fbpx

Categorias

Conheça o Action Learning: método que transforma equipes e organizações

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A metodologia Action Learning surgiu no Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, o mercado de trabalho sofreu enormes perdas, já que a mão de obra masculina foi praticamente toda transferida para os campos de batalha, tornando necessária a introdução das mulheres no meio. Dessa forma, foi preciso criar uma maneira de treinar as novas funcionárias sem prejudicar a produção, o que deu origem ao Action Learning.

Traduzido para o português, “action learning” equivale a “aprender fazendo”: uma transformação que envolve aprender no ambiente real de trabalho, a partir de projetos importantes para a empresa. Ao se deparar com um desafio, a primeira coisa a fazer é iniciar um projeto, a fim de avaliar a situação e encontrar a melhor solução.

Segundo George Brough, formado em ciências políticas pelo London Metropolitan University e Vice President, Executive Development Group da Caliper Estados Unidos, a prática do Action Learning consiste em fazer perguntas ao invés de formular respostas: “Nós não falamos ‘eu acho’ para alguma questão, nós pensamos: ‘o que eu preciso fazer para solucionar tal problema?’. Depois, vamos mais a fundo e definimos possíveis ações, colocamos em prática e refletimos sobre os resultados da ação. Depois da reflexão, iniciamos um novo ciclo de perguntas, ação e reflexão. Repetimos isso até chegamos na solução ideal”, comenta.

George explica ainda que essa metodologia atua em três níveis dentro da organização: no individual, no qual o colaborador aprende como o comportamento de uma pessoa pode ter consequências em toda a organização; no de equipe, já que os participantes trabalham em grupo, aprendendo o que funciona dentro de uma empresa; e no nível organizacional, no qual a própria empresa avalia o que precisa mudar e as soluções oferecidas pelo projeto, tudo ao mesmo tempo.

Action Learning na Caliper

A Caliper Brasil oferece soluções em gestão de pessoas há mais de 50 anos, em mais de 50 países. Uma dessas soluções é o treinamento de liderança e dos Altos Potenciais baseado em Action Learning.

O sucesso da Caliper na implementação dessa metodologia pode ser evidenciado nas parcerias de longa data que a empresa tem: são mais de 14 anos atendendo a Johnson & Johnson e cinco atuando dentro da Nasdaq. Para George Bourgh, a renovação constante desses contratos é o reconhecimento de um trabalho bem feito. “Os programas funcionam dentro da organização inteira.  Diferente de um programa tradicional de treinamento, estes programas têm um poder transformador que impacta a organização inteira de forma muito positiva.  O Action Learning envolve desde os colaboradores até diretores e CEOs”, explica.

O treinamento de liderança da Caliper envolve os participantes na execução de um projeto organizacional. O treinamento consiste em proporcionar a oportunidade de desenvolver o trabalho ao mesmo tempo em que se aprende, promovendo a discussão sobre situações críticas do negócio e a aplicação prática das técnicas aprendidas em benefício da organização, tudo isso sob a supervisão de um coach especialista da Caliper.

Conferência Global WIAL 2019

Este ano a Conferência Global WIAL terá como tema principal o Action Learning como cultura de inovação e colaboração para soluções de problemas atuais e futuros. O evento internacional será sediado em São Paulo, de 25 a 28 de setembro.

Organizada pela WIAL Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, a conferência tem como missão promover e desenvolver o Action Learning, visando a formação de novos líderes e coaches capazes de conduzir uma inovação cultural dentro das organizações em que atuam. São três dias de palestras e workshops com profissionais nacionais e internacionais de renome na área, entre eles Brough, especialista em Action Learning.

Para ele, ser convidado para um evento de importância mundial é mais uma prova do sucesso da Caliper: “São poucas empresas que aplicam o Action Learning de maneira efetiva, e a Caliper é uma delas”, comenta.

George Bourgh

Especialista em Action Learning para programas de desenvolvimento, Bourgh acumula mais de 30 anos de experiência na área de desenvolvimento e venda de soluções de treinamento.

Atuou como Diretor de Desenvolvimento da Caliper Brasil e Diretor da Coastal Brasil, o braço latino-americano da Coastal Training Technologies, uma das maiores produtoras de programas de treinamento em e-learning. Durante sua trajetória, já passou por Singapura, Irlanda, Japão, China e diversas cidades do Brasil.

Em 2004, começou a atuar na Caliper do Brasil e, aqui, criou a Metodologia de aprendizagem Caliper, com 6 áreas de atuação e 11 programas chaves. Ingressou na equipe Global de Desenvolvimento Organizacional da Caliper e, em 2010, se tornou Vice-Presidente desse setor, trabalhando diretamente na matriz da Caliper, em Princeton, Nova Jersey.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Shopping Basket