10 livros que todo líder deve ler

Compartilhar

Liderar uma equipe ou um projeto é tarefa que exige conhecimento e paciência. Lidar com pessoas pode ser o ponto mais complicado de ser chefe, mesmo para os mais experientes na área. Para te ajudar nessa missão, separamos dez livros que todo líder deve ler.

O Monge e o Executivo

Nesse livro, o autor James C. Hunter conta a história de um poderoso empresário norte-americano que abandona a carreira para se tornar um monge beneditino. Nessa trajetória inusitada, a personagem entra em contato com as verdadeiras virtudes necessárias para ser líder: responsabilidade, amor, dedicação e sacrifício. Em “O Monge e o Executivo”, são apresentados conceitos fundamentais para melhorar a capacidade de liderança e o convívio pessoal, por meio de uma narrativa envolvente e repleta de ensinamentos.

De zero a um

O autor desse livro é Peter Thiel, criador do PayPal, uma das maiores plataformas de pagamento online do mundo. Com a leitura, aprendemos que não existe uma fórmula para o sucesso e que ninguém pode definir ao certo o que é inovação, já que cada empresa e cada produto inova de uma maneira diferente. O livro apresenta uma visão otimista do futuro, do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

O sucesso tem fórmula?

Neste livro inspirador escrito pelo fundador da Caliper, Herb Greenberg e pelo vice-presidente executivo Patrick Sweeney, você encontra histórias envolventes de superação e motivação que te ajudam a criar a própria definição de sucesso. Assim, você será capaz de identificar suas próprias qualidades e pontos fortes, aplicando suas habilidades para fortalecer seu potencial e desenvolver sua própria fórmula de sucesso.

Mindfulness para uma vida melhor

Apesar de não ser sobre negócios ou gestão de pessoas, sem dúvidas é um dos livros que todo líder deve ler. “Mindfulness para uma vida melhor” traz ensinamentos sobre uma prática cada vez mais popular, principalmente entre as gerações mais novas: o relaxamento da mente em busca de uma maior qualidade de vida. O autor, Eduardo Farah, apresenta técnicas simples de meditação para aumentar o foco e reduzir o estresse e a ansiedade. Farah mostra como o conceito de mindfulness pode ser aplicado em diversas áreas da vida, como trabalho, relacionamentos, sexualidade, autoconhecimento e bem-estar.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” talvez seja o clássico mais conhecido que todo líder deve ler. Mesmo após 70 anos de sua primeira publicação, a obra de Dale Carnegie continua ajudando pessoas a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais. De maneira objetiva, o autor apresenta diversas técnicas e métodos diretos de como conquistar e manter boas relações interpessoais por meio da comunicação e do desenvolvimento da empatia e do autoconhecimento.

Liderança para um mundo melhor

O livro “Liderança para um mundo melhor” foi escrito por Dalai-Lama, a santidade budista tibetana.  A história narra o encontro entre duas realidades – a do budismo o e a do mercado globalizado do consultor administrativo Laurens van den Muyzenberg. Este livro surgiu quando Muyzenberg enviou uma carta para o Dalai-Lama pedindo que considerasse os ensinamentos milenares do budismo para aprimorar o capitalismo e atender às necessidades do mundo atual.

Primeiro os colaboradores, depois os clientes

Escrito em primeira pessoa pelo CEO da HCL Technologies, Vinnet Nayar, o livro “Primeiro os colaboradores, depois os clientes” conta a história de como uma empresa prestes a declarar falência conseguiu se reerguer depois de uma radical transformação na organização interna. A trajetória de Nayar mostra que uma empresa não pode esquecer de seus colaboradores e visar apenas lucro e crescimento. Hoje, a HCL conta com mais de 55 mil pessoas na equipe e uma receita de 2,5 bilhões de dólares.

Não tenha medo de ser chefe

Nesta obra, o autor Bruce Tulgan mostra aos leitores um outro olhar sobre os cargos de chefia: uma oportunidade valiosa de ser útil e contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe. Com uma abordagem prática e positiva, ele destrói os mitos que rondam o gerenciamento, como por exemplo a ideia de que delegar poder é deixar as pessoas se virarem sozinhas, de que ser justo é tratar todo mundo da mesma maneira, de que evitar conversas difíceis é a melhor forma de não gerar confrontos com os funcionários e de que é preciso ser um líder nato para gerenciar.

Criatividade S.A.

Em “Criatividade S.A.” o autor Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade: a Pixar, criadora de alguns dos maiores sucessos do cinema (Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo). Catmull mostra aos leitores como a cultura da criatividade é uma das bases para o sucesso de qualquer empresa, independente do ramo em que atua. Um livro para quem busca inspiração para inovar e ousar no dia a dia dos negócios.

O jeito Disney de encantar os clientes

Por trás de toda a magia dos parques e das telas de cinema, a Disney é uma empresa como qualquer outra. Porém, um de seus maiores diferenciais é, sem dúvida, a experiência única que ela proporciona às pessoas. O livro apresenta os fundamentos ainda atuais de seu criador, Walt Disney, para o sucesso pessoal e profissional. Livro essencial para nunca deixarmos de acreditar e perseguir nossos sonhos.

Para se destacar como líder e melhorar a gestão de pessoas da sua empresa, conheça os treinamentos e serviços de coaching da Caliper. Quer saber mais? Envie um e-mail para caliper@caliper.com.br  ou ligue: 41 3075-3400

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?