Dúvidas na hora de contratar? Conheça o Perfil Comportamental da Caliper

Compartilhar

Contratar um novo colaborador ou promover mudanças de funções é um momento decisivo para qualquer empresa. Escolher um candidato somente pelas habilidades descritas no currículo, não levando em conta seu perfil comportamental, pode resultar em danos significativos, desde problemas de relacionamento com outros colaboradores até perdas financeiras, dependendo do cargo ocupado.

Pensando nisso, a Caliper desenvolveu o Perfil Caliper, um sistema de análise comportamental que possibilita uma avaliação profunda de personalidade e permite o job-matching de um profissional com determinado cargo. Ou seja, o Perfil Caliper avalia se a personalidade do colaborador é compatível ao posto o qual deseja ocupar.

José Geraldo Recchia, psicólogo e Diretor Presidente da Caliper Brasil, explica que o perfil comportamental da Caliper existe há mais de meio século e mede 22 traços de personalidade, entre eles persuasão, empatia, assertividade, sociabilidade, resiliência e precisão. “Esses traços correlacionados permitem identificar 7 dimensões de competências profissionais: liderança, comunicação ativa, dinâmicas interpessoais, processo decisório, resolução de problemas, gerenciamento de processos e autogestão, que por sua vez agrupam 49 competências e 245 comportamentos observáveis no exercício das atividades diárias no trabalho”, diz.

A importância do perfil comportamental na contratação

O Perfil Caliper fornece informações claras e objetivas sobre os pontos fortes de um candidato, bem como limitações, motivações e habilidades mais notáveis. Por meio dessa análise, é possível identificar se um candidato é mais perfeccionista, mais sociável ou até mais analítico que outro.

Essas características são fundamentais na hora da decisão de contratação, principalmente se a vaga tem mais de um candidato em potencial. A equipe da Caliper conta com um time de especialistas que trabalha em parceria com a empresa cliente, a fim de entender melhor as especificidades da função em aberto.

Sabendo das atribuições, responsabilidades e desafios existentes, a equipe pode analisar cada perfil comportamental de maneira mais adequada aos requisitos da vaga, fornecendo recomendações detalhadas para o desenvolvimento e aumento da produtividade do colaborador.  

Se você deseja aplicar o Perfil Caliper na sua empresa, entre em contato com a nossa equipe.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?