Conheça o Action Learning: método que transforma equipes e organizações

Compartilhar

A metodologia Action Learning surgiu no Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, o mercado de trabalho sofreu enormes perdas, já que a mão de obra masculina foi praticamente toda transferida para os campos de batalha, tornando necessária a introdução das mulheres no meio. Dessa forma, foi preciso criar uma maneira de treinar as novas funcionárias sem prejudicar a produção, o que deu origem ao Action Learning.

Traduzido para o português, “action learning” equivale a “aprender fazendo”: uma transformação que envolve aprender no ambiente real de trabalho, a partir de projetos importantes para a empresa. Ao se deparar com um desafio, a primeira coisa a fazer é iniciar um projeto, a fim de avaliar a situação e encontrar a melhor solução.

Segundo George Brough, formado em ciências políticas pelo London Metropolitan University e Vice President, Executive Development Group da Caliper Estados Unidos, a prática do Action Learning consiste em fazer perguntas ao invés de formular respostas: “Nós não falamos ‘eu acho’ para alguma questão, nós pensamos: ‘o que eu preciso fazer para solucionar tal problema?’. Depois, vamos mais a fundo e definimos possíveis ações, colocamos em prática e refletimos sobre os resultados da ação. Depois da reflexão, iniciamos um novo ciclo de perguntas, ação e reflexão. Repetimos isso até chegamos na solução ideal”, comenta.

George explica ainda que essa metodologia atua em três níveis dentro da organização: no individual, no qual o colaborador aprende como o comportamento de uma pessoa pode ter consequências em toda a organização; no de equipe, já que os participantes trabalham em grupo, aprendendo o que funciona dentro de uma empresa; e no nível organizacional, no qual a própria empresa avalia o que precisa mudar e as soluções oferecidas pelo projeto, tudo ao mesmo tempo.

Action Learning na Caliper

A Caliper Brasil oferece soluções em gestão de pessoas há mais de 50 anos, em mais de 50 países. Uma dessas soluções é o treinamento de liderança e dos Altos Potenciais baseado em Action Learning.

O sucesso da Caliper na implementação dessa metodologia pode ser evidenciado nas parcerias de longa data que a empresa tem: são mais de 14 anos atendendo a Johnson & Johnson e cinco atuando dentro da Nasdaq. Para George Bourgh, a renovação constante desses contratos é o reconhecimento de um trabalho bem feito. “Os programas funcionam dentro da organização inteira.  Diferente de um programa tradicional de treinamento, estes programas têm um poder transformador que impacta a organização inteira de forma muito positiva.  O Action Learning envolve desde os colaboradores até diretores e CEOs”, explica.

O treinamento de liderança da Caliper envolve os participantes na execução de um projeto organizacional. O treinamento consiste em proporcionar a oportunidade de desenvolver o trabalho ao mesmo tempo em que se aprende, promovendo a discussão sobre situações críticas do negócio e a aplicação prática das técnicas aprendidas em benefício da organização, tudo isso sob a supervisão de um coach especialista da Caliper.

Conferência Global WIAL 2019

Este ano a Conferência Global WIAL terá como tema principal o Action Learning como cultura de inovação e colaboração para soluções de problemas atuais e futuros. O evento internacional será sediado em São Paulo, de 25 a 28 de setembro.

Organizada pela WIAL Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, a conferência tem como missão promover e desenvolver o Action Learning, visando a formação de novos líderes e coaches capazes de conduzir uma inovação cultural dentro das organizações em que atuam. São três dias de palestras e workshops com profissionais nacionais e internacionais de renome na área, entre eles Brough, especialista em Action Learning.

Para ele, ser convidado para um evento de importância mundial é mais uma prova do sucesso da Caliper: “São poucas empresas que aplicam o Action Learning de maneira efetiva, e a Caliper é uma delas”, comenta.

George Bourgh

Especialista em Action Learning para programas de desenvolvimento, Bourgh acumula mais de 30 anos de experiência na área de desenvolvimento e venda de soluções de treinamento.

Atuou como Diretor de Desenvolvimento da Caliper Brasil e Diretor da Coastal Brasil, o braço latino-americano da Coastal Training Technologies, uma das maiores produtoras de programas de treinamento em e-learning. Durante sua trajetória, já passou por Singapura, Irlanda, Japão, China e diversas cidades do Brasil.

Em 2004, começou a atuar na Caliper do Brasil e, aqui, criou a Metodologia de aprendizagem Caliper, com 6 áreas de atuação e 11 programas chaves. Ingressou na equipe Global de Desenvolvimento Organizacional da Caliper e, em 2010, se tornou Vice-Presidente desse setor, trabalhando diretamente na matriz da Caliper, em Princeton, Nova Jersey.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?