa de Mentoring da Caliper

O Programa de Mentoring da Caliper visa instruir profissionais de todos os níveis hierárquicos em relação às melhores práticas do mercado de trabalho, conduzindo-os por métodos que aceleram e melhoram o desempenho. São diferentes áreas de atuação aconselhadas por mentores com muitos anos de atuação em diversos ambientes corporativos.

Solicite um orçamento e esteja pronto para as tendências do futuro do trabalho. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Shopping Basket