fbpx

Categorias

Mindfulness: descubra como essa técnica pode contribuir para o seu trabalho

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O mindfulness pode ser uma técnica de grande ajuda para o tempo em que vivemos, oferecendo ganhos em vários aspectos da vida do praticante, como o trabalho. Mas o que é mindfulness? Esse conjunto de técnicas incorporadas por esta palavra do inglês pode ser entendido, no português, como “atenção plena”.

O conceito, derivado de benefícios comprovados de atividades como a meditação tradicional, consiste na apropriação de uma série de práticas a fim de melhorar o estado mental do praticante. Assim, a pessoa que aplica o mindfulness em sua vida tende a estar “presente no agora”, mais concentrada nas suas atividades, experiências, sentimentos e sensações do presente.

Benefícios

Obtendo clareza mental e foco no que realmente importa, aqueles que aplicam as técnicas do mindfulness estão menos propensos a realizar tarefas de modo automático. Quando nossa mente assume o comando e não estamos completamente presentes, deixamos de viver o momento e podemos perder detalhes importantes, muitas vezes cometendo erros.

Como uma forma instintiva de sobrevivência, nossa mente está sempre ocupada e trabalhando, criando vínculos e associações. Nesse processo, o mindfulness entra como uma forma de não nos reduzirmos a esses impulsos e nos dedicarmos aos reais impactos de nossas ações. Assim, uma consciência e presença maior no agora pode levar a uma maior compreensão e menos julgamentos.

Por conta disso, o mindfulness se popularizou em grandes empresas como forma de aliviar o estresse. Melhorando as capacidades mentais, a prática implica em ganho de produtividade e de empatia e compreensão nos relacionamentos. Dessa forma, o mindfulness contribui para um bem-estar psicológico geral, que pode ser obtido através de práticas simples no nosso dia a dia.

Como aplicar

Um primeiro passo para atingir esse estado mental é se centrar no momento presente, saindo do automático, se livrando de distrações e pensamentos paralelos, e entrando no mundo real. Para estar no aqui e no agora, podemos lançar mão de medidas muitos simples e concretas, sendo a principal delas o controle da respiração. Respirar lentamente, inflando o peito e diafragma e expirando de forma ainda mais lenta pela boca, costuma garantir calma e concentração.

Também é importante que prestemos atenção nos nossos sentimentos, tendo claro que não somos capazes de controlá-los, mas entendendo o papel que exercem em nossas ações. Focar no que sentimos emocionalmente e fisicamente, somando à concentração na respiração, pode ser muito mais do que uma meditação: pode representar nosso sucesso na carreira a partir de uma maior consciência daquilo que é real e relevante entre nós.

A Caliper oferece diversos serviços de capacitação profissional e desenvolvimento de equipes. Entre em contato para desvendar talentos e aproximar pessoas: caliper@caliper.com.br | (41) 3075-3400

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Shopping Basket