Farmer ou Hunter? Identifique os perfis dos seus vendedores

Compartilhar

imgblog-VocêéFarmerouHunter-Caliper-2019

Você saberia identificar um vendedor como Farmer ou Hunter? Primeiro, é preciso entender o que essas nomenclaturas significam: farmer e hunter são tipos de vendedores, identificados pelas características de abordagem, pós-venda e relacionamento interpessoal.

Cada grupo tem suas habilidades características, ideais para diferentes funções e trabalhos em uma empresa. Por isso, saber identificá-los é essencial para garantir a entrega de sua equipe de vendas.

Vendedor Farmer:

O vendedor farmer, como o próprio nome sugere, é o vendedor “fazendeiro”, ou seja, aquele que planta, cultiva e só colhe os frutos depois.

Esse grupo é organizado e sem pressa. Gosta de construir relacionamentos duradouros com as pessoas. O farmer gosta de cuidar e se importa com a satisfação e fidelidade do cliente. Por isso, antes de apresentar qualquer proposta, o farmer prefere ganhar a confiança da outra parte.

Esse perfil é indicado para projetos extensos, que necessitam de paciência e habilidade para lidar com pessoas, ou para manter o relacionamento externo da empresa, já que se mostra uma companhia agradável sempre disposta a ouvir e procurar soluções para melhorar.

Se o objetivo da empresa é construir ou manter uma relação forte e de fidelidade com seus clientes, o vendedor farmer é a escolha certa.

Vendedor Hunter:

Ao contrário do primeiro tipo acima descrito, o vendedor hunter (ou caçador), procura sempre atingir resultados imediatos e não volta para casa antes de ter alcançado seus objetivos.

Extremamente proativo, ágil e focado, costuma ter em vista sempre a conversão final: a venda. Trata-se de um tipo de vendedor mais agressivo, que não deixa passar oportunidades e nem perde negócios.

O hunter é indicado para empresas novas no mercado ou que buscam resultados imediatos, expansão de território e market share.

Deseja desenvolver os talentos da sua equipe de vendas? Conheça o programa de treinamento de liderança da Talogy Brasil.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?