Saiba quais são os melhores CEOs do Brasil – e como se inspirar neles

Compartilhar

Anualmente, a Forbes Brasil divulga os CEOs que foram destaque naquele respectivo ano. Em uma lista de 25 pessoas, a Caliper separou alguns destaques para você se inspirar e, assim, iniciar uma mudança interna que pode ajudar o seu negócio a evoluir sempre.

Confira os principais nomes e os motivos por terem sido escolhidos pela Forbes:

Frederico Trajano – Magazine Luiza

Frederico Trajano ficou com o primeiro lugar do ranking de melhores CEOs do Brasil em 2018 pela transformação que operou na empresa desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2016. Os principais pontos de atuação do CEO foram na integração de logística dos pontos on-line e off-line, o lançamento do marketplace e a criação de novos projetos, como o Luiza Labs.

Alexandre Birman – Arezzo

Presidente da empresa de calçados femininos desde 2013, Alexandre Birman internacionalizou a Arezzo, que já tem mais de 10% do lucro proveniente do exterior. Isso se deu principalmente pela estratégia de fast fashion dos calçados, que proporcionou aumento nas receitas e no número de lojas. 

Pedro Parente – Petrobras

Conhecido por sua experiência em comandar empresas em crise, Pedro Parente assumiu a Petrobras com o objetivo de reerguer a maior estatal brasileira e diminuir a dívida acumulada, que chegou a R$392 bilhões no fim de 2015. Com um plano agressivo de venda de ativos, a petroleira vem recuperando sua grandeza.

Marcelo Castelli – Fibria

CEO da produtora de celulose desde 2011, Marcelo Castelli foi escolhido pela gestão da dívida da empresa e pelo pagamento de dividendos recorde, além do programa de fomento a pequenos produtores, com mais de dois mil cadastrados. 

Theo Van Der Loo – Bayer Brasil

Ao contrário de seus colegas nos primeiros lugares da lista, que se destacaram por conquistas financeiras, o presidente da Bayer Brasil desde 2011, Theo Van Der Loo, merece notoriedade por conta de seu esforço para aumentar a igualdade e diversidade da empresa.

A presença feminina

Em toda a lista, encontramos apenas três mulheres: Paula Bellizia, Cristina Palmaka e Chieko Aoki. A baixa presença feminina confirma o estudo realizado pela Grant Thornton: no Brasil, apenas 29% das companhias possuem mulheres em postos de chefia.

Paula Bellizia – Microsoft

Paula Bellizia comanda a maior subsidiária da empresa de tecnologia da América Latina. Sob sua gestão, a Microsoft tem investido cada vez mais em seu serviço na nuvem, Azure, e nas ferramentas de digitalização de dados, como o Cortana Analytics. 

Cristina Palmaka – SAP Brasil

No comando da divisão brasileira da empresa alemã, Cristina Palmaka tem o objetivo de alinhar a SAP Brasil às transformações globais da organização. A empresa cresce com investimentos em serviços em nuvem e tem um laboratório voltado à inteligência artificial, big data, machine learning e outras novidades.

Chieko Aoki – Blue Tree Hotels

Há 20 anos, Chieko Aoki inaugurou a Blue Tree Hotels. Mesmo depois de décadas, ela ainda está presente no dia a dia da rede hoteleira, ajudando a resolver os problemas mais cotidianos.

Além da pouca representatividade, as mulheres tendem a enfrentar desafios diferentes aos que são impostos aos homens nos mesmos cargos, gerando uma cobrança excessiva e perda de credibilidade. Confira nosso post especial sobre o assunto.

Quer saber como desenvolver seu potencial?
Conheça nosso
treinamento de liderança e seja o CEO do futuro!

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?