A importância da avaliação de desempenho para as organizações

Compartilhar

A avaliação de desempenho é um processo que analisa a atuação de um profissional de acordo com sua área de atuação, resultados atingidos e esperados, potenciais e relação com colegas de trabalho, incluindo as percepções de seus pares, superiores, clientes (internos ou externos) e subordinados, além da própria autoavaliação.

A avaliação fornece à empresa uma visão geral do colaborador avaliado: como ele é visto pelos outros em termos de personalidade, comportamento, pontos fortes e fraquezas. Para isso, a análise é baseada em percepções sobre o presente e o passado do funcionário.

José Geraldo Recchia, psicólogo e sócio da Caliper Brasil, afirma que, atualmente, esse processo de avaliação de desempenho vem sendo usado pelas melhores empresas do mundo, a fim de encontrar maneiras e estratégias eficientes de investir no  desenvolvimento humano: “A palavra ‘avaliação’ muitas vezes é associada a um significado negativo, de desconfiança e preocupação, principalmente dentro de corporações. Mas, na verdade, ela é fundamental para perceber as áreas e os colaboradores que estão necessitando de mais atenção e mais investimento. Muitas vezes, a avaliação pode resultar em um treinamento ou mesmo em uma promoção”, explica Recchia.

Benefícios da Avaliação de Desempenho Caliper

  • Proporciona ao avaliado maior autoconhecimento, além de um “mapa” que mostra como se tornar mais eficiente;
  • Fornece uma visão global dos pontos fortes e das oportunidades de desenvolvimento;
  • Auxilia no desenvolvimento profissional, ajudando o avaliado a atingir metas corporativas e pessoais;
  • Permite a elaboração de treinamentos personalizados, pensados para necessidades específicas;
  • Se for realizada periodicamente, a avaliação é capaz de medir o progresso de um colaborador.

Quer saber mais sobre a avaliação de desempenho? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?