Mindfulness: descubra como essa técnica pode contribuir para o seu trabalho

Compartilhar

O mindfulness pode ser uma técnica de grande ajuda para o tempo em que vivemos, oferecendo ganhos em vários aspectos da vida do praticante, como o trabalho. Mas o que é mindfulness? Esse conjunto de técnicas incorporadas por esta palavra do inglês pode ser entendido, no português, como “atenção plena”.

O conceito, derivado de benefícios comprovados de atividades como a meditação tradicional, consiste na apropriação de uma série de práticas a fim de melhorar o estado mental do praticante. Assim, a pessoa que aplica o mindfulness em sua vida tende a estar “presente no agora”, mais concentrada nas suas atividades, experiências, sentimentos e sensações do presente.

Benefícios

Obtendo clareza mental e foco no que realmente importa, aqueles que aplicam as técnicas do mindfulness estão menos propensos a realizar tarefas de modo automático. Quando nossa mente assume o comando e não estamos completamente presentes, deixamos de viver o momento e podemos perder detalhes importantes, muitas vezes cometendo erros.

Como uma forma instintiva de sobrevivência, nossa mente está sempre ocupada e trabalhando, criando vínculos e associações. Nesse processo, o mindfulness entra como uma forma de não nos reduzirmos a esses impulsos e nos dedicarmos aos reais impactos de nossas ações. Assim, uma consciência e presença maior no agora pode levar a uma maior compreensão e menos julgamentos.

Por conta disso, o mindfulness se popularizou em grandes empresas como forma de aliviar o estresse. Melhorando as capacidades mentais, a prática implica em ganho de produtividade e de empatia e compreensão nos relacionamentos. Dessa forma, o mindfulness contribui para um bem-estar psicológico geral, que pode ser obtido através de práticas simples no nosso dia a dia.

Como aplicar

Um primeiro passo para atingir esse estado mental é se centrar no momento presente, saindo do automático, se livrando de distrações e pensamentos paralelos, e entrando no mundo real. Para estar no aqui e no agora, podemos lançar mão de medidas muitos simples e concretas, sendo a principal delas o controle da respiração. Respirar lentamente, inflando o peito e diafragma e expirando de forma ainda mais lenta pela boca, costuma garantir calma e concentração.

Também é importante que prestemos atenção nos nossos sentimentos, tendo claro que não somos capazes de controlá-los, mas entendendo o papel que exercem em nossas ações. Focar no que sentimos emocionalmente e fisicamente, somando à concentração na respiração, pode ser muito mais do que uma meditação: pode representar nosso sucesso na carreira a partir de uma maior consciência daquilo que é real e relevante entre nós.

A Talogy oferece diversos serviços de capacitação profissional e desenvolvimento de equipes. Entre em contato para desvendar talentos e aproximar pessoas: talogybrasil@talogy.com | (41) 3075-3400

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?