fbpx

Categorias

Você sabe quanto custa realizar uma contratação errada?

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Quantocustarealizarumacontrataçãoerrada-Caliper-2019

A contração de bons vendedores é uma das etapas mais complicadas no setor de Recursos Humanos da maioria das empresas. Além dos processos de entrevistas superficiais, que muitas vezes não nos deixam identificar pontos fortes e pontos fracos dos candidatos, contratar um novo colaborador que não se encaixa na vaga pode trazer prejuízos que vão muito além dos gastos com o desligamento.

Você já parou para pensar no quanto sua empresa deixa de lucrar contratando um vendedor que não se adequa à função? A Caliper te mostra.

Vamos supor que você contrate um vendedor com salário base de R$ 3,5 mil, que tem custo efetivo de R$ 6 mil para a empresa. Se em três meses de trabalho esse colaborador não bater a meta, são R$ 18 mil gastos, sem contar que a contratação de um novo vendedor, custaria mais R$ 3,5 mil.  

Em apenas um trimestre, a empresa já gastou R$ 21,5 mil reais em um vendedor que não trouxe resultados efetivos.

Porém, mais do que o gasto de pessoal, é necessário levar em conta o custo das oportunidades perdidas por esse novo vendedor. Considerando, por exemplo, uma meta de R$ 150 mil com margem de lucro da empresa de 20%, três meses sem vendas representam R$ 90 mil. Ou seja, o custo total de uma contratação errada pode custar mais de R$100 mil reais para o seu negócio.

Para evitar custos altos e desnecessários com uma contratação errada, a melhor maneira é investir em um processo aprofundado, que analise traços do comportamento e personalidade essenciais para uma posição específica. Mas como conseguir tais resultados em pouco tempo?

O Perfil Caliper é um instrumento científico que viabiliza uma avaliação profunda de personalidade e permite o job-matching – “casamento” do potencial de um profissional com os requisitos para determinado cargo.

Nele, são analisados 22 traços de personalidade (como persuasão, empatia, assertividade, extroversão, sociabilidade, resiliência, precisão, flexibilidade e senso de urgência), além de sete dimensões profissionais: Liderança, Comunicação Ativa, Dinâmicas Interpessoais, Processo Decisório, Resolução de Problemas, Gerenciamento de Processos, Autogestão.

Os resultados são completos e mostram as potencialidades do profissional, bem como fraquezas e pontos a melhorar. Assim, você pode ter certeza de que está fazendo uma boa contratação, além de ter uma melhor visão do desenvolvimento de talentos a partir de treinamentos específicos para a equipe.

Para saber mais sobre o Perfil Caliper, entre em contato com um de nossos consultores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Shopping Basket