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Como identificar um bom vendedor: conheça oito características essenciais

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Algumas características de bom vendedor são valiosas para diversas situações da vida. O processo seletivo para contratação é uma delas: ter um perfil vendedor, nesse momento, é essencial.

O vendedor é uma pessoa que acredita no potencial de seu trabalho e de sua empresa, convertendo isso em clientes e expandindo serviços. Para obter êxito no seu trabalho, esse profissional precisa contar com diversas características. Muitas vezes, empresas buscam justamente pessoas com esses diferenciais para que ampliem a prospecção de clientes e a competitividade no mercado.

Mas em muitos momentos, frente a comportamentos comuns em entrevistas e processos seletivos, é difícil separar um candidato confiante em se vender para a empresa daqueles que tenham, de fato, as qualidades de um bom vendedor. Pensando nisso, a Caliper separou dez comportamentos e atitudes relacionadas ao bom desempenho dessa área profissional, para que talentos como esse sejam identificados sem erros.

1 – Persuasão e competitividade

Característica polêmica para muitas empresas, a competitividade realmente pode ser um atributo negativo se mal explorada. Mas é um fato que vendedores precisam gostar de ter metas agressivas, com um trabalho persuasivo a fim de conquistar aqueles realmente interessados no serviço. Assim, a melhor competição é do vendedor consigo mesmo, a fim de se aprimorar no seu trabalho de prospecção. Características como essa podem ser observadas em pessoas um pouco mais agressivas durante o processo de contratação,

questionando o candidato sobre metas e observando como este lida com seu poder de convencimento e com a comparação com concorrentes.

2 – Determinação e proatividade

Um bom vendedor sonha alto e tem persistência para atingir seus objetivos. Com proatividade, alcança suas metas e cria novas oportunidades e resultados. Vendedores de alta performance costumam ser proativos para conquistar novos clientes, criando e inventando novas estratégias e abordagens ao mesmo tempo em que mantém o foco em suas metas.

3 – Comunicação e cordialidade

Ter uma boa comunicação é essencial para qualquer vendedor. Saber utilizar a linguagem corporal, se vestir e se portar de forma adequada e ser educado e cortês com todos são alguns dos pontos essenciais na hora de conquistar os clientes. Modular sua comunicação e abordagem é algo com o qual um vendedor deve estar familiarizado, deixando seu interlocutor o mais confortável e interessado o possível. Clientes beneficiados e satisfeitos com um atendimento premium prontamente indicarão o produto ou serviço para outras pessoas, gerando mais vendas. Uma boa comunicação pode ser prontamente observada num processo seletivo, como no modo como o candidato conta suas experiências. É importante observar também se a pessoa se atém ao essencial e não fala mais do que o necessário.

4 – Traquejo e atitude

Ter presença é essencial para lidar diretamente com pessoas. Dessa forma, um bom vendedor deve ter a atitude necessária para o convencimento e prospecção, modulando sempre a boa educação com abordagens mais assertivas. Muito conectadas ao ponto anterior, essas características são fundamentais para situações em que surgem circunstâncias inesperadas no processo de venda, requerendo lidar com objeções e situações difíceis que pedem por criatividade e experiência profissional. Para esse aspecto, é interessante observar a solidez da trajetória profissional do candidato e como este se comporta em situações inesperadas, fazendo por exemplo perguntas pouco convencionais.

5 – Paciência e resiliência 

A paciência é um ponto estratégico para um bom vendedor, já que deixar as coisas acontecerem em seu tempo natural é fundamental para uma boa venda, atingindo o momento correto. Já a resiliência corresponde à capacidade de se adaptar às adversidades ao ser submetido a diferentes desafios. Para identificar esses pontos, é interessante pedir que o candidato descreva como já utilizou a paciência em seu trabalho ou pedir para que aponte um momento de crise profissional que vivenciou e como contornou isso.

6 – Metas e objetividade 

Sem saber aonde vai ou qual cliente e venda é seu foco, qualquer resultado pode servir para um vendedor. Por isso, é preciso que este profissional tenha uma visão clara de quais os seus objetivos e metas de resultado. A ausência de metas pode levar a acomodação e pouca produtividade. Se o candidato à função de vendas não é claro ao apresentar seus objetivos profissionais, provavelmente é uma pessoa com dificuldade de definir metas.

7 – Ética e honestidade

Um processo de venda deve ter seu sucesso firmado na transparência e honestidade. Seguir estes valores é a maneira ideal de alcançar bons resultados: bons vendedores são éticos e honestos, respeitam seus clientes e conquistam, assim, confiança e credibilidade na profissão. A verdade deve ser a melhor estratégia de um vendedor. Para avaliar este critério, nada melhor do que observar a coerência entre o que é dito e o que foi e é feito pela pessoa. 

8 – Interesse e autodesenvolvimento

Como em qualquer ramo profissional, um bom vendedor deve buscar instruções e a formação necessária para aquilo com o que trabalha, mantendo-se continuamente capacitado. É importante também que um vendedor ame sua área e esteja genuinamente interessado no cliente e nos seus problemas. Ter um profundo conhecimento do produto e das diferentes técnicas que podem se adequar para vendê-lo é imprescindível para o sucesso desse profissional. Para perceber esta característica de vendedor, uma estratégia possível é questionar a pessoa sobre como buscou se capacitar para concretizar vendas que considerava difíceis.

Você ou a sua equipe têm características de um bom vendedor? A Caliper conta com mais de 55 anos de experiência revelando talentos e direcionando pessoas para seu máximo potencial. Entre em contato e saiba mais sobre o Perfil Caliper: caliper@caliper.com.br | (41) 3075-3400

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Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

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