fbpx

Comunicação e Autoconhecimento

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Comunicação e Autoconhecimento
Ao longo da vida adquirimos conhecimentos e experiências que nos permitem lidar com desafios, demonstrar nossas aptidões e alcançar metas e objetivos. Características pessoais, habilidades e atitudes também são fatores que contribuem com a definição de COMO agimos e realizamos nossas tarefas. Normalmente, esse MODO DE AGIR exerce impacto direto nos resultados que obtemos.

Um exemplo é a Comunicação, uma das competências mais importantes em ambientes dinâmicos, exigentes e competitivos. Torna-se necessário, cada vez mais, ter e demonstrar habilidades que facilitem a gestão de equipes e de conflitos, o relacionamento interpessoal e a aplicação de conhecimentos e experiências na solução de problemas.

Não basta apenas possuir conhecimento técnico, pois dominar algum tema e não saber comunicá-lo pode ser determinante num processo de ensino e aprendizagem, dentro e fora das organizações. Ou mesmo um gestor que possui experiência relevante em sua área de atuação, mas que encontra dificuldades em se comunicar com sua equipe ou com a alta direção. Esse profissional tende a não explorar o máximo de seu potencial.
Assim, seja na perspectiva de indivíduos, equipes ou organizações, desenvolver a habilidade de se comunicar com eficiência e objetividade é fundamental, seja para transmitir com clareza suas aptidões, gerenciar e vender melhor o seu negócio ou expor suas ideias, projetos e realizações.

Para isso, criamos o “Comunicação na Prática”; uma série de conteúdos com sugestões de ações práticas, ferramentas, vídeos, filmes e livros sobre como melhorar sua habilidade de se comunicar.
A partir do compartilhamento desse conteúdo, nossa intenção é fornecer subsídios e apoiá-lo nesse processo de descoberta e de transformação, contribuindo para que adquira e aprofunde conhecimentos sobre esse tema, de forma que possa converte-los em aprendizado prático. Então, se você deseja aperfeiçoar sua maneira de se comunicar ou caso já possua essa competência, torne-se ainda mais forte nesse quesito a partir das reflexões sugeridas a seguir:

1.     Autoconhecimento
Para desenvolver ou aperfeiçoar qualquer habilidade é importante, primeiramente, identificar suas limitações e pontos fortes, a fim de compreender valores, crenças, emoções, sua personalidade, fatores que te motivam, seu comportamento e seu Estilo de Comunicação. Daí a importância de buscar exercícios e ferramentas de autoconhecimento que possam auxiliá-lo a perceber com mais clareza quais elementos podem estar interferindo no seu modo de se relacionar e de se comunicar. Além de melhorar os pontos que se fizerem necessários. 

2.     Inteligência Emocional (IE)
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, A Inteligência Emocional é composta por autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social. Ela determina o quão bem gerenciamos nossa vida, relações pessoais e profissionais e distingue quem conhece suas emoções, ações e reações daqueles que não possuem clareza sobre tais aspectos. A IE permite compreender impulsos e necessidades, administrá-los, levar em conta as emoções de outras pessoas e promover interações positivas. Assim, aliar as habilidades da IE ao domínio das diversas técnicas de Comunicação existentes é fundamental para estabelecer relações saudáveis e produtivas, nas quais essa habilidade seja fluída, neutra e objetiva.  

3.     Foco
“Nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa”. Essa afirmação, mencionada no livro “Foco – A Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso” do psicólogo Daniel Goleman, desperta reflexões sobre a relação entre Foco e compreensão, memorização, aprendizado, percepção, emoções, sentimentos e o modo como as pessoas interagem. Quanto à Comunicação, desenvolver e manter o equilíbrio do Foco em fatores internos e externos e, principalmente, no outro, permite captar e manter a atenção de interlocutores, favorece interações, o ato de comunicar e a troca de ideias.

No próximo “Comunicação na Prática” vamos compartilhar conteúdos e ações relacionados a Comunicação e ao Autoconhecimento! 

Fonte:
GOLEMAN. D. (2014). Foco – A Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso. 
GOLEMAN. D. (2015). Liderança – A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso.  
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comentários

Sobre a Caliper

A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 55 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes das mais diversas empresas em todo o mundo.

Posts Recentes

Facebook Caliper

Shopping Basket
Open chat