Por que sua empresa deveria investir no bem-estar dos colaboradores

Compartilhar

Você já ouviu falar em Employee Value Proposition (EVP)? O termo em inglês é um conceito cada vez mais importante nas empresas que querem atrair e reter talentos, principalmente jovens. Formado por cinco pilares, o EVP preza pelo bem-estar dos colaboradores e pelo clima organizacional da empresa. No cenário brasileiro, 85% das empresas já utilizam algum tipo de ação para manter seus colaboradores motivados e engajados.

Essas ações vão muito além de espaços de lazer com pufes e mesas de sinuca. Saiba quais são elas e qual a importância de investir em um ambiente de trabalho saudável e atraente.

Recompensas

Principalmente entre os colaboradores mais jovens, as recompensas vão muito além do salário e dos benefícios oferecidos pela empresa. Para eles, o reconhecimento e a cultura do feedback são extremamente importantes dentro de uma organização. 

A consultoria Page Personnel realizou um estudo que mostra que, entre os estagiários, a reputação da empresa chega a ser mais importante do que a remuneração oferecida. Dos 245 estudantes entrevistados, mais da metade (55%) afirmou que o ramo de atuação, bem como a cultura da empresa (missão e valores), têm um peso importantíssimo na hora de decidir por uma oportunidade. 

Entre os brasileiros que já estão no mercado, 31% considera os desafios do cargo como fator mais importante na hora de decidir sobre uma troca de emprego. O feedback é outro ponto priorizado. Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Clutch HR, 72% dos funcionários que recebem feedbacks consistentes e precisos de seus gerentes encontram satisfação no local de trabalho. Apenas 38% dos trabalhadores que não recebem feedback se sentem satisfeitos.

Oportunidades

Oferecer um plano de cargos e salários claro e objetivo também é uma estratégia importante para o bem-estar dos colaboradores. Isso porque, ainda segundo a pesquisa da Page Personnel, 60% dos brasileiros acredita que não recebe remuneração condizente com a função desempenhada, e 67% deseja um aumento de salário.

Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa ajuda a manter os colaboradores engajados e motivados a buscar novos desafios.

Pessoas

Boas relações profissionais resultam em um ambiente agradável para todos. A hierarquia, bem como o relacionamento com chefes e colegas, são fatores determinantes no bem-estar dos colaboradores. 

Trabalho

De um modo geral, as pessoas estão muito mais preocupadas em agir e fazer a diferença do que em seguir o fluxo e se conformar. Dessa forma, estamos diante de indivíduos que valorizam muito o propósito social das empresas e que, muitas vezes, não aceitam trabalhar por algo que não acreditam. Por isso, o alinhamento do trabalho com os valores da empresa é tão importante no cenário atual.

Organização

Basicamente, a organização de uma empresa depende de todos os itens acima, e muito dificilmente trará resultados se não estiver presente na cultura dos colaboradores e donos. Além destes devemos destacar mais dois pontos de atenção dentro da organização empresarial fundamentais para o bem-estar dos colaboradores: cultura colaborativa e liderança.

Oportunizar um ambiente colaborativo é fundamental para o alcance de bons resultados. Principalmente os mais jovens valorizam uma comunicação transparente entre os colaboradores e líderes, por isso, dessa forma dialógica e com o foco nos pontos fortes de cada um, é imprescindível a construção de uma equipe colaborativa, na qual cada um tem uma parte no todo.

No quesito liderança e gerenciamento, a microgerência – modelo mais antigo de gerenciamento no qual o gerente observa ou controla de perto o trabalho de seus colaboradores – está em baixa, resultando em ambientes profissionais desconfortáveis e, muitas vezes, extremamente controladores. 

Aqui, a autonomia ganha relevância. Pensar em maneiras múltiplas de preparar o profissional antes da tarefa é a melhor forma de cativar a produtividade. Por isso, as técnicas de coaching se fazem muito mais eficazes do que o microgerenciamento.

 Confira também o texto que preparamos sobre As 5 características de equipes bem-sucedidas segundo o Google e descubra como o Perfil Caliper pode ajudar sua empresa a construir equipes bem-sucedidas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?