Está na hora de escolher uma profissão? Saiba quais estarão em alta em 2019

Compartilhar

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas procuram por profissionais qualificados que possam se desenvolver dentro de suas áreas, tornando-se não mais apenas chefes, mas sim, futuros líderes. Para este ano, algumas profissões devem ser mais requisitadas que outras: isso não somente pelo contexto político e econômico do país, mas também por demandas geracionais específicas. Confira quais são:

Profissional de Recursos Humanos

Com o aquecimento previsto para a economia em 2019, as empresas tendem a contratar mais funcionários, inclusive aqueles especializados em contratação. O profissional de RH será requisitado pela habilidade comunicativa e social que estabelece com as pessoas. Nos próximos anos, o foco será na procura, formação e treinamento de novos líderes.

Engenheiro ambiental

O crescimento e a difusão do conceito de sustentabilidade no mundo fazem com que os engenheiros ambientais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado. No Brasil, o segmento de energias sustentáveis cresce cada vez mais e promete ganhar ainda mais espaço nos próximos anos, abrindo vagas para os profissionais do ramo. No fim de 2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a captação de US$ 141,7 milhões junto ao banco alemão Krefitanstalt für Wiederaufbau (KfW). O montante será destinado a investimentos que envolvem eficiência energética e energias renováveis.

Engenheiro de vendas técnicas

Vender e formar novas parcerias é a tendência para empresas e indústrias em 2019. Com a recuperação da crise que tomou conta do país nos últimos anos, o profissional engenheiro especializado em vendas é fundamental para o reaquecimento dos negócios. Buscando atrair novos consumidores e fidelizar antigos, as empresas estão reinventando a função do engenheiro dentro da área de vendas. Esse profissional acaba sendo procurado pela boa relação com números e prazos.

Especialista em SEO

Dentro do ramo do marketing e publicidade, o SEO é uma das ferramentas mais importantes quando se trata do mundo digital. Trata-se de um conjunto de técnicas que favorece um conteúdo específico postado na internet, fazendo com que ele tenha vantagem sobre os concorrentes, principalmente em sites de busca, de maneira orgânica, ou seja, gratuita. Para os próximos anos, o especialista em SEO ganha espaço dentro de agências de marketing e publicidade digital pela habilidade em produzir conteúdo de maior alcance e, assim, conquistar mais clientes para uma marca.

Especialista em Business Intelligence (BI)

Focado em métricas e análise de dados, o profissional especializado em BI é responsável por metrificar dados e extrair diversos tipos de informação relevantes para o cliente. Na publicidade, por exemplo, esse especialista decodifica características de comportamento por meio de dados oferecidos pelas redes sociais. Em 2019, o Business Intelligence ganha espaço em empresas que necessitam de colaboradores especializados em interpretação de dados e números.

Designer de games

A crise pareceu não afetar o mercado de games no Brasil. Os negócios nessa área movimentaram em torno de US$ 1,3 bilhão em 2017, colocando o país em 13º no ranking global e em primeiro entre os países latino-americanos no setor de jogos digitais. Com o constante crescimento desse mercado, os designers de games têm espaço garantido nos próximos anos.


Se você quer desenvolver sua carreira em 2019, conte o serviço de coaching da Caliper e esteja preparado para o mercado. Para saber mais, envie um e-mail para caliper@caliper.com.br

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?