Comunicação e Autoconhecimento

Compartilhar

Comunicação e Autoconhecimento
Ao longo da vida adquirimos conhecimentos e experiências que nos permitem lidar com desafios, demonstrar nossas aptidões e alcançar metas e objetivos. Características pessoais, habilidades e atitudes também são fatores que contribuem com a definição de COMO agimos e realizamos nossas tarefas. Normalmente, esse MODO DE AGIR exerce impacto direto nos resultados que obtemos.

Um exemplo é a Comunicação, uma das competências mais importantes em ambientes dinâmicos, exigentes e competitivos. Torna-se necessário, cada vez mais, ter e demonstrar habilidades que facilitem a gestão de equipes e de conflitos, o relacionamento interpessoal e a aplicação de conhecimentos e experiências na solução de problemas.

Não basta apenas possuir conhecimento técnico, pois dominar algum tema e não saber comunicá-lo pode ser determinante num processo de ensino e aprendizagem, dentro e fora das organizações. Ou mesmo um gestor que possui experiência relevante em sua área de atuação, mas que encontra dificuldades em se comunicar com sua equipe ou com a alta direção. Esse profissional tende a não explorar o máximo de seu potencial.
Assim, seja na perspectiva de indivíduos, equipes ou organizações, desenvolver a habilidade de se comunicar com eficiência e objetividade é fundamental, seja para transmitir com clareza suas aptidões, gerenciar e vender melhor o seu negócio ou expor suas ideias, projetos e realizações.

Para isso, criamos o “Comunicação na Prática”; uma série de conteúdos com sugestões de ações práticas, ferramentas, vídeos, filmes e livros sobre como melhorar sua habilidade de se comunicar.
A partir do compartilhamento desse conteúdo, nossa intenção é fornecer subsídios e apoiá-lo nesse processo de descoberta e de transformação, contribuindo para que adquira e aprofunde conhecimentos sobre esse tema, de forma que possa converte-los em aprendizado prático. Então, se você deseja aperfeiçoar sua maneira de se comunicar ou caso já possua essa competência, torne-se ainda mais forte nesse quesito a partir das reflexões sugeridas a seguir:

1.     Autoconhecimento
Para desenvolver ou aperfeiçoar qualquer habilidade é importante, primeiramente, identificar suas limitações e pontos fortes, a fim de compreender valores, crenças, emoções, sua personalidade, fatores que te motivam, seu comportamento e seu Estilo de Comunicação. Daí a importância de buscar exercícios e ferramentas de autoconhecimento que possam auxiliá-lo a perceber com mais clareza quais elementos podem estar interferindo no seu modo de se relacionar e de se comunicar. Além de melhorar os pontos que se fizerem necessários. 

2.     Inteligência Emocional (IE)
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, A Inteligência Emocional é composta por autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social. Ela determina o quão bem gerenciamos nossa vida, relações pessoais e profissionais e distingue quem conhece suas emoções, ações e reações daqueles que não possuem clareza sobre tais aspectos. A IE permite compreender impulsos e necessidades, administrá-los, levar em conta as emoções de outras pessoas e promover interações positivas. Assim, aliar as habilidades da IE ao domínio das diversas técnicas de Comunicação existentes é fundamental para estabelecer relações saudáveis e produtivas, nas quais essa habilidade seja fluída, neutra e objetiva.  

3.     Foco
“Nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa”. Essa afirmação, mencionada no livro “Foco – A Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso” do psicólogo Daniel Goleman, desperta reflexões sobre a relação entre Foco e compreensão, memorização, aprendizado, percepção, emoções, sentimentos e o modo como as pessoas interagem. Quanto à Comunicação, desenvolver e manter o equilíbrio do Foco em fatores internos e externos e, principalmente, no outro, permite captar e manter a atenção de interlocutores, favorece interações, o ato de comunicar e a troca de ideias.

No próximo “Comunicação na Prática” vamos compartilhar conteúdos e ações relacionados a Comunicação e ao Autoconhecimento! 

Fonte:
GOLEMAN. D. (2014). Foco – A Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso. 
GOLEMAN. D. (2015). Liderança – A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso.  

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?